Todo mundo tem em casa algum móvel que já está um pouco “caidinho”. É um sofá com o tecido desgastado, um guarda-roupa mais antigo ou até uma banqueta quase aposentada. Mas, o que muitas pessoas nem imaginam é que, customizando móveis antigos, é possível dar uma cara nova a decoração sem gastar quase nada.
Gostou dessa ideia? Então veja como dar um “up” nos seus móveis mais velhinhos e transformar o seu apê!
Por que customizar móveis antigos?
A moda do “faça você mesmo” tem conquistado muitos adeptos e se tornado uma maneira bem bacana de decorar os ambientes. Mas, nem todo mundo sabe as vantagens de customizar móveis antigos. Então, veja algumas:
– ajuda a economizar (já que você pode aproveitar os móveis que tem em casa);
– dá uma cara nova aos objetos do dia a dia;
– personaliza a sua decoração, deixando os itens de acordo com as suas características;
– permite recuperar móveis antigos (por exemplo, no caso de compras feitas em lojas de
móveis usados, é possível oferecer um tratamento e revitalizar a peça);
– ajuda a deixar os ambientes mais aconchegantes e é ideal para quem está montando o primeiro apê.
Customizando móveis antigos: 6 ideias fáceis para a sua casa
Já está convencido dos benefícios de customizar os móveis? Pois saiba que existem muitas ideias simples de fazer que ficam com um resultado super legal! Confira algumas das melhores ideias para ir customizando móveis que estão fora da moda:
Pintura
Investir em cores vivas na pintura de móveis antigos é um ótimo jeito de trazer mais alegria para os cômodos. Fonte: Pinterest.
A forma mais simples de modificar um móvel é dando uma nova pintura a ele. Nos mobiliários antigos, é possível trazer um toque de modernidade e sofisticação usando cores completamente diferentes das originais.
Para ir customizando móveis mais antigos, comece lixando toda a mobília para retirar a tinta antiga e uniformizar a superfície. Analise as condições da madeira e se for o caso use massa para fechar os buraquinhos de pregos e outras imperfeições.
Quando a superfície estiver lisa, aplique tinta para madeira e verniz. Você poderá usar uma variedade de cores, desde as mais tradicionais até outras bem ousadas como amarelo, vermelho ou pink, criando pontos de destaque para a sua decoração.
Papel Contact
O papel contact é um ótimo aliado para dar mais charme aos móveis e torná-los únicos. Fonte: Pinterest.
Quer saber como repaginar seu apê customizando móveis antigos sem fazer muita sujeira? Invista no papel contact! Autoadesivo e fácil de manusear, ele permite modificar rapidamente vários tipos de mobiliários.
Você poderá usar o papel apenas em alguns detalhes para criar uma diferenciação no móvel. Por exemplo, em uma cômoda ou criado-mudo, é possível aplicá-lo na parte externa ou interna das gavetas. Em uma cristaleira, o papel contact pode ser usado nas prateleiras internas.
Quem adora ousar no décor, pode investir em papéis estampados ou coloridos, criando um contraste bem bacana entre o antigo e o moderno.
Tecido
Os tecidos tem o poder de transformar qualquer móvel. Se você quer ir customizando móveis sem gastar muito e com originalidade, invista em estampas.
Assim como o papel contact, o tecido também pode ser aplicado sobre as superfícies dos móveis. A vantagem é que ele traz mais aconchego ao toque, deixando a sua customização mais sofisticada do que usando papel contact.
Quem tem um guarda-roupa antigo, por exemplo, pode aplicar um tecido com estampa floral na parte do fundo, dando um ar mais moderno e ajudando a “esconder” pequenas imperfeições características do passar dos anos.
Já os estofados ganham vida nova quando modificamos os tecidos usados. Para esse serviço, contudo, o mais recomendado é contar com um apoio especializado de um tapeceiro. Você poderá ir customizando móveis como, por exemplo, os tecidos dos sofás, poltronas, pufes e cadeiras da sua casa, pensando em opções mais modernas, coloridas ou estampadas.
Découpage
A découpage traz um ar de elegância aos móveis. Escolha um tema que combine com a decoração do seu apartamento.
A técnica é muito conhecida dos artesãos, já que é bastante usada para decorar caixinhas de madeira e outros itens em MDF. Ela consiste em “transferir” para a madeira uma estampa, usando para isso, guardanapos e outros papéis.
A mesma ideia pode ser usada em alguns móveis de madeira da sua casa, como banquetas, mesinhas de canto e criados mudos. Após finalizar a técnica, não se esqueça de aplicar um verniz ou um acabamento em resina, para impermeabilizar a peça.
Customizando móveis antigos com pegadores
Um modo simples de customização de móveis são os pegadores. Escolha formatos e cores diferentes para possuir peças exclusivas.
Está achando as ideias de customização de móveis antigos muito complicadas? Pois saiba que existe uma bem fácil de ser feita e capaz de trazer um ar revitalizado a sua casa.
Basta trocar os pegadores antigos dos seus móveis por versões modernas, diferentes ou inusitadas. Por exemplo, os pegadores das gavetas da cômoda podem ficar mais modernos com opções em vidro, com estampas e outras inspirações.
Adesivos
Outra ideia também muito simples para mudar o seu apê customizando móveis antigos, é investir nos adesivos para móveis. Eles são comercializados em lojas de decoração e é só aplicá-los sobre o item a ser customizado.
Adesivos em eletrodomésticos são a melhor opção para combiná-los com o restante da decoração do seu apê. Fonte: Pinterest.
Até os eletrodomésticos antigos podem ganhar vida nova com essa ideia, já que existem adesivos próprios para eles, em um processo de “envelopamento”. Você poderá deixar a geladeira da cozinha, por exemplo, muito mais divertida e personalizada com estampas de personagens, de bolinhas ou com outras cores.
Como você viu, customizando móveis é possível transformar rapidamente qualquer espaço e deixar a sua decoração muito mais personalizada (sem gastar quase nada para isso).
Gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe estas ideias com os seus amigos nas suas redes sociais!