Gentileza, solidariedade, doação e amor ao próximo. Você já fez alguma atitude desta hoje? A proximidade do Natal nos provoca sempre muita reflexão e nos sensibiliza para questões humanitárias. Essa é uma boa hora para avaliarmos nossa missão no mundo, o papel que desempenhamos na família, entre os amigos, no trabalho e ao nosso redor.
Uma coisa é fato: há pessoas que inspiram outras – com seus exemplos, histórias e suas incansáveis vontades de fazer o bem. São elas que fazem a diferença dentro de sua casa, no bairro ou na cidade em que vivem e trazem motivação pelo simples fato de não desistirem.
A diretora e fundadora do Cantinho do Céu. Sônia Ponciano, é um destes exemplos de superação e amor ao próximo. Nascida e criada em Ribeirão Preto, Sônia mudou-se para o bairro Ipiranga em 1983, mesmo ano em que decidiu iniciar seu trabalho cuidando de crianças com paralisia cerebral.
A casa alugada que deu origem à instituição foi crescendo com a ajuda de diversas colaborações e hoje se transformou em um prédio de 1500 metros, que abriga os mais de 60 pacientes atendidos. A escolha pelo bairro se mostrou a mais correta. “Me identifico muito com o Ipiranga e com as pessoas que moram aqui, pela humildade e pela união entre todos”, conta a diretora.
Para se dedicar integralmente e acompanhar os mínimos detalhes da rotina da instituição, Sônia mora em uma casa ao lado do prédio. Segundo ela, os moradores vizinhos costumam frequentar e apoiar as atividades realizadas pelo Cantinho do Céu, reconhecendo a importância desse trabalho.
“O que realizamos aqui é uma benção para o Ipiranga, para as crianças atendidas e para todos os que colaboram”, destaca. Ela ainda ensina e diz que o exercício da solidariedade e do trabalho em prol do ser humano “é uma experiência única na vida. Você aprende uma nova lição a cada dia”, conclui.
Foto: Arquivo do Cantinho do Céu