Não é de hoje que móveis estilo industrial tem feito sucesso. Moderno, urbano e jovem, esse modo de decorar tem atraído cada vez mais adeptos que desejam trazer uma pegada mais ousada às suas decorações.
Se esse é o seu caso, que tal aprender como usar móveis estilo industrial no seu apartamento e deixá-lo muito mais criativo? Continue a leitura!
O que é o estilo industrial?
O estilo industrial apareceu entre as décadas de 1950 e 1970 em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ele começou a se popularizar com a apropriação de galpões e prédios industriais e comerciais para usos residenciais, surgindo assim os lofts, que eram opções mais baratas de moradia e atraíam muitos jovens.
De uns tempos para cá, esse estilo passou a ficar em evidência novamente, mesclando os elementos mais urbanos e até “crus” das construções industriais, com outros itens mais nobres, criando espaços aconchegantes, modernos e bem urbanos.
Por isso, não é raro vermos ambientes com móveis estilo industrial que mesclam outras inspirações com móveis mais rústicos ou vintage, por exemplo, criando espaços totalmente únicos.
Características
A principal característica desse estilo é o uso de itens que remetam às construções industriais e comerciais, como:
– superfícies sem acabamento;
– presença do cimento queimado;
– móveis metálicos ou em madeira de demolição;
– arte urbana, por exemplo, com paredes grafitadas;
– tubulações à mostra, fios expostos e vigas aparentes;
– janelas mais amplas;
– cômodos integrados (lembrando o estilo loft);
– presença de itens como o concreto e o tijolo, principalmente nas paredes;
– ambientes com dupla função.
Como usar móveis estilo industrial no seu apartamento?
Móveis estilo industrial feitos de madeira deixam o ambiente mais aconchegante.
Apesar do estilo industrial ter essa pegada mais diferenciada, você não precisa deixar o seu apartamento com cara de depósito ou armazém. Na verdade, é possível trazer alguns elementos desse estilo, sem que o seu apartamento perca charme e aconchego.
A principal dica, é investir em móveis no estilo industrial, ou seja, aqueles com linhas mais modernas e que usam elementos típicos desse tipo de decoração, como o metal e a madeira.
Veja algumas dicas importantes.
Dê preferência aos tons frios e terrosos
Embora o cinza seja o mais usado no estilo industrial, é possível variar um pouco a cartela de cores, tornando os ambientes mais aconchegantes. Os tons frios e terrosos, como o café, ficam excelentes nos móveis e ajudam a contrastar com as paredes de concreto aparente, por exemplo, ou o cimento queimado no piso.
Se você quer trazer um pouco mais de “vida” a sua decoração, a dica é investir em móveis estilo industrial em cores mais fortes, como o amarelo, que combina muito bem com o cinza e os elementos industriais.
Para criar contrastes no ambiente, aposte em cores fortes.
Use alguns móveis ou acessórios vintage
Como dissemos, a decoração vintage combina muito bem com o estilo industrial e pode ajudar a deixar o seu ambiente mais interessante. Assim, a nossa dica é apostar em alguns móveis ou acessórios mais retrôs, equilibrando o moderno e o antigo.
Por exemplo: cristaleira, máquina de escrever, telefone antigo, cadeira de balanço, etc. Mesmo quem não tem objetos antigos pode usar essa ideia já que hoje muitas empresas fazem itens novos, mas com design usados em décadas passadas.
Além de apostar em móveis estilo industrial para modernizar os ambientes, invista em acessórios retrôs que possuam um toque de atualidade.
Prefira os móveis estilo industrial para a base
A base da sua decoração poderá ser feita com móveis estilo industrial. Ou seja, aqueles que apresentam linhas retas, aparência desgastada, detalhes metálicos ou produzidos em madeira.
Como eles estão em sintonia com esse estilo decorativo podem ser usados como a base dos ambientes – e depois é só pontuar com outros acessórios vintage, rústicos ou coloridos.
Pense também nos acessórios
Se você não quer transformar totalmente a sua decoração, ou ter que investir na troca dos revestimentos do apê, a dica é trabalhar com os acessórios. Por exemplo, lâmpadas aparentes e bancos de metal já conseguem fazer a diferença e levar uma pegada mais industrial ao apartamento, sem ter que investir em grandes reformas.
Outra ideia é brincar com opções alternativas e mais acessíveis de móveis estilo industrial, por exemplo, as cadeiras da mesa de jantar, e pontuar detalhes de cores mais fortes no ambiente, como uma manta amarela sobre o sofá cinza. Ou ainda investir em papéis de parede que criem efeitos de tijolinhos ou de concreto aparente para alguma parede da sala.
Trabalhe a integração dos ambientes
Como você viu, uma das características marcantes do estilo industrial é a integração dos ambientes. Hoje isso também está em alta na arquitetura, e vemos muitas plantas de apartamentos com cozinhas americanas e salas de estar e jantar integradas. Aproveite disso na sua decoração industrial evitando usar itens que separem os espaços.
A integração de ambientes também fornece ao apartamento a ideia de estilo industrial e evidencia ainda mais essa forte tendência.
Se você quiser aumentar a sensação de amplitude, uma ideia bem bacana é fazer uma iluminação de trilhos com spots, que dão a ideia de que o ambiente é mais comprido e ainda trazem uma iluminação indireta muito bacana.
Como dica extra, invista em móveis com detalhes industriais como: acabamentos tubulares, detalhes em metal, peças de madeira, itens com pés palito e outros detalhes que ajudem a criar um ambiente clean, descontraído e confortável.
E, então, gostou de saber mais sobre esse estilo decorativo? Pensa em incluir alguns móveis estilo industrial no seu apê? Se você ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!