Não é difícil economizar no rolê e se divertir do mesmo jeito. Seja no fim de semana, durante a semana ou quando vier a calhar, um bom rolê é um ótimo momento de estar com amigos, parceiros, namorados e confraternizar. No entanto, ao não planejar direito a ocasião, uma série de rolês pode prejudicar no orçamento financeiro do fim do mês. Ninguém quer atrapalhar aquela poupança, ou aquela reserva financeira em busca do imóvel tão sonhado devido aos rolês.
Por isso, a seguir vamos ajudar nessa questão não só com dicas para o rolê em si, mas também para fazer seu dinheiro render mais, economizando com gastos fúteis e melhorando sua vida sem deixar a diversão de lado.
Então, essas são as nossas cinco dicas de como economizar no rolê. Vamos lá?
1. Fazer o esquenta do rolê
Essa dica é aquela para o começo do rolê, o pré-evento. Comidas e bebidas em geral costumam ser muito mais caras na rua, independentemente de qual seja o rolê, portanto, juntar os amigos e abrir os trabalhos em casa tem um bom custo-benefício para o seu bolso e é a melhor forma de economizar desde o comecinho.
O esquenta é o momento de encontrar as pessoas, conversar e se divertir enquanto planeja e se prepara para o rolê de verdade. Tem vezes que o esquenta é tão bom e interessante que se torna o próprio rolê.
Porém, depois do esquenta, normalmente você termina gastando muito menos justamente porque já comeu e bebeu algo, está no clima do rolê e não consome muito mais coisas, aproveitando plenamente do momento, e o bolso também agradece.
Pequenas atitudes como economizar no rolê refletem muito positivamente na organização do seu dinheiro. Mesmo ganhando pouco, é possível poupar e financiar um apartamento. Quer saber como? Veja nesse artigo!
2. Dividir a conta
A matemática é simples: curtir com os amigos e dividir a conta é a melhor opção para aproveitar o rolê sem gastar muito, evitando dores de cabeça para fechar sua conta de gastos pessoais no final do mês, por exemplo. Há diversas opções de atividades que você pode simplesmente juntar a galera para aproveitar, planejando antes o que fica com cada um numa divisão justa.
Claro que tem dias em que alguém pode gastar mais, ou menos, dependendo do período do mês, mas sempre dá certo. Mesmo depois da conta, é possível ver o total do consumo ou dos gastos e dividir entre os amigos numa conta justa e equilibrada, que fica muito mais leve para o bolso de todos sem prejudicar a diversão.
Mesmo que seja um encontro, um cinema a dois, um lanchinho durante a tarde ou um jantar mais requintado, dividir a conta é uma boa escolha para continuar se divertindo sem maiores preocupações, sem deixar as demais obrigações financeiras e sem prejudicar aquela reserva financeira que você tanto sonhou e planejou.
3. Pesquisar a programação gratuita
Pode ser que você goste mais de alguns e menos de outros. Mas, independentemente dos seus gostos ou estilo de rolê, sempre há algo para fazer na cidade. Em algumas mais, e em outras menos, claro, dependendo do tamanho do lugar em que você mora, mas uma boa dica é dar uma boa olhada na programação gratuita da cidade, nas promoções, descontos e ofertas especiais.
Os shoppings, comércios, barzinhos, restaurantes, lojas e atrações em geral querem a sua presença, que o seu rolê seja no espaço deles, e por isso sempre há oportunidades por aí. Às vezes, a própria cidade promove eventos muito bacanas em que você economiza com a entrada, e aproveita para gastar aquele dinheirinho nos demais atrativos do evento, por exemplo.
Para ficar sempre de olho nessas oportunidades e programação gratuita para o rolê, uma boa dica é seguir seus lugares prediletos nas redes sociais. Acompanhe as publicações, as novidades dos amigos, os eventos, enfim, vale de tudo para não perder aquele rolê na faixa.
4. Fazer festinhas em casa com os amigos e dividir os gastos
A verdade é que alguns dos melhores rolês são caseiros. Aqueles de última hora, em que algum amigo disponibiliza sua casa e os colegas se juntam para confraternizar e curtir na improvisação mesmo. Ainda que seja algo planejado, o ambiente caseiro é ótimo para dar aquele ar de intimidade entre os amigos e fazer do rolê uma ótima lembrança.
Fazer festinhas em casa também é uma boa escolha para o seu bolso. Dá para usar o que tem disponível em casa, e juntar os colegas numa vaquinha para cobrir os gastos, aliviando para você e para todos presentes. Quando não tem nada de bom na cidade, se for aquele dia mais parado, ou um rolê de última hora, armar algo em casa é uma boa alternativa.
5. Cuidado com os apps delivery de comida
Mesmo reunindo os amigos em casa, a conta pode sair mais cara do que o esperado quando se usa os apps de food delivery! Isso porque aplicativos, como Ifood e Rappi, costumam cobrar uma taxa sobre o valor da refeição que você escolhe, além da taxa de entrega.
Por isso, usar esses aplicativos pode ficar até mais caro do que sair para comer fora, considerando as taxas. Mas isso não é um impeditivo para o seu rolê! Convide seus amigos para prepararem algo juntos em casa. Além de economizar, vocês ainda aproveitam mais tempo juntos e de forma descontraída!
Mas atenção: não deixe de contabilizar o que será preciso comprar no supermercado, levando em conta o número de convidados. Isso é importante para que você não gaste além do necessário. Uma dica adicional é ser estratégico na seleção do prato: procure algo mais simples de preparar e que possa render uma maior quantidade. Assim, você poupa ainda mais e garante um rolê sem apertos!
E por falar em contabilizar, existem aplicativos que são um ótimo recurso no seu planejamento financeiro. Veja em nosso artigo cinco aplicativos financeiros que vão organizar a sua vida! Assim você tem um rolê mais econômico e sem pesar no seu bolso!
E se você curtiu o nosso artigo, compartilhe agora nas suas redes sociais para ajudar a galera com essas dicas de como economizar no rolê!