O que é Feng Shui? Entenda como colocar em prática na sua casa

Você sabe o que é Feng Shui? Trata-se de uma prática milenar que estuda os efeitos das energias nos ambientes. Ao envolver arte, técnica e sabedoria, ele é aplicado por meio da decoração nos ambien...

Você sabe o que é Feng Shui? Trata-se de uma prática milenar que estuda os efeitos das energias nos ambientes. Ao envolver arte, técnica e sabedoria, ele é aplicado por meio da decoração nos ambientes com o objetivo de eliminar as vibrações ruins e atrair as boas.

Segundo essa metodologia, utilizar os elementos corretos nos lugares certos é o que basta para harmonizar o seu lar e, assim, aumentar a qualidade de vida. E a melhor parte é que colocá-lo em prática é muito fácil.

Quer saber como fazer? Então, não deixe de acompanhar o post até o final!

O que é Feng Shui?

Feng Shui é um termo chinês cujas palavras significam, respectivamente, “vento” e “água”. Seu conceito é aplicado pelos chineses há mais de 4 mil anos e tem se popularizado cada vez mais devido aos excelentes resultados que oferece. De acordo com essa técnica milenar, as energias dos ambientes sofrem influência de forças visíveis e invisíveis.

Como consequência, afetam diretamente a vida das pessoas que moram no lugar. Ou seja, tais vibrações podem contribuir ou mesmo prejudicar os relacionamentos, a prosperidade, a espiritualidade, a saúde e a área profissional. Assim, seu objetivo é sempre afastar as energias negativas e atrair as boas. Desse modo, contribui muito para que a vida dos moradores do lugar melhore em todos os aspectos.

Para isso, o Feng Shui procura equilibrar os seguintes elementos: fogo, água, terra, madeira e metal. Como mencionamos, isso é feito por meio da decoração, ou seja, pela escolha de cores, texturas, materiais e disposição dos móveis nos ambientes.

É importante ressaltar que a base do Feng Shui não é mística ou religiosa. Trata-se de um conhecimento obtido e desenvolvido por meio da observação sensorial, do inconsciente e da intuição aliada aos elementos da natureza.

Quais são os benefícios do Feng Shui?

Organizar a decoração de um lar para aumentar a sensação de bem-estar, calmaria e relaxamento só traz benefícios. Assim, a técnica estimula o lado positivo da vida e a conquista de um estado de espírito elevado. As principais vantagens de adotar seus conceitos são as seguintes:

  • aumento da criatividade — a criatividade não se limita às artes. Ela é fundamental para encontrar soluções para os mais diversos problemas que enfrentamos durante a vida. Desse modo, ajuda a desenvolver hábitos e pensamentos mais saudáveis;
  • combate a depressão e o estresse — as boas energias afastam o desânimo, tristeza, inquietação, cansaço e introspecção, melhorando o humor e aumentando o otimismo, fundamentais para uma vida mais leve;
  • prosperidade — essa é a principal finalidade do Feng Shui: atrair a abundância em todos os sentidos, não apenas financeiro. A prosperidade virá em todas as áreas: relacionamentos, profissão, saúde, entre outras.

Mas como aplicar o Feng Shui?

Apesar de haver profissionais que realizam a consultoria personalizada, indo até o seu apartamento para verificar a situação atual e dar orientações, você mesmo pode analisar seu lar e fazer algumas mudanças para equilibrar as energias do local.

O primeiro passo é ter um Baguá (ou Ba Gua) impresso. Trata-se de um desenho octogonal e que serve como uma espécie de mapa para guiar você para aplicar o Feng Shui e equilibrar todas as áreas da sua vida. Ele é facilmente encontrado na internet, basta imprimi-lo.

No desenho você encontrará as principais informações sobre cores e formatos que devem prevalecer em cada ambiente. Para utilizá-lo, basta alinhá-lo com a porta de entrada do seu apartamento.

O Feng Shui pode ser aplicado em todos os cômodos. A base dele é uma decoração clean, pois o excesso de objetos impede que a energia flua com liberdade. Outra dica valiosa é o uso de plantas, que trazem vida e frescor aos cômodos. Mas, atenção: não utilize as que têm espinhos, pois elas estimulam as discussões e desentendimentos.

A seguir, veja onde e como usar as técnicas dessa filosofia chinesa.

Quarto

Em geral, passamos 8 horas por dia no quarto. Além disso, é o lugar onde descansamos o corpo e a mente. Por isso, é um dos principais ambientes no qual deve ser aplicado o Feng Shui.

A cama pode ser encostada na parede, mas deve ficar longe da janela e da porta do banheiro, pois isso pode aumentar a sensação de insegurança e sugar as boas energias. Uma cabeceira robusta e firme aumenta a autoconfiança e deve estar encostada em uma parede de frente para a porta.

Com relação às cores, prefira as suaves, como azul, verde, rosa ou lilás. Outro ponto importante é não guardar nada debaixo da cama e evitar deixar eletrônicos no quarto, pois as ondas eletromagnéticas interferem na circulação da energia pelo quarto.

Banheiro

O banheiro é considerado o principal responsável pela fuga de energias positivas. Para evitar que isso aconteça, mantenha a porta sempre fechada. Além disso, verifique com frequência se há algum vazamento ou infiltração, que aumentam o desequilíbrio do ambiente. Também mantenha a tampa do vaso sanitário sempre abaixada.

Uma excelente dica para equilibrar o local é colocar um pequeno vaso com terra e planta natural, como lavanda ou mesmo suculentas. Ainda, inclua um aromatizador de ambientes para deixar o banheiro com odor suave e sempre agradável.

Cozinha

A cozinha é o lugar que representa a fartura. Também é considerada o coração da casa, o local onde a vida flui. Frutas, vegetais, condimentos e temperos à vista, além de embelezarem o ambiente, ativam a energia de abundância. Então, pequenos vasinhos com temperos frescos como salsinha e cebolinha são uma excelente opção.

Com relação às cores, opte pela predominância das claras, como os tons pastéis. As cores vibrantes (como laranja, amarelo e vermelho) devem estar presentes em doses equilibradas e nos detalhes, como eletrodomésticos menores ou utensílios da cozinha.

Sala de estar

A regra mais importante é com relação à posição do sofá na sala de estar. O ideal é que esteja encostado em alguma parede para transmitir a sensação de segurança e proteção. No entanto, não deve ficar de costas para a entrada da casa.

Faça predominar os tons claros e neutros, mas não deixe de incluir cores mais escuras com equilíbrio para estimular a criatividade e o diálogo. Outro ponto importante são as janelas. Mesmo nos dias frios, deixe-as abertas por algum tempo para renovar as energias e fazer as vibrações circularem.

Espalhar cristais pela sala é uma ótima forma de enriquecer a decoração e, ao mesmo tempo, purificar o ambiente.

Agora que você já sabe o que é Feng Shui e como ele é importante para uma vida mais leve, abundante, próspera e feliz, não deixe de aplicar as dicas que listamos ao longo do post. Certamente você sentirá uma melhora significativa em todos os aspectos da sua vida.

Quer saber mais sobre cuidado e decoração no lar? Então, siga a Vitta Residencial no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também