Franca 195 anos – As principais curiosidades sobre a cidade

Hoje, Franca completa 195 anos. São quase 2 séculos de existência e dezenas de histórias. E para comemorar mais um aniversário, a Vitta vai compartilhar com você 5 curiosidades sobre a cidade. Pegu...

Hoje, Franca completa 195 anos. São quase 2 séculos de existência e dezenas de histórias. E para comemorar mais um aniversário, a Vitta vai compartilhar com você 5 curiosidades sobre a cidade. Pegue seu pedaço de bolo e vem saber mais sobre Franca!

1 – Franca já foi maior que o tamanho atual

No dia 29 de agosto de 1805, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Franca e do Rio Pardo. Que depois foi simplificado simplesmente para Franca, em homenagem ao Governador da Capitania, Antônio José da Franca e Horta.

Naquela época, a cidade era muito maior do que o tamanho atual, indo de Batatais a Ituverava e Guaíra.

2 – A cidade quase fez parte do estado mineiro

Em 1821, Minhas Gerais tentou anexar a região, entretanto graças à resistência dos francanos a tentativa falhou. Inclusive este momento ficou para sempre na cidade, que leva este episódio em seu brasão. Nele, é possível ver o desenho da cidade fortificada, além do lema “GENTI MEAE PAULISTAE FIDELIS” que significa Fiel à Minha Grei Paulista.

3 – Um relógio único. Ou quase isso

Outra curiosidade de Franca é o seu relógio solar. Construído entre 1886 e 1887 pelo capuchinho francês frei Germano de Annecy, a estrutura junto com outra localizada em Annecy, na França, são os únicos em sua tipologia existentes em todo o mundo.

Trata-se de um patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) em 1972 e considerado um dos símbolos da cidade de Franca.

4 – Pouso do Bagres

Pouso do Bagres foi um dos primeiros nomes dado à região que hoje fica Franca. No século XVIII era o local em que os bandeirantes paulistas descansavam durante sua jornada em busca de ouro no estado de Minas Gerais.

5 – O filé mais típico de Franca

Ao aceitar o convite do francano João Traficante para trabalhar no Restaurante Barão em Franca, o Chef João Criolo levou e difundiu seu principal prato: o filé à JK.

O prato que batizado em Araxá de “Filé à JK” em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek, mas foi apenas em Franca que ele ganhou fama.

Em 2013 o prato foi tombado como patrimônio histórico e cultural do município de Franca.

Como você pôde ver, Franca é uma cidade rica em diversos sentidos: historicamente, culturalmente e até gastronomicamente. Fazer parte dessa cidade é uma oportunidade única, e nós da Vitta agradecemos a todos que confiaram em nosso trabalho. Que essa parceria seja tão extensa quanto as conquistas da cidade. Parabéns, Franca!

 

Conheça nossos empreendimentos em Franca, #SejaVitta!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também