Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, organizar a casa não envolve deixar a “bagunça escondida”. Mas manter tudo em seu devido lugar, separando o que é de uso habitual ou não e facilitando a rotina.
Precisando de uma mão na hora de melhorar a organização do lar? Então veja as dicas bacanas que separamos!
Dicas imbatíveis de organização do lar
1. Evite acumular
O acúmulo de itens é um dos principais motivos de desorganização. Quem vive em espaços pequenos sabe que alguns itens fora do lugar já contribuem para dar a sensação de que o ambiente é ainda menor.
Por isso a dica é desapegar. Crie o hábito de rever seu guarda-roupa e examinar os pertences de todos os moradores. Separe o que pode ser doado e jogue fora os itens quebrados ou sem serventia.
2. Faça na hora
Sabe aquela “preguicinha” que aparece e acabamos deixando para organizar as coisas depois – e, quando notamos, a bagunça já está toda acumulada? Então, a dica é combater esse sentimento.
Melhore a organização do lar criando o hábito de sempre guardar as coisas logo após seu uso:
Decidiu que, ao invés da calça jeans vai sair de vestido? Então guarde a calça exatamente onde tirou. Chegou com as compras do supermercado? Guarde os itens no lugar imediatamente.
Deixar para arrumar a casa depois só fará com que a bagunça se acumule mais – e quando você notar, o problema estará maior do que o esperado, fazendo com que você gaste ainda mais tempo.
3. Organize de maneira funcional
Como dissemos na introdução, uma boa organização do lar não é aquela que apenas “retira” a bagunça do campo de visão, mas sim, a que ajuda a deixar o seu dia a dia mais prático. E por isso ela deve ser funcional e simplificada.
De que adianta guardar um tempero que você usa todos os dias em cima do armário, se diariamente terá de subir em um banquinho para pegá-lo? Esse exemplo parece meio óbvio, mas muitas pessoas acabam se esquecendo de considerar a praticidade na hora de arrumar a casa.
Quando for arrumar o armário, por exemplo, use caixas plásticas transparentes e coloque etiqueta indicando o que está guardado lá dentro. Para as gavetas, use divisórias que impedem que os itens pequenos fiquem jogados.
4. Cuidado com o guarda-roupa
O guarda-roupa é sempre um ponto crítico na organização do lar e dependendo de como você arrumá-lo poderá se tornar mais fácil ou mais difícil encontrar o que procura.
Algumas dicas primordiais são:
– comece separando as roupas que você não usa mais e coloque-as para doação;
– separe as roupas por tipo (calça, camisa, social, vestidos, etc.) e por estação. Em seguida, separe por cores;
– pendure as roupas que precisam ser passadas, isso evita o risco de amarrotarem;
– quando for pendurar uma camisa social, abotoe o primeiro botão, o que reduz o risco de a camisa cair do cabide e amassar;
– evite pendurar mais de uma roupa em um mesmo cabide, isso atrapalha a organização e a visualização;
– agrupe as roupas de cama, colocando cada conjunto de lençol dentro de uma fronha e assim será mais fácil na hora de arrumar a cama.
5. Lembre-se de organizar o banheiro
O banheiro também pode ser um inimigo para a organização do lar, principalmente os menores. Manter esse ambiente sempre arrumado ajuda a deixá-lo com um aspecto mais limpo e até maior.
Algumas dicas para os banheiros são:
– use prateleiras para colocar os produtos de higiene, toalhas e itens decorativos;
– coloque o cesto de roupa suja no banheiro, evitando deixar esses itens jogados;
– use cestas de vime ou organizadores para as toalhas e demais objetos;
– setorize seus produtos, separando cremes, escovas de cabelo, produtos de limpeza, maquiagem, etc. (separe por categorias dentro das gavetas ou use organizadores);
– para as bancadas, use bandejas, que ajudam a decorar e organizar.
6. Cuide também da organização da cozinha
A cozinha é considerada por muitos o coração de uma casa, e isso significa também uma quantidade enorme de itens. Por isso, a organização do lar deve passar obrigatoriamente por ela. Mesmo cozinhas pequenas podem ser organizadas, e a melhor dica nesse sentido é o uso de armários planejados (pensados de maneira a otimizar o seu espaço, considerando suas necessidades).
Além dessa, existem outras sugestões que podem ajudar:
– invista em nichos e prateleiras, principalmente em cozinhas pequenas. Eles são mais “leves” visualmente do que os armários e dão uma sensação de amplitude maior;
– deixe as louças do dia a dia na altura das mãos e em um local de fácil acesso;
– guarde potes plásticos ou de vidro empilhados dentro do armário, sempre do maior para o menor e coloque as tampas em outro recipiente;
– faça o mesmo com as panelas (o ideal é guardar as tampas das panelas em pé, na vertical, ocupando menos espaço e tornando mais fácil de encontrá-las);
– instale ganchos nas paredes em locais estratégicos para xícaras, temperos e outros itens;
– na primeira gaveta do armário guarde os itens de uso diário, como talheres e facas de corte e vá usando a ideia do que se usa mais para o que se usa menos para distribuir os itens dentro das gavetas.
Com um pouco de cuidado e atenção, a organização do lar se torna algo simples e até prazeroso. Você gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe estas ideias com os seus amigos nas suas redes sociais!