Você sabia que a cidade já teve outro nome? Ou que Piracicaba significa “lugar onde o peixe para”? Para comemorar os 251 anos de Piracicaba a Vitta Residencial te conta as maiores curiosidades sobre uma das cidades mais queridas do estado de São Paulo. Embarque com a gente nessa história!
Os primórdios de Pira
No início de sua história, Piracicaba era uma povoação ligada a Itu. Porém, em 21 de junho de 1774, a povoação se tornou freguesia e foi separada da cidade com fama de grandeza. Décadas depois, em 1822, a Freguesia de Piracicaba se tornou vila e recebeu o nome de Vila Nova de Constituição.
Foi apenas em 1856 que Piracicaba foi elevada à categoria de cidade, dessa vez ganhando o nome de Constituição. Ela apenas foi ganhar o nome que a conhecemos hoje, em 1877, graças a uma petição do então vereador Prudente de Moraes, que depois se tornaria o primeiro presidente civil do país.
Uma das primeiras a se industrializar
Piracicaba, em 1900, era considerada a quarta maior cidade do estado de São Paulo. Entretanto, a cidade sofreu após o fim do ciclo do café e a crise no preço do açúcar.
E para dar a volta por cima, a cidade foi um dos primeiros municípios brasileiros a se industrializar. Piracicaba investiu no setor metal mecânico e em equipamentos destinados à produção de açúcar.
A Atenas paulista e Florença brasileira
Outro ponto que a cidade se destaca é em sua cultura e arte. Muitos artistas realizaram trabalhos relevantes em Piracicaba, inclusive com alguns ganhando reconhecimento internacional. Por isso, a cidade ganhou os apelidos de “Atenas paulista” e “Florença brasileira”.
Um dos artistas mais famosos que a cidade acolheu foi José Ferraz de Almeida Junior. Ele é considerado o precursor da abordagem de temática regionalista, e teve muito sucesso ao retratar personagens simples e anônimos. O artista morreu em Piracicaba no ano de 1899.
Futebol com início conturbado
Pouca gente sabe, mas o primeiro campo do Esporte Clube XV de Piracicaba, mais conhecido como XV de Piracicaba, veio graças a discussões entre funcionários de uma marcenaria e donas de casa.
Os funcionários tinham o hábito de jogar futebol durante o horário de almoço em um quintal que as mulheres penduravam roupas no varal. E na maioria das vezes a bola batia nas roupas, as sujando e gerando brigas.
Para evitar as discussões, eles começaram a jogar suas partidas em um pasto da rua Regente Feijó, que mais tarde se tornaria o primeiro campo do XV de Piracicaba.
Piracicaba é um local rico em todos os sentidos. Em sua cultura, história e em seu povo. Foi por isso que a Vitta escolheu a cidade para receber tudo o que a empresa tem a oferecer. E podemos falar com muita alegria e confiança: fomos muito bem recebidos!
Mas agora somos nós que te convidamos a experienciar um lugar repleto de conforto e lazer. Conheça o Vitta Jardins e Vitta Água Branca, empreendimentos à altura do que todo piracicabano busca em um lar: qualidade, segurança e boa localização.