Afinal, morar em condomínio vale mesmo a pena?

Morar em condomínio é a realidade de muitas pessoas, principalmente devido à possibilidade de comprar imóveis na planta e com valores mais acessíveis, além de esses espaços ainda oferecerem uma sen...

Morar em condomínio é a realidade de muitas pessoas, principalmente devido à possibilidade de comprar imóveis na planta e com valores mais acessíveis, além de esses espaços ainda oferecerem uma sensação de segurança maior.

Mas, quem nunca teve essa experiência, pode se questionar se ela é realmente interessante. Esse é o seu caso? Então continue lendo o nosso post!

Vantagens de morar em condomínio

Morar em um condomínio fechado apresenta muitos pontos positivos – e por isso é a escolha de grande parte das pessoas atualmente. Veja alguns.

Segurança

Esse é o principal motivo para que muitas pessoas optem por viver em condomínios fechados. Isso porque, com um sistema de portaria, a entrada de pessoas acaba sendo mais vigiada, oferecendo uma segurança extra contra invasões.

Muitos condomínios ainda investem em outros pontos para reforçar a segurança, como vigilância por câmeras 24 horas, cerca elétrica, rondas em áreas comuns, entre outros.

Tudo isso faz com que a exposição ao perigo seja reduzida, aumentando a sensação de segurança e fazendo com que a ideia de morar em condomínio se torne uma opção muito atrativa desse ponto de vista.

Privacidade

Receber visitas sem aviso prévio é algo comum na vida de quem mora fora de condomínios. A toda hora a campainha pode ser tocada por pessoas pedindo coisas, vendedores, entregadores de panfletos, entre outros, quebrando a rotina de quem preza pelo conforto.

Quando alguém opta por morar em condomínio isso não acontece. Afinal, todas as visitas devem passar pela portaria, que entrará em contato com você para liberar ou não a entrada. Assim, quem gosta de ter mais tranquilidade e privacidade, certamente viverá melhor em um condomínio.

Opções de lazer para quem quer morar em condomínio

Nem sempre é fácil construir uma casa com uma boa área de lazer, com piscina, churrasqueira, playground, campo de futebol ou academia, não é mesmo? Mas esse é um atrativo que costuma estar presente na maior parte dos condomínios, aumentando as opções de entretenimento tanto para as crianças como para os adultos.

Isso significa que você não precisará sair de casa para ter acesso a essas facilidades – e muitas vezes ainda poderá economizar, evitando, por exemplo, ter de pagar a mensalidade de uma academia.

morar em condominioAs alternativas de lazer para quem opta por morar em condomínio podem ser diversas e práticas.
Busque coonhecer antes de tomar sua decisão!

Proximidade com os vizinhos

Na correria do dia a dia, nem sempre temos tempo para conhecer nossos vizinhos, mas ao morar em condomínio as pessoas tendem a viver mais próximas. Afinal, ao menos algumas vezes no ano você terá de participar das reuniões e terá que conhecer, no mínimo, o síndico (que poderá, inclusive, ser seu vizinho).

Essa proximidade faz com que haja sensação maior de tranquilidade, além de, é claro, favorecer os laços de amizade.

Desvantagens de morar em condomínio

Como tudo na vida, morar em condomínio também pode apresentar pontos negativos – e é preciso considerá-los para ter certeza de que você irá se adaptar a esse novo ambiente. Veja alguns:

Taxa de condomínio

Para que o condomínio possa manter – se e manter as estruturas de lazer é necessário que todos os moradores paguem uma taxa, garantindo a segurança, a limpeza e a manutenção do espaço comum.

Dependendo da quantidade de morar em apartamento ou casas e das despesas (portaria 24 horas, piscina, áreas comuns, obras, etc.) esse valor pode ser bem significativo e é preciso considerá-lo na hora de programar o seu orçamento mensal.

Regras para morar em condomínio

Morar em condomínio é sinônimo de respeitar as regras, garantindo que todos estarão satisfeitos. Cada condomínio tem a sua própria Convenção, documento no qual está posto o que os moradores podem ou não fazer, assim como as penalidades para aqueles que não respeitarem as regras.

Isso significa, por exemplo, que você terá que tomar cuidado com o barulho, evitando sons muito altos em determinados períodos. Outros condomínios ainda têm regras mais rígidas em relação a área comum, até impedindo que algumas pessoas levem seus cães para passear nesse espaço.

Assim, antes de decidir ir morar em um condomínio, tente saber quais são as regras e se elas estão de acordo com a sua rotina.

Vontade coletiva

Um condomínio funciona como uma cidade. Nem sempre o que queremos é também o desejo da maioria. Isso significa que, talvez, você tenha de pagar por algumas coisas que não concorda, porque a maioria votou a favor nas assembleias, como, por exemplo, uma reforma em algum ponto da área comum.

O mesmo vale para vários outros pontos, até para a mudança da convenção. Assim, algumas pessoas podem sentir-se “engessadas” vivendo em um condomínio, já que é preciso compreender muito bem esse senso de coletividade.

Responder se morar em condomínio vale ou não a pena depende muito de cada pessoa. Alguns não abrem mão da segurança e da praticidade que um condomínio apresenta, enquanto outros preferem a tranquilidade de não ter de seguir regras fixas e rígidas.

Além de todos esses pontos que destacamos, ainda vale a pena salientar como vantagem a valorização do imóvel. Os condomínios estão em alta e quem compra um imóvel neles pode ver o valor subindo quando comparado com casas abertas na mesma localidade.

Depois de ler este conteúdo, você acredita que morar em condomínio vale a pena? Deixe a sua experiência nos comentários!

 

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também