Sertãozinho completa 123 anos hoje. E para comemorar mais um ano de prosperidade e sucesso, separamos para você algumas histórias sobre a cidade. Ficou curioso? Então se acomode e confira com a gente!
Origem da cidade
Vamos começar pelo principal: a origem de Sertãozinho. No início do século XIX, todos comentavam sobre a belezas do sertão paulista conhecido pelas suas terras avermelhadas. Com pouco a perder e um grande desejo de aventura, João Manoel Pontes, que na época vivia em Minas Gerais, resolveu desbravar tais terras.
Pontes juntou uma comitiva e foi a pé, com carros de boi, cavalos e burros rumo ao noroeste.
Depois de meses de jornada, os aventureiros alcançaram o território onde hoje se encontram as cidades de Sertãozinho, Pontal e Cruz das Posses. Na época, a região ainda era coberta por uma mata cerrada. Sim, quando Ponte e sua comitiva chegaram era tudo mato!
Em 1827, João Manoel chegou até o córrego do Sertãozinho e o percorreu de sua cabeceira até a foz no Rio Mogi-Guaçu. Ele também explorou todos os afluentes da região, tomando posse do local e o batizando de Fazenda do Sertãozinho do Mato Dentro. Entretanato, o município foi criado apenas em 5 de dezembro de 1896.
A primeira denominação da cidade foi Capela, passando depois para Engenho Nossa Senhora Aparecida de Sertãozinho, Aparecida de Sertãozinho e, finalmente Sertãozinho.
De onde vem o nome Sertãozinho?
O nome vem do fato da região ter marcado o início de um grande sertão. O núcleo original foi a fazenda de Pontes, que doou terras para a constituição do patrimônio de Nossa Senhora da Aparecida do Sertãozinho. A primeira capela foi construída por Antônio Malaquias Pedroso, considerado fundador do município.
Sertãozinho Futebol Clube
O futebol chegou até Sertãozinho graças aos ingleses, no final do século XIX. Na época, elas eram realizadas no Largo São Sebastião.
Os primeiros times da cidade foram: União, XV de Novembro, Sertanezino, Operário, Mogiana, Palestra Itália, Sete de Setembro, Jaú, Sertãozinho, Guarani e Aliança Liberal.
Mas o touro dos canaviais foi fundado apenas em 6 de agosto de 1944. A sua criação veio graças a uma reunião entre um grupo de esportistas da cidade.
E não demorou muito para o time levantar sua primeira taça de campeão. O feito foi em 1954, quando o Sertãozinho FC dividiu a taça de ‘Campeão Amador da Liga’ com o time da cidade de Cajuru.
No início dos anos 60, uma crise financeira fez o clube fechar as portas, porém em 1969, logo depois da inauguração do Estádio Frederico Dalmaso, o clube ressurgiu.
O auge do Touro veio em 2016, quando conquistou o acesso para a primeira divisão do campeonato paulista. Na ocasião, o time foi vice-campeão da série A2.
Sertãozinho é uma cidade que tem a superação e o sucesso em seu DNA, e a Vitta Residencial tem orgulho em fazer parte dessa história. Parabéns, Sertãozinho!
Conheça nossos empreendimentos em Sertãozinho, #SejaVitta