A tela de proteção está cada vez mais presente nos apartamentos, tanto nas janelas, como nas varandas e sacadas, impedindo que crianças, idosos e pets acabem caindo e se machucando
Se você também tem necessidade de uma proteção extra no seu apartamento, continue a leitura e saiba tudo sobre a tela de proteção.
Por que investir em uma tela de proteção?
Os acidentes domésticos são, hoje, uma das principais causas de morte de crianças de até 9 anos no Brasil, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. A lista de “imprevistos” é enorme, e as quedas de janelas, sacadas e varandas também estão presentes.
Além das crianças, a tela de proteção também traz mais segurança a quem convive com idosos, que podem acabar sofrendo uma queda devido a falta de equilíbrio natural da idade mais avançada, pessoas que são sonâmbulas e também quem tem animais domésticos, como gatos e cachorros.
Nesse último caso, para escolher corretamente a tela de proteção, é preciso levar em conta os hábitos dos animais. Os gatos, por exemplo, tendem a escalar as redes que precisam ser mais altas indo até o teto.
Já os cães, costumam tentar passar debaixo da tela, por isso é preciso que ela cubra toda a área que pode ser considerada perigosa.
Como escolher a tela de proteção para o meu apartamento?
Converse com o síndico
Hoje, muitos condomínios entendem que a tela de proteção é um item indispensável na segurança dos condôminos e permitem essa alteração na fachada.
Contudo, sempre vale à pena conversar antecipadamente, evitando qualquer alteração que não seja permitida na Convenção Coletiva do condomínio, lembrando que, às vezes, esse material precisa ser padronizado.
Atenção ao tamanho da malha
Para o uso residencial, é possível encontrar malhas de 3 cm, 5 cm, 7 cm e 10 cm. Se você estiver buscando a tela para proteção de crianças ou de gatos, o recomendado são as malhas menores, que impedem a passagem.
Agora, se você terá que passar a mão pela tela de proteção para conseguir abrir a janela, por exemplo, escolha pelas de 7 cm ou 10 cm, com vãos maiores.
Pense no material da tela de proteção
Hoje, o mais comum é encontrar telas em poliamida e polietileno, que são ótimos materiais. A diferença é que as de poliamida absorvem água e, como consequência, a sujeira do ar.
Além disso, existem outras características importantes como: peso que suportam, temperatura máxima, resistência à propagação do fogo, entre outros.
Lembre-se dos ganchos
Os ganchos é que farão a fixação da tela de proteção e por isso também devem ser escolhidos com cuidado. Quanto mais voltas tiverem, melhor. Se for possível, tente investir nos ganhos de inox que maior durabilidade.
Saiba qual é o tempo de uso
A maior parte das telas de proteção tem garantia de 3 anos e uma durabilidade de 7 anos. Converse com o vendedor para saber o tempo máximo de uso da sua rede protetora, lembrando que após esse período será preciso trocá-la.
Gatos e cães merecem atenção
Se você quer uma tela de proteção por causa dos seus gatos ou dos seus cães, cuidado! Lembre-se que os pets podem roer a tela. Para esses casos, existe um spray específico que afasta o pet por 20 dias da rede, impedindo que o animal danifique-a.
Pense na manutenção
É muito importante conversar com o vendedor e saber como é feita a manutenção. Em geral, é indicado passar apenas pano úmido na tela de proteção, evitando o uso de produtos químicos, que podem potencializar a corrosão do material sob a ação do sol. Caso uma parte da rede arrebente, você terá de trocar toda a tela.
Como instalar no meu apartamento?
O mais recomendado é sempre buscar ajuda profissional, já que essas pessoas são especializadas em instalação de tela de proteção e garantirão um resultado final satisfatório e, principalmente, seguro.
Alguns passos que devem ser seguidos são:
– espaçamento entre os nós: o ideal é entre 5 centímetros, garantindo maior resistência contra impactos;
– espaçamento máximo entre os ganchos: deve ser de 15 centímetros;
– a abertura dos ganchos deve estar posicionada no lado interno;
– a corda que prende a tela de proteção deverá ter, no mínimo, 40 mm de espessura;
– a bucha deve ser dimensionada de acordo com o tamanho do vão;
– no caso de janelas, se o batente tiver menos que 3 centímetros, a instalação da rede deverá ser feita por fora do batente (acrescente 10 cm na largura e na altura nas medidas da tela);
– no caso do batente ter mais de 3 centímetros, a instalação será feita no batente, entre o vidro e a veneziana, usando o vão da janela.
Como você viu, a tela de proteção é muito útil, garante segurança e tranquilidade para todos os membros da sua família. Você gostou deste conteúdo? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário pra gente!