Vai casar? Veja dicas de como organizar seu casamento e conquistar o imóvel próprio

Uma das questões mais discutidas entre casais que estão pensando em casamento é a temida pergunta "Devemos fazer uma festa ou comprar um apartamento?", afinal como diz o ditado popular "quem casa, ...

Uma das questões mais discutidas entre casais que estão pensando em casamento é a temida pergunta “Devemos fazer uma festa ou comprar um apartamento?”, afinal como diz o ditado popular “quem casa, quer casa”. Iniciar uma nova fase em um relacionamento é sempre desafiador, ainda mais dar um passo grande como “juntar as escovas de dente”.

Ao passar do namoro ao noivado ou decidir ter uma vida a dois, são vários os assuntos para pensar e planejar ao mesmo tempo. Quem opta pelo caminho tradicional tem muitas decisões a tomar e escolhas a fazer: casamento civil, cerimônia religiosa ou celebração, recepção, além de escolher onde o casal morar. Se esse é o seu caso, você já deve ter se perguntado: casar e, também, comprar um imóvel, é possível fazer os dois?

A ideia de casar e adquirir o imóvel próprio assusta muitos casais. Mas calma, nós vamos te ajudar! É possível sim fazer as duas coisas com planejamento financeiro, dedicação e parceria. Vamos mostrar como você e sua cara-metade podem ter tudo que sempre sonharam.

A Vitta Residencial preparou esse artigo especial para ajudar você e seu (sua) parceiro(a) a estabelecerem um plano de ação para realizarem seus sonhos. Com um passo de cada vez, em seu devido tempo, é possível escolher a localização ideal para vocês e negociar um imóvel com sucesso.

Entenda a sua situação financeira

Para dar início à criação de um plano de ação é preciso que o casal tenha os pés no chão. Deixe a emoção um pouco de lado, é hora de pensar com a razão. O melhor a ser feito é o casal entrar em um acordo, com muita clareza, e levar em consideração as necessidades individuais. Então, antes de ter um lugar para chamar de seu ou escolher onde vai ser o seu casamento, é preciso que você e seu (sua) parceiro(a) entendam a situação financeira de vocês.

Somem o quanto vocês já possuem guardado e façam as contas do quanto ainda precisam para alcançar o que buscam. Coloquem na balança os prós e os contras de cada item, além de definirem o quanto estão dispostos a gastar. Fazer uma festa de casamento e comprar um apartamento ao mesmo tempo pode pesar no bolso, então pensem e reflitam muito sobre o assunto. Vai ser a primeira grande decisão de sua nova vida.

Defina as prioridades

Muitos casais têm o sonho de fazer uma grande festa, comprar um apartamento, decorar, planejar os móveis e tudo mais. Mas, nem sempre é possível realizar tudo de uma única vez. Muitas vezes vamos ter que escolher qual é a melhor decisão para o momento e entrar em um consenso. Então é hora de sentar e definir quais são as prioridades de vocês, dentro do que a renda permitir.

Pesquise as possibilidades com antecedência

O programa Minha Casa Minha Vida consolidou-se como é um importante recurso para que novos casais pudessem comprar juntos o primeiro apê. O programa concede financiamento imobiliário para pessoas em determinadas faixas de renda e que atendam a alguns requisitos, oferece formas de pagamento facilitado e permite fazer uso do FGTS para abater na entrada e diminuir mais ainda a parcela mensal.

Assim como o seu lar, a sua festa também é um sonho possível. Existem diversos espaços para eventos com pacotes diferentes para casamentos de todos os tamanhos. Quanto antes você começar a se organizar maiores as chances de reservar um bom lugar com valor acessível.

Há também diferença de preço para determinados dias da semana e meses, e você pode economizar com isso. Analise o que vale mais a pena: fechar o pacote completo ou negociar à parte? Lembre-se: se o orçamento está apertado, essa é a hora de arregaçar as mangas e não ter preguiça de fazer contas!

Vocês vão encontrar um lugar e um formato de cerimônia perfeitos e que caibam no bolso de vocês. Mas antes de fechar negócio pesquise bem o local, a comida, o serviço, a disponibilidade de estacionamento, o acesso para os convidados, eventuais multas contratuais e sobretudo, a reputação da empresa. Confira também os comentários de outras pessoas que já fecharam negócio antes. É sempre importante saber como foi a experiência de outros casais. Ah, e tenha tudo por escrito nos contratos assinados, hein?

Limite o seu orçamento 

Tanto para a festa quanto para comprar um apartamento, é possível parcelar alguns serviços e contratações. Para o casamento, alguns exemplos são o salão, buffet, decoração e outros serviços que precisam ser contratados com antecedência. É possível dividir o valor, ir pagando as prestações aos poucos e se organizar para que tudo esteja quitado quando chegar o grande dia do casal. Sem problemas ou dores de cabeça.

Para a compra do imóvel, caso o financiamento seja feito ainda na planta, é possível parcelar a entrada do apartamento até a entrega das chaves. É um bom alívio e uma das vantagens de comprar seu apê antes da construção.

De qualquer forma, mesmo que seja possível pagar parcelas menores, é muito importante que o casal defina um limite mensal de gasto. Sabendo qual é o teto do seu orçamento do mês, incluindo a parcela do apartamento, fica mais fácil decidir o que será investido mensalmente para o casamento.

Avalie o prazo que vocês têm

Definidas as prioridades e o orçamento mensal que vocês possuem, é a vez de avaliar o prazo para conquistar os seus sonhos. Qual é a sua data final para dizer o sim? 2, 3 ou até 5 anos? Bem, todo o planejamento de vocês vai depender de quando pretendem se casar. O mesmo vale para a compra do imóvel. Ter um prazo certo ajuda a colocar os planos em ação para que os preparativos não fiquem para a última hora. O passo seguinte é avaliar o que vale a pena ser pago à vista e quando precisa ser pago.

Tem uma dica que muitos casais seguem, e nós da Vitta Residencial vamos compartilhar com vocês agora. Por exemplo, se vocês pretendem se casar daqui 5 ou 4 anos, podem juntar por três anos um valor para a entrada do imóvel, mesmo que ainda não tenham decidido qual imóvel comprar, o importante é estabelecer um valor e guardá-lo por esse tempo. Adquirindo o apartamento ainda na planta, vocês podem pagar a entrada com o dinheiro que guardaram e usar o tempo de construção para irem pagando as despesas do casamento.

Se organizar bem, quem sabe não sobra uma caixinha para fazer os móveis planejados que sempre desejaram sem passar aperto, ou aquela viagem que sempre sonhou de lua de mel.

Viu só? Em poucos passos é possível fazer um planejamento para passar o resto da vida com a pessoa amada. A Vitta Residencial está sempre pensando no melhor para você e como pode te ajudar a alcançar suas conquistas. Então que tal assinar a nossa newsletter e receber muito mais dicas como se organizar financeiramente?

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também