Apesar de ser muito importante, a educação financeira é um assunto que muita gente ainda não tem familiaridade, o que acaba atrapalhando as finanças e causando aquele incomodo no fim de mês. E é aí que fica mais fácil de desistir de encher a poupança ou começar uma reserva de emergência e acabar entrando no vermelho.
Saber administrar bem o dinheiro é algo fundamental para o bem-estar, afinal, quem não sente aquela satisfação em ver que sobrou dinheiro para comprar um item que já estava na lista de desejos fazia tempo, investir em uma conquista como o primeiro apartamento ou para se preparar para aquela viagem no feriado?
Possuir essa preocupação com as finanças permite alcançar objetivos sem ter que abrir mão de tantas coisas e evitar maiores frustrações. Para ter esse pensamento a respeito do dinheiro é preciso que haja uma educação financeira.
Meu Pé de Meia: o programa de Educação Financeira da Vitta Residencial
Por isso, a Vitta Residencial criou o projeto de educação financeira Meu Pé de Meia, que tem como objetivo ajudar as pessoas de todas as idades a lidarem melhor com o dinheiro. E quando o assunto é aprender a gerir as próprias finanças, quanto mais cedo isso acontecer, melhor.
O programa permeia todas as idades, desde conteúdos voltados para crianças, como vamos falar adiante, como conteúdos para jovens e adultos. Você pode acompanhar tudo aqui no nosso blog acessando a categoria Educação Financeira. Ah, assine nossa newsletter no fim da página, assim conseguimos te avisar sempre que tivermos post novo aqui no blog.
Como todo mundo sabe, as crianças aprendem muito rápido e são muito animadas com coisas novas. Elas adoram novidades! Apesar de muita gente ficar com o pé atrás na hora de conversar com os filhos sobre a importância do dinheiro, adiar esse papo é perder uma oportunidade que é essa vontade e capacidade de aprender das crianças.
Como conversar sobre Educação Financeira com as crianças?
Você sabe que ensinar sobre como economizar e gastar para os seus filhos é importante, mas não sabe como começar? Não se preocupe! Nós aproveitamos o mês de outubro que é o mês das crianças para te ajudar nessa tarefa. Nossa proposta é ressignificar essa data para levar Educação Financeira para as crianças, dessa forma, elas mesmas podem guardar seu próprio dinheirinho para suas primeiras conquistas, seja um brinquedo ou um passeio.