A chegada de um novo membro em casa sempre traz muita alegria e necessidades de modificações nas rotinas – e também na decoração da casa. Montar o quartinho do bebê é uma delícia, porém, pode trazer apreensão na hora de escolher entre as inúmeras opções disponíveis no mercado. Justamente por isso, nós separamos algumas dicas de decoração para quarto de bebê imperdíveis. Confira!
Pense na circulação
Os quartinhos de bebê são cômodos menores na casa e o excesso de móveis e de itens de decoração pode deixar esse ambiente ainda menor e sufocante.
Tente conter a empolgação e pense com calma no que irá comprar, dando sempre prioridade para a circulação no ambiente. Lembre-se que, nos primeiros meses, o quarto do bebê será um espaço em que vocês passarão bastante tempo, trocando a criança, amamentando, entre outros momentos.
Se possível, também tente colocar o berço em uma posição favorável no quarto, que receba ventilação e iluminação adequada, favorecendo o conforto do bebê.
Use móveis adaptáveis
No começo, a decoração para quarto de bebê costuma ser pensada para facilitar a vida dos pais. Porém, conforme a criança vai crescendo, esse espaço também precisa se adaptar às necessidades e descobertas da criança.
Para evitar ter de fazer reformas e modificações constantes, tente investir em móveis adaptáveis e que possam ser reaproveitados nas outras fases de vida da criança.
Hoje no mercado é possível encontrar muitas opções bem interessantes, como berços que se transformam em camas, cômodas as quais podem ter retiradas os trocadores, baús que podem servir depois para guardar os brinquedos, prateleiras que sempre são opções versáteis na decoração, etc.
Cuidado com a escolha da tinta
Quando falamos em dicas de decoração para o quarto de bebê, muitas pessoas pensam apenas na escolha dos móveis e dos demais itens, e se esquecem de pensar na tinta das paredes.
Além de escolher uma cor agradável, neutra e que combine com a sua decoração, pense também em optar por uma marca confiável e de qualidade. Outra dica importante é sempre preferir as tintas à base de água e que sejam laváveis, como é o caso das tintas acrílicas, facilitando a limpeza.
Na hora de pensar na cor, além das suas preferências, tente entender de que forma essa escolha pode deixar o seu bebê mais calmo ou mais agitado, já que as cores podem ajudar a transmitir diversas sensações.
Algumas ideias são:
– branco: remete à paz, à limpeza, à pureza e à infância;
– azul: ajuda a transmitir paz, serenidade, sobriedade, intelectualidade e nobreza;
– rosa: simboliza a ternura, a inocência e a amabilidade;
– amarelo: provoca dinamismo aos ambientes e pode transmitir conforto, esperança, espontaneidade e euforia;
– verde: é uma das melhores cores para os quartos porque é considerada uma cor relaxante e estimulante do sono;
– roxo: está ligada ao autocontrole, a calma, a dignidade, a delicadeza e a fantasia, podendo ajudar a estimular a imaginação.
Preste atenção ao tema
Hoje em dia está em alta para a decoração para quarto de bebê a escolha de temas, como ovelhinhas, selva, fazendinha, ursinhos, marinheiro e assim por diante.
Embora essa seja uma ideia muito legal e que ajuda a trazer unidade à sua decoração, é preciso cuidado, evitando o exagero ou o uso constante de personagens, figuras e imagens que podem tornar o ambiente cansativo.
Se possível, tente optar por temas mais neutros – já que quando o seu filho crescer ele poderá não gostar do mesmo tema que você escolheu.
Pense nos tecidos
Os tecidos estão presentes tanto na poltrona, como nas roupas de cama do bebê e é muito importante que eles sejam de um material fácil de limpar e secar, além de serem antialérgicos, trazendo mais conforto ao seu bebê e muito mais facilidade para o seu dia a dia.
Aliás, para evitar alergias, é fundamental que o quartinho não tenha tapetes muito felpudos, que podem ser foco de poeira e de ácaros. Os muito escorregadios também devem ser evitados, principalmente quando o bebê começar a engatinhar, tornando esse ambiente mais seguro.
Lembre-se dos pontos de energia
Na empolgação de montarmos a decoração para o quarto de bebê, às vezes acabamos nos esquecendo de certificarmos onde estão localizados os pontos de energia. E como resultado acabamos colocando os móveis em locais fora de mão e que não tem como ligar o abajur, por exemplo, a TV, ou outros aparelhos.
Assim, sempre certifique-se antecipadamente de onde estão os pontos de energia, as tomadas e os interruptores. Só depois disso é que você deve planejar a disposição dos móveis e dos aparelhos eletrônicos.
Pesquise antes de fazer a decoração para quarto de bebê
Por último, não se esqueça de pesquisar antes de começar a fazer a sua decoração para quarto de bebe. Pense em quais móveis e objetos realmente serão necessários, tire as medidas do quarto, faça um rascunho da sua decoração e somente então saia às compras.
Não tenha medo de comparar preços e nem de cortar alguns itens da sua lista, principalmente aqueles que não serão assim tão necessários.
O básico de um quarto de bebê costuma ser: berço, trocador (que pode estar acoplado à cômoda), guarda roupa ou cômoda, poltrona de amamentação, kit higiene, móbiles e objetos de decoração.
E, então, depois dessas dicas ficou mais fácil montar a decoração para quarto de bebê? Aproveite e compartilhe este post com os seus amigos nas suas rede sociais!