Como fazer uma decoração vintage sem gastar muito

A decoração vintage está em alta, ajudando a deixar os ambientes muito mais diferenciados e aconchegantes. E o melhor: quem gosta dessa tendência não precisa investir muito para conseguir deixar a ...

A decoração vintage está em alta, ajudando a deixar os ambientes muito mais diferenciados e aconchegantes. E o melhor: quem gosta dessa tendência não precisa investir muito para conseguir deixar a sua casa nesse estilo.

Esse tipo de decoração surgiu após a segunda guerra mundial, um período marcado por dificuldades e recessões econômicas. Por isso, muitas pessoas começaram elas mesmas a arrumarem seus móveis e a criarem seus objetos de decoração, surgindo itens como móveis em pátina, peças em crochê e trabalhos com patchwork.

Até hoje esses elementos são muito importantes na decoração vintage e vários podem ser feitos em casa mesmo, tornando o estilo mais acessível. Ficou interessado? Continue a leitura e veja as dicas bacanas que separamos!

Invista em móveis antigos

As luzes valorizam o design dos móveis na decoração vintage.

Os móveis antigos são a alma da decoração vintage. Se você possui um item que está na sua família há anos, que tal dar uma reformada e deixá-lo como o centro da sua decoração?

Além disso, você também pode encontrar bons móveis em lojas de usados e feiras de antiguidade. Na hora de escolher, tente preferir os móveis clássicos, com formas arredondadas.

Se for possível, dê a ele uma nova pintura, de preferência com tons mais suaves e neutros, como o branco, o dourado ou o rosa antigo. Se você não tiver nenhum móvel antigo, pode optar por um no estilo art-déco, ou ainda usar puxadores com aspecto mais antigo para trazer a ideia da decoração vintage ao seu ambiente.

Use objetos de decoração de outras épocas

Objetos antigos dão um ar de elegância e sofisticação na decoração da casa.

Rádios e telefones antigos, por exemplo, são objetos fáceis de serem encontrados na nossa própria família – e que já podem dar a sua decoração um ar mais vintage e nostálgico, além de ajudar a contar a história dos seus familiares, com uma peça que traz boas recordações.

Outros objetos de decoração vintage são: gaiolas, bicicletas em miniatura, abajures bordados, máquinas de escrever, relógios antigos, peças artesanais como de patchwork ou crochê ou até simples arranjos de flores do campo em vasos ou jarras com um ar de décadas passadas.

Se você já procurou na sua família e até nas feirinhas de antiguidades e não encontrou nada interessante, uma dica é investir nos espelhos com molduras antigas. Em espaços pequenos, os espelhos ajudam a dar mais amplitude, e de quebra ainda auxiliam na sua decoração vintage.

Equilibre passado e futuro

É importante ficar atento ao tanto de decoração vintage que será usado, mantenha sempre um equilíbrio entre o passado e o presente.

Lembre-se que você está montando uma decoração vintage e não o cenário de uma novela de época. Por isso, é importante fazer um equilíbrio entre o passado e o futuro.

Você poderá montar a base do seu cômodo com móveis modernos e atuais, com linhas mais retas e cores neutras, por exemplo, e colocar um móvel antigo de destaque e alguns objetos de outras décadas.

Essa mistura, inclusive, é responsável por deixar os ambientes mais vivos e também, claro, por ajudar a transmitir a sua personalidade.

Sempre se pergunte se o cômodo não está exagerado ou até atulhado de itens. Se a sua casa for pequena, ou você morar em um apartamento, esse excesso de decoração pode pesar e fazer os ambientes parecerem ainda menores.

Então, sempre tenha bom senso e consiga equilibrar as épocas. Além do moderno e do antigo, você poderá pensar em contrastes de épocas, como um móvel de pé palito, típico dos anos 50, com uma cadeira estilo Luis XV.

Traga aspectos rústicos à decoração vintage

A decoração vintage combina muito bem com elementos rústicos, como a presença da madeira desgastada, do linho na capa das almofadas ou até de pequenos detalhes na parede ou nos móveis.

Se você gosta desses dois tipos de estilo, por que não uni-los em um só ambiente? Desde que você faça a união com parcimônia, é possível incluir a decoração vintage dentro de qualquer estilo decorativo.

Invista em um papel de parede retro

Para conseguir trazer ainda mais essa ideia de passado à sua decoração vintage, uma ideia bem bacana é investir em um papel de parede com aspecto retro, dando destaque a um cantinho especial do seu quarto ou da sua sala de estar, por exemplo.

As décadas de 70 e 80 possuíam lindos papéis de parede com grafismos, linhas retas e cores fortes. Mas, se o cômodo for muito pequeno ou já tiver muitos itens coloridos, prefira os papéis de parede com ar mais antigo e suave, como com estampas florais e em tons pastéis.

Considere a iluminação

Em qualquer tipo de decoração, iluminar corretamente pode ajudar a valorizar os móveis e as peças. Com a decoração vintage isso não é diferente.

No quarto, você pode investir em fios de led para dar destaque a uma penteadeira ou um guarda-roupa antigo. Outras opções bacanas são os abajures, eles dão um destaque especial as curvas mais antigas dos móveis e ficam bem interessantes com o contraste dos móveis atuais e retos.

E, então, com essas dicas ficou mais fácil pensar na decoração vintage para a sua casa, sem ter que investir muito? Se você gostou deste conteúdo, compartilhe o nosso post em suas redes sociais!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também