Programa apresenta benefícios para compradores, entre eles o lançamento de mais de 3 milhões de unidades até 2018
Prevista para ser lançada no próximo dia 10 de setembro, a terceira etapa do programa Minha Casa Minha Vida ampliará a meta de construção de imóveis no país. O objetivo do governo federal é lançar mais de 3 milhões de unidades até 2018.
Além disso, para facilitar o acesso de famílias com renda entre R$ 1,2 mil e R$ 2,4 mil, será criada a Faixa 1- FGTS, na qual os interessados poderão comprometer até 27,5% de sua renda com o financiamento da casa própria. Nesta nova modalidade, a contrapartida dos governos estadual ou municipal ou da poupança será de 20% do valor do imóvel.
Outra mudança estudada pelo governo é a implementação de uma agenda sustentável para o programa, de forma a adotar medidas como ampliar a eficiência energética, reduzir o consumo de água e criar um sistema integrado de cadastramento de beneficiários.
Segundo especialistas em habitação, na contramão do cenário econômico atual, as famílias brasileiras continuam procurando casas para comprar. Somente no último mês de maio, mais de seis milhões de pessoas fizeram simulações de financiamentos imobiliários através do site da Caixa Econômica Federal, sendo 40% para imóveis do Minha Casa Minha Vida.