Pequenos reparos

6 dicas para otimizar pequenos reparos no apartamento

Ao longo do tempo, é comum que as estruturas da sua casa ou apartamento sofram algum desgaste natural. Você começa a perceber que a janela está emperrando, a lâmpada queimou, a pintura apresenta im...

Ao longo do tempo, é comum que as estruturas da sua casa ou apartamento sofram algum desgaste natural. Você começa a perceber que a janela está emperrando, a lâmpada queimou, a pintura apresenta imperfeições e manchas. E aí surge a necessidade de realizar pequenos reparos para melhorar a aparência do imóvel.

Na maioria das vezes, um simples ajuste consegue resolver o problema e o melhor de tudo é que isso não exige muito tempo, nem envolve grandes custos. Assim, não é necessário contratar um profissional para cumprir essa tarefa, logo, poderá economizar.

Nesse sentido, que tal colocar a mão na massa e fazer consertos simples na sua casa? Entenda que é importante saber como fazer para não cometer falhas e acabar tornando o problema ainda maior.

Para ajudar você nessa tarefa, neste post, reunimos 6 dicas de como é possível otimizar os pequenos reparos necessários no seu apartamento com segurança, para deixar o seu lar com cara de novo. Boa leitura!

1. Pintura das paredes

Você nem sabe como foi que isso aconteceu, mas, com o passar do tempo, vai percebendo que as paredes estão com arranhões, riscos e manchas. Somado a isso, começam a surgir mofo e infiltrações. Além disso, se a sua parede for branca ou em uma tonalidade clara, essas imperfeições se tornam ainda mais perceptíveis, o que traz um aspecto de casa suja e desleixada.

Chegou o momento de começar a pintar e limpar as paredes. A pintura das paredes é uma tarefa simples e acessível para a maioria das pessoas e uma excelente aliada para quem deseja fazer pequenos reparos nesse sentido ou mesmo para quem deseja mudar a cara de um ambiente, destacando uma das paredes com cor diversa das outras. Essa estratégia ajuda a disfarçar as imperfeições e valorizar os cômodos do imóvel. Nesse caso, é possível disfarçar manchas e riscos com uma ou duas camadas.

Mas é importante adquirir tintas de qualidade e de marcas conhecidas, uma vez que elas têm mais durabilidade. Caso queira economizar, você pode utilizar o galão de tinta que sobrou da obra anterior e que ainda guarda em casa, porém preste atenção na data de validade e na consistência da tinta para se certificar de que o produto apresenta as suas características iniciais.

Ainda, para evitar que a tintura suje o restante do apartamento, o ideal é forrar o chão e proteger os rodapés para que a tinta não caia nesses locais. Além disso, é importante mencionar que as paredes dos banheiros, cozinha e cômodos mais úmidos devem passar por uma higienização prévia para retirar eventual gordura e mofo que foram se acumulando.

2. Desentupir pias

A obstrução do cano das pias é um problema doméstico bastante comum, podendo ocorrer na cozinha, banheiro ou no tanque. Trata-se de um reparo que não pode ser adiado e precisa ser feito com certa urgência. Para tanto, basta usar o desentupidor e fazer uma pressão leve para resolver o problema na tubulação.

Além disso, é possível jogar bicarbonato de sódio e sal em água quente ou soda cáustica no caso de entupimento por gordura. Lembre-se que você pode evitar o entupimento tendo alguns cuidados simples, como descartar a gordura em locais apropriados e não jogar objetos e restos de comida na pia.

3. Troca da resistência do chuveiro

Um chuveiro com a resistência queimada é um verdadeiro incômodo. Essa peça inviabiliza o seu uso e faz com que a água saia gelada, o que pode ser um grande problema no inverno. Mas a troca dessa peça é bem fácil. Basta comprar o mesmo modelo de resistência do seu chuveiro e prestar atenção nas instruções do fabricante, contidas no manual técnico. Não se esqueça de desligar a corrente elétrica para anular o risco de sofrer choques.

Depois de fazer a troca da peça, ligue o registro e deixe a água cair por um tempo. Somente então, acione a corrente elétrica. Essa técnica evita o risco da resistência queimar novamente em breve, pois o ar que estava na câmara do aparelho é retirado.

4. Conserto de pequenos vazamentos

O desgaste natural do sistema hidrossanitário e hidráulico pode causar vazamentos na tubulação. Infelizmente, muitos moradores só têm ciência do problema quando ele já está em um nível avançado — mofo, infiltrações e manchas escuras nas paredes. Esse contratempo precisa ser resolvido rapidamente, pois pode causar danos na estrutura do imóvel e, acarretar, até mesmo, em desperdício de água.

Sendo assim, a primeira providência a ser tomada é identificar o local de origem do vazamento. Depois de descobrir o foco e caso os canos se encontrem na parte interna (na parede ou pisos), deve ser analisada a possibilidade de fazer furos, sem prejudicar a estrutura do cômodo. Geralmente, a troca da válvula de aço também costuma resolver o problema.

5. Reparo de rachaduras

As rachaduras na parede comprometem a estética do ambiente e podem assustar, uma vez que elas podem ser causadas por trincas em virtude da acomodação no solo ou até mesmo por infiltrações. Caso não se trate de um problema estrutural que coloque em risco a edificação, é possível fazer um pequeno reparo para restaurar a falha.

Basta aplicar massa corrida na fissura e deixar secar para depois aplicar uma camada de tinta por cima. A massa do tipo PVA é indicada para cômodos secos, enquanto a massa acrílica é recomendada para o uso em ambientes úmidos, como a cozinha e banheiros.

6. Troca de lâmpadas ou luminárias

Cada modelo de lâmpada, luminárias ou lustre requer um tipo específico de instalação e fixação. Portanto, o ideal é verificar as instruções no manual. Geralmente, é necessário separar alguns itens para auxiliar na tarefa, como fita isolante, alicate e chave de fenda. Além disso, tenha o cuidado de desligar a corrente elétrica para evitar acidentes.

Apesar desses pequenos reparos serem considerados procedimentos simples e fáceis de fazer, é importante utilizar materiais corretos e de qualidade, além de tomar os devidos cuidados para manter a sua segurança, principalmente com as instalações elétricas, evitando assim sofrer acidentes.

O conteúdo foi útil e você quer saber mais sobre itens para sua casa? Então, que tal entender como escolher a iluminação ideal para seu banheiro?

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também