Quem nunca passou por uma situação em que o molho de tomate cai exatamente naquela blusa favorita? Ou alguém esbarra em você numa festa e derruba vinho tinto no seu vestido novo? Quem tem filhos sabe o que é recebê-los da escola com o uniforme riscado de caneta, não é mesmo? E o que dizer daquela toalha de mesa branquinha que você descobre na hora de usar que está amarelada pelo tempo guardada? Cafezinho na camisa no trabalho, quem nunca? Nessas situações é normal bater um momento de desespero, mas é aí que podemos acabar cometendo um erro e deixar a mancha ainda pior.
Então, quando alguma coisa assim acontecer, tenha calma! Pra quase tudo tem jeito. Mas é preciso saber o que fazer. A Vitta Residencial preparou esse artigo especial cheio de dicas e técnicas valiosas que podem te ajudar a recuperar roupas manchadas. Continue a leitura e anote.
1. Mancha de vinho e café
O maior truque dessa mancha é não a deixar secar. Se for recente, esfregue gelo no local até que desapareça. Usar uma pequena solução de água e bicarbonato de sódio para a remoção também é indicado para manchas mais resistentes. Porém, se a mancha estiver seca, o mais recomendado é esfregar aos poucos usando um pano úmido com álcool ou vinagre branco.
2. Mancha de gordura
Se a gordura caiu sobre tecidos coloridos, você pode colocar imediatamente sobre a mancha talco ou qualquer tipo de amido: farinha de trigo, amido de milho e até farinha de mandioca. Após o amido ter absorvido a gordura, lave com água morna e sabão.
Agora, em tecidos brancos é um pouco diferente. Você pode usar éter, benzina ou querosene, que são ótimos removedores de gordura. É só molhar bem uma escova em uma das substâncias e esfregar gentilmente sobre a mancha. Após a mancha sair, pode lavar com água morna e sabão também.
3. Mancha de ferrugem
Existem produtos específicos para a remoção de ferrugem, mas nem sempre nós os temos em casa ou em fácil acesso. Então, para solucionar o seu problema, pode ser usado suco de limão misturado com sal de cozinha sobre a mancha. Deixe a peça sob o sol até que a mancha desapareça. Em seguida lave-a normalmente.
4. Mancha de tinta de caneta
Para mancha de caneta é preciso apenas dois ingredientes: álcool e paciência. Com a peça seca, coloque um tecido – que possa ser descartado depois – sob o tecido manchado. Agora encharque um algodão com álcool e coloque sobre a mancha. A ação deve ser repetida algumas vezes até a tinta desaparecer. Você pode tentar remover também com suco de limão, como indicado anteriormente. Após a mancha sair, é só lavar.
5. Mancha de tinta a óleo
A mancha de tinta a óleo pode ser removida com a mesma ação feita para tinta de caneta. Porém, troque o álcool por um solvente para tintas ou querosene. Quando a tinta sair, lave com água quente e sabão. Agora, para os tecidos mais escuros, passe um pouco de leite quente ou um pouco da casca do limão e depois lave com água e sabão neutro.
6. Mancha de sangue
Quando nos machucamos é normal colocarmos um tecido sobre o local, às vezes acaba sendo uma camiseta ou pano que utilizamos no dia-a-dia. Então, se a mancha ainda for recente, sem molhar a peça, coloque um pedaço generoso de algodão sob a mancha. Em seguida, aplique água oxigenada volume 30 ou 40 sobre a mancha e deixe acontecer a efervescência. Repita o processo quantas vezes forem necessárias. Se a mancha já estiver seca use vinagre no tecido. Aguarde até que a mancha saia e lave normalmente.
7. Mancha de Maquiagem
Quem nunca sujou a blusa ou o vestido de maquiagem? É super fácil remover. Esfregue um pouco de álcool 90º no tecido manchado e depois lave a roupa normalmente. O truque está em não deixar a peça secar no sol. Se a mancha for de batom, é recomendado utilizar acetona em peças brancas. Já nas peças coloridas, passe um cubo de gelo para as fibras se abrirem, e um pouco de detergente de cozinha. Após esse processo, a peça pode ser lavada normalmente.
8. Graxa
Essa é o pesadelo de muitas pessoas! Primeiro cubra a mancha generosamente com talco e remova o excesso, deixando apenas uma camada. Na falta do talco, você poderá usar qualquer tipo amido ou até mesmo sal. Em seguida, espalhe detergente de louça sobre a mancha, espere cerca de 20 minutos e depois lave, esfregando bem.
9. Mofo
A solução é tentar retirar os fungos com um pano ou algodão embebido em sabão de pH neutro. Outra forma de remoção é aplicar uma mistura de vinagre branco e suco de limão sobre a mancha. Deixe a peça ao sol por algumas horas e lave-a separadamente do resto das roupas.
10. Suor
Utilizar uma mesma peça de roupa muitas vezes pode causar manchas amareladas e a solução é fácil. Coloque a roupa de molho durante 15 minutos em uma mistura feita com 3 colheres de chá de vinagre branco e 1 litro de água. Não é recomendado deixar no sol nesse período. Depois lave a roupa normalmente e coloque-a para secar na sombra.
11. Desodorante
Assim como o suor, o uma peça em contato com desodorante por muito tempo também pode criar manchas. Para remover, deve-se esfregar suavemente uma esponja umedecida com água oxigenada sobre a mancha e deixar o produto agir por 1 ou 2 minutos. Em seguida, a peça pode ser lavada normalmente.
12. Mancha deixada por outra roupa
Já lavou roupas de cores diferentes juntas e uma acabou manchando a outra? A primeira coisa a se fazer é não deixar a peça secar com a “nova cor”. Coloque a peça em uma panela, adicione água com um pouco de sabão e dê uma fervida rápida. Escorra bem. Se ainda precisar, repita o processo mais uma vez. Após Isso, deixe a peça mergulhada em água com um pouco de vinagre de um dia para o outro. Depois é só lavar.
13. Mancha de Frutas
Se a roupa manchada for branca, considere o uso de um alvejante sem cloro. Dilua o produto em um pouco de água e, em seguida, aplique a mistura na mancha esfregando a peça suavemente com uma escovinha. Deixe a solução agir por dez minutos e depois lave a roupa como de costume.
Caso não tenha alvejante à mão, tem como tirar mancha de fruta da roupa utilizando ingredientes caseiros, como suco de limão ou vinagre branco. O primeiro pode ser usado para tirar manchas persistentes de açaí, por exemplo. Basta pingar o limão na mancha e esfregar. Já o vinagre é útil para remover manchas de frutas vermelhas. Basta aplicá-lo na mancha e esfregar.
14. Dica bônus
Achou que tinha acabado? Temos uma dica bônus especial. Como estamos falando de manchas em roupas, nada pior do que encontrarmos roupas guardadas com manchas amarelas. Para evitar que isso aconteça, uma ótima dica é guardar suas roupas – principalmente as brancas – em saco azul de plástico (saco de lixo, por exemplo). O saco de cor AZUL, é para evitar a passagem da luz que provoca as manchas. Suas roupas vão ficar conservadas por muito mais tempo.
Mas se você não sabia disso e quando foi pegar uma roupa e ela apresentar manchas amareladas, a solução é colocar direto ao sol até as manchas desaparecerem.
Lembre-se, antes de usar qualquer um desses ingredientes ou produtos, é importante fazer um teste em uma parte escondida da roupa. Pois cada tecido pode ter uma reação diferente.
Há diferentes soluções para os mais variados tipos de manchas. Agora que você viu todas as dicas e truques da Vitta Residencial, não tem como deixar mais nada manchado. Compartilhe com a família e os amigos!