Como melhorar a economia de água em casa

Melhorar a economia de água em casa é uma meta de muitas pessoas, seja para reduzir o valor da conta no fim do mês ou ajudar o planeta – principalmente nos estados que sofrem com a crise hídrica.Se...

Melhorar a economia de água em casa é uma meta de muitas pessoas, seja para reduzir o valor da conta no fim do mês ou ajudar o planeta – principalmente nos estados que sofrem com a crise hídrica.

Se você também está em busca de dicas de economia de água para melhorar sua qualidade de vida, continue essa leitura!

Reaproveite água e garanta economia

A água da máquina de lavar pode ser usada para muitas coisas dentro de casa, como lavar a garagem, o carro, a calçada e o quintal, aumentando a economia de água.

Outra opção bacana é coletar água da chuva. Uma possibilidade é usar um galão grande com tampa junto ao tubo de queda da água da calha. Faça um furo na tampa e encaixe o tubo. Para que galão se esvazie sozinho quando ficar muito cheio, coloque um cano na horizontal.

Se você quiser usar a água da chuva para molhar as plantas ou lavar o chão, aumentando a economia de água, inclua uma torneira na parte debaixo do galão, facilitando a retirada a água armazenada.

Reduzir o fluxo de água da privada para economizar

Uma bacia sanitária com a válvula acionada por 6 segundos gasta em torno de 10 L de água. Se essa válvula estiver desregulada, essa quantidade pode chegar a até 30 L.

Uma forma caseira de reduzir esse consumo de água é usando uma garrafa plástica limpa com areia ou pedra e água. É possível posicionar essa garrafa fechada com cuidado dentro da caixa de descarga. Assim, cada vez que você acionar a válvula, a caixa encherá mais rapidamente e com menos água, pois a garrafa ocupará a maior parte do espaço. Assim a economia de água estará garantida.

Atenção ao jardim para garantir a economia de água

O horário em que você rega suas plantas também pode contribuir com a economia de água. A ideia é optar por horários que evitem a evaporação muito rápida da água, por exemplo, antes da 8h e depois das 19h.

Outra dica é preferir o regador à mangueira. Isso porque regar o jardim com a mangueira durante 10 minutos pode consumir até 186 litros de água acabando com qualquer economia de água.

Assegure a economia de água com cuidado ao lavar a louça

economia-de-agua
Tomar cuidado ao lavar a louça é essencial para uma economia de água efetiva. Fique atento!

 

Uma torneira aberta por mais ou menos 15 minutos pode consumir até 117 litros de água. Por isso, ter cuidado na hora de lavar a louça é fundamental. Antes de abrir a torneira para molhar as louças, a recomendação é limpar os restos de comida da louça. Sempre ensaboe tudo o que precisa ser lavado e só depois abra a torneira para enxaguar os itens.

Outra dica para melhorar a economia de água é separar objetos iguais, por exemplo, começar com os talheres e copos (que são mais fáceis) e deixar os pratos e as panelas por último. Com essas dicas, é possível reduzir até 20 litros de água na hora de lavar a louça.

A lavadora de louça pode ser uma aliada na economia de tempo, mas tem um consumo alto de água. Uma máquina com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres consome 40 litros – por isso só ligue o equipamento quando estiver cheio.

Evite jogar óleo pelo ralo da pia

Dispensar o óleo de cozinha usado no ralo da pia ou do tanque não é uma boa ideia para economia de água, porque o material é capaz de entupir os canos, prejudicar o tratamento do esgoto e poluir a água. Muitas pessoas fazem sabão caseiro a partir do óleo de cozinha. Você poderá guardá-lo em uma garrafa pet para doar o produto.

Use a lavadora de roupas apenas quando estiver cheia

A economia de água passa por mudanças de hábitos importantes e um deles é usar a lavadora de roupas apenas quando ela estiver cheia. Isso porque uma máquina com capacidade para 5kg gasta em torno de 135 litros de água!

Quem lava as roupas no tanque pode deixá-las de molho e usar essa mesma água para esfregá-las e ensaboá-las garantindo a economia de água.

Evite os vazamentos e assegure a economia de água

Não existe economia de água possível se sua casa estiver repleta de vazamentos. Por isso, conserte as torneiras pingando e avalie se existem vazamentos em outros locais.

Para verificar se a caixa ou válvula da descarga tem algum vazamento, basta jogar cinzas na privada. Se a cinza não depositar-se no fundo do vaso é porque existe um vazamento na válvula.

Dicas adicionais de economia de água

Além dessas dicas, existem outras formas de economia de água que você poderá usar em casa, como:

– periodicamente fechar o registro e verificar se o hidrômetro continua se mexendo (isso pode indicar vazamentos que precisam ser consertados);

– adotar a descarga de caixa acoplada no vaso sanitário que consome menos água;

– fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba;

– não jogar papel ou outros objetos no vaso sanitário.

Como você viu, existem várias medidas simples para a economia de água, capazes de fazerem diferença no final do mês. Gostou deste conteúdo? Compartilhe nosso post com seus amigos nas suas redes sociais!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também