Queimaduras, quedas, choques elétricos, intoxicações. Todos esses são acidentes domésticos comuns, mas que podem levar a sequelas sérias e até a morte. No Brasil, o Inmetro estima que 37% de todos os feridos atendidos nos hospitais são provenientes de acidentes em casa.
Para não entrar nessas estatísticas, é fundamental tomar alguns cuidados, deixando a sua residência mais segura e a sua família protegida. Veja as dicas importantes que separamos!
Acidentes domésticos mais comuns
Os acidentes domésticos mais comuns são:
– quedas e fraturas;
– choques;
– intoxicação;
– queimaduras;
– sufocamento ou afogamento.
Pisos e escadas
Atenção onde você pisa: o chão molhado é uma das principais causas de quedas e fraturas. Pedaços de tacos soltos, pisos quebrados e tapetes escorregadios também podem causar acidentes. Nas escadas, sempre instale corrimão e faixas antiderrapantes para evitar problemas.
Janelas e sacadas
Em apartamentos, o risco de queda, principalmente de crianças pequenas e animais de estimação, é uma das principais causas de acidentes domésticos. Por isso, sempre instale redes de proteção em todas as janelas Se houver vidros quebrados ou rachados, troque-os imediatamente.
Tomadas e fios
Os choques podem acontecer com qualquer pessoa, mas são comuns com as crianças. Evite essa situação protegendo todas as tomadas. Cuidado também com o uso de vários aparelhos em uma mesma tomada, por exemplo com extensões e benjamins. Sem cuidado, essa atitude pode sobrecarregar a rede elétrica e levar a incêndios.
Por segurança, dificulte o acesso das crianças aos fios. Deixe-os em dimensões suficientes apenas para alcançarem a tomada.
Cozinha e lavanderia
Esses dois ambientes são onde mais acontecem acidentes domésticos. O vazamento de gás é um problema recorrente, capaz de gerar explosões e incêndios. Para evitá-lo, sempre verifique se os botões do fogão foram fechados corretamente depois de usá-los.
Quem usa botijão de gás, deverá deixá-lo fora da cozinha. No caso de gás encanado, deixe o registro do gás do fogão sempre fechado quando não estiver utilizando. Assim, se as crianças mexerem nos acendedores, não haverá risco de queimaduras e vazamentos.
Quando for usar o fogão, sempre deixe os cabos das panelas voltados para dentro. Depois de lavar a louça e colocá-la no escorredor, deixe os cabos dos talheres para cima e evite expor as pontas dos garfos e das facas.
Na mesa, evite que as toalhas tenham sobras nas pontas, impedindo acidentes com as crianças. Os fósforos e acendedores devem ficar em locais de difícil acesso.
Na lavanderia, evite acidentes domésticos mantendo os produtos de limpeza precisam no alto, onde as crianças e os animais de estimação não alcancem. Nunca reaproveite embalagens de refrigerante ou similares para os produtos de limpeza, porque as crianças podem confundi-los e beber os líquidos ali guardados.
Os lixos precisam ser fechados com tampas e os saquinhos plásticos devem ficar em locais de difícil acesso, para que as crianças não se sufoquem brincando com eles.
Medicamentos
É sempre importante ter uma “farmacinha” no seu apê, com alguns itens de uso comum, como medicamentos para febre, analgésicos, sprays antissépticos e outros. Porém, tome cuidado onde guarda esses itens, impedindo que as crianças tomem os remédios sem o seu conhecimento.
E, claro, sempre use o bom senso. Em situações de emergência, chame o SAMU e nunca se automedique.
Banheiros
Lâminas de barbear, secadores de cabelo e outros objetos perigosos podem causar acidentes domésticos graves e devem ficar fora do alcance de crianças e animais, de preferência em locais altos e fechados.
Se você tem idosos que moram com você, cuidado com os pisos que escolhe para os banheiros. Prefira os antiderrapantes e não use tapetes que possam ser escorregadios nessas áreas.
Na hora de preparar o banho dos bebês, cuidado com a temperatura da água e nunca deixe crianças pequenas tomando banho sem supervisão, por exemplo na banheirinha.
Outra recomendação é instalar fechaduras com chave de emergência nos banheiros, assim será mais fácil destrancá-los por fora caso aconteça algum acidente lá dentro.
Dicas extras para evitar acidentes domésticos
Além dessas, existem outras recomendações essenciais para evitar acidentes domésticos, como:
– não use móveis próximos das janelas, evitando que as crianças se desequilibrem e acabem caindo;
– tire os eletrodomésticos de uso eventual das tomadas, além de poupar energia e prolongar a vida útil do equipamento, você ainda evita curtos e incêndios;
– não deixe soquetes sem lâmpadas, para evitar riscos de choque;
– prefira os berços com espaçamentos pequenos entre as barras;
– instale portões de acesso para a cozinha e as escadas caso tenha animais de estimação e crianças em casa;
– não deixe os brinquedos espalhados pelo apartamento, isso aumenta os riscos de quedas;
– as escadas precisam ser bem iluminadas;
– se houver moradores idosos, instale barras nos banheiros, evitando quedas;
– se você fuma, sempre apague os cigarros em cinzeiros ou caixas de areia e evite jogar as pontas pelas janelas, porque isso pode aumentar os riscos de incêndios;
– não deixe cortinas compridas ou tapetes sobre os fios elétricos para evitar incêndio;
– nunca deixe a mangueira do botijão de gás encostada com o fogão, porque o calor do forno pode derreter a mangueira, levando a um incêndio;
– sempre use luva ou pegadores quando for retirar algo quente do forno;
– nunca se arrisque para limpar as janelas do lado de fora, caso você more em apartamentos;
– aterre corretamente os chuveiros para evitar choques;
– nunca use o secador de cabelos quando estiver com o corpo molhado.
Como você viu, a melhor maneira de evitar os acidentes domésticos é sempre tomando cuidado e tendo muita atenção. Gostou deste conteúdo? Compartilhe as nossas dicas nas suas redes sociais!