7 dicas para deixar seu apê sempre cheiroso

Tão importante quanto ter um espaço bem decorado, manter seu apê sempre cheiroso é um algo a mais para que ele fique mais aconchegante e com um aroma delicado no ar.Se você já vivenciou a experiênc...

Tão importante quanto ter um espaço bem decorado, manter seu apê sempre cheiroso é um algo a mais para que ele fique mais aconchegante e com um aroma delicado no ar.

Se você já vivenciou a experiência de entrar em um ambiente perfumado, sabe como é algo único e acolhedor. E, aproveitando esse momento que estamos passando mais tempo em casa, que tal deixar seu cantinho com o cheiro que você adora? Qual o aroma da sua personalidade? Lavanda, camomila, frutas cítricas, café, são muitas as opções.

No artigo de hoje, a Vitta Residencial traz sete dicas para deixar seu apê sempre cheiroso. Separe o bloco de notas e a caneta, é hora de anotar cada detalhe que vem a seguir. Vamos lá?

Primeiro passo: mantenha o ambiente sempre limpo

Manter um cronograma de limpeza é algo muito importante para deixar o apartamento sempre cheiroso. Mesmo que não seja possível realizar uma faxina pesada todas as semanas, você pode se organizar para fazer um pouco a cada dia.

Uma boa arrumação é imprescindível para que todas as dicas a seguir tenham efeito. Um espaço arrumado é sempre mais aconchegante, certo? Por isso, faça um pouco a cada dia e mantenha a frequência durante todo o mês. E, para ficar mais divertido, inclua todos os integrantes da família na arrumação.

Temos um artigo no nosso blog sobre como montar um cronograma de limpeza doméstica ideal para seu apê.

Amaciante para o ambiente

O cheiro de amaciante nas roupas dá uma sensação muito boa de conforto, certo? E você sabia que ele é um ótimo aliado para manter sua casa sempre cheirosa? Isso mesmo! O amaciante pode ser usado de algumas maneiras para evitar odores desnecessários no seu apê.

Para livrar-se daquele cheiro de fritura que invade todos os ambientes, você pode você pode esquentar água em fogo médio com um pouco de amaciante. E para deixar o restante do apartamento cheiroso, prepare um borrifador com uma mistura de álcool, água e amaciante. A receita é: ½ xícara de amaciante concentrado; ½ xícara de álcool e 1 xícara de água. Depois de misturar bem, é só borrifar pelos ambientes.

Cheirinho de café

Quem não ama um cheirinho de café passado na hora? Já imaginou seu lar com esse cheiro o tempo todo? Para isso, você precisará de grãos de café.

Coloque os grãos de café em potinhos ou xícaras e espalhe pela casa. Para potencializar o cheiro, é só colocar uma vela entre os grãos e acendê-la às vezes. Temos certeza que todos que passarem pelo ambiente sentirão a essência de um café fresquinho.

Limão = ambiente cheiroso

Para retirar o cheiro forte de alimentos dos ambientes, você pode preparar uma misturinha de água quente com limão. Esse mix pode ser utilizado no chão, nos utensílios, nas bancadas e na pia.

Outra forma de utilizar o limão, é como aromatizador de ambientes. E para isso, você precisa cortá-lo em X, retirar o miolo e colocar sal grosso. Espalhe pelos ambientes e sinta o frescor cítrico no ar.

Chá para acalmar a alma e o ambiente

Faça frio ou faça calor, um chá sempre faz bem pra gente. E por que não aromatizar nosso lar com sua fragrância? Os aromas dos chás podem servir para deixar os espaços levemente perfumados.

Para começar, chá tostado é ideal para colocar embaixo da areia do gato, ajudando a diminuir o mau odor. Você também pode colocar saquinhos de chá dentro dos sapatos a fim de absorver a umidade e desodorizar.

Para perfumar a casa toda, prepare um chá de cravo e canela e borrife pelos cômodos. E, se quiser algo mais especial ainda, maçã com canela é um dos cheiros mais confortáveis para aderir ao ambiente. Para fazer este aromatizador, corte maçãs em fatias finas e deixa-as em um vidro com um pouco de água. Adicione paus de canela, cravos e anis-estrelado a gosto.

Aromatizadores de ambiente

Uma escolha certeira para manter qualquer ambiente cheiroso são os aromatizadores. Os tipos mais conhecidos são as versões de umidificador, palitos de madeira ou elétricos.

Além de contribuir com a decoração dos ambientes, o difusor possui muitas opções de fragrâncias. Você poderá escolher um tipo diferente de perfume, e também de formato, para cada ambiente.

Os aromatizadores são muito fáceis de encontrar, seja no mercado, em lojas específicas de produtos para casa ou em pequenos negócios locais. E, nessa última opção, você poderá até escolher qual o aroma combina com o seu estilo.

E, se você estiver a fim de algo mais barato, que tal fazer você mesmo seu aromatizador? É muito fácil, veja só. Você precisará de apenas 3 ingredientes: álcool de cereais, água e essência; um frasco e palitos de madeira.

– 100ml de álcool de cereais

– 100ml de água mineral

– 50 ml de essência de sua escolha

– 1 frasco de vidro ou plástico

– 4 a 6 palitos de churrasco ou de algodão doce

E o preparo também não tem mistério. Misture os ingredientes começando pela água, álcool e essência no frasco e coloque os palitos. E se quiser deixar seu aromatizador mais delicado, coloque um laço com fita de cetim ou, até mesmo, glitter na composição.

Caso você não possua essência em sua casa, a dica da Vitta é colocar um pouco de desinfetante perfumado à mistura. Os ambientes ficarão sempre com cheirinho de casa limpa.

Óleo essencial ou essência?

Você sabe qual a diferença entre óleo essencial e essências? E qual a função de ambos na aromatização dos ambientes? Resumindo, o óleo essencial é a substância mais pura extraída de flores, folhas, raízes e caules. Além de perfumar o ambiente, ele possui ação terapêutica quando absorvido na pele ou inalado.

Já a essência é um composto sintético para perfumar cosméticos, produtos de limpeza e aromatizadores, como citamos acima. Ela não possui nenhuma outra função a não ser perfumar os ambientes.

Os óleos essenciais possuem um preço maior, mas muitas pessoas os consideram uma forma de investimento pessoal e para a família, tanto na saúde mental como na do corpo. Existem muitas propriedades associadas aos óleos essenciais, tais como ação calmante, manutenção do foco, auxílio na digestão, redução da ansiedade, dentre outras.

Podem ser usados em plantas artificiais nos banheiros, borrifados pelos cômodos da casa ou, até mesmo, como algumas gotinhas na roupa de cama. O jeito mais tradicional, no entanto, é no difusor de ar específico para esse tipo de óleo.

Ou seja, existem inúmeras formas de deixar nossa casa com um cheiro único e muito aconchegante. Seja utilizando coisas simples do dia a dia ou investindo em algo que seja para nossa vida e nossa saúde. Qual cheiro terá sua casa?

Não deixe de acompanhar a Vitta Residencial nas redes sociais e conferir os conteúdos do nosso blog.

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também