Torne seu apê mais sustentável e saudável com uma composteira doméstica

A sustentabilidade tem se tornado uma preocupação cada vez maior das famílias brasileiras. Nesse sentido, reduzir a produção de lixo é algo muito importante, pois diminui também o impacto desses it...

sustentabilidade tem se tornado uma preocupação cada vez maior das famílias brasileiras. Nesse sentido, reduzir a produção de lixo é algo muito importante, pois diminui também o impacto desses itens na natureza. Por todos esses motivos é que a composteira doméstica tem ganhado destaque.

Fácil de fazer, pequena e sem cheiro ruim, ela pode ser usada inclusive por quem mora em apartamentos e ajudará você a contribuir com o meio ambiente. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é uma composteira doméstica?

Uma composteira é uma maneira de decompor o lixo. A maioria dos modelos domésticos funciona por vermicompostagem, ou seja, quando pequenos organismos (como as minhocas) transformam o que seria descartado como lixo em um húmus rico que pode ser usado em sua horta e em outras plantações.

As minhocas trabalham acelerando o processo de compostagem. E, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, elas são “limpinhas” e incapazes de transmitir doenças, podendo ser usada no seu apê sem criar problemas ou odores desagradáveis.

Por que investir em uma composteira doméstica?

O lixo ainda é um dos itens que precisam ser melhorados e reduzidos quando falamos em sustentabilidade. Para se ter uma ideia, de acordo com os dados do IPEA, seria possível reduzir mais da metade da produção de lixo doméstico no país se as famílias transformassem esses itens em adubos, usando composteiras domésticas.

Além de diminuir o espaço necessário nos aterros sanitários, essa atitude ainda ajuda a reduzir a emissão de gases que contribuem para o agravamento do efeito estufa.

Isso porque, se os resíduos vão para um aterro sem nenhum tipo de tratamento, na hora de se decomporem, eles acabam produzindo o gás metano – que é 25 vezes mais nocivo para o efeito estufa do que o gás carbônico.

Como fazer uma composteira doméstica?

Fonte da imagem: https://beegreen.eco.br/como-iniciar-compostagem-em-casa/

composteira doméstica
Ter uma composteira doméstica é garantida de uma ambiente mais saudável para você e sua família!

Já está convencido da importância da composteira doméstica para ajudar o meio ambiente? Então veja as dicas e a passo a passo que preparamos para você montar a sua!

Entenda o funcionamento da composteira doméstica

A dica que vamos dar é para montar uma composteira com minhocas. Esse modelo precisa ter, no mínimo, 3 andares, sendo que:

– o primeiro andar é onde o lixo orgânico será depositado e coberto com material seco (folhas secas e serragem). Quando ele ficar cheio, deverá ser mantido em repouso por 1 mês;

– o segundo andar se transforma “no primeiro andar” quando ele estiver em repouso e o ciclo se inicia novamente. Assim nos dois primeiros andares é onde a compostagem acontece;

– o terceiro andar é responsável por recolher os líquidos que escorre dos outros andares, por isso é importante que os andares sejam intercalados com furinhos, permitindo que o líquido desça e que as minhocas se movimentem.

O período de repouso é de 30 a 60 dias e, quando ele terminar, sua composteira terá o húmus – algo semelhante a terra, mas extremamente nutritivo. O mais bacana é que durante todo esse processo, não haverá nenhum mau cheiro. A principal dica para isso, é evitar a umidade (que pode fazer com que surjam algumas mosquinhas). Por isso sempre cubra tudo com serragem.

Você notará que, durante o processo, outros bichinhos poderão aparecer, como insetos e formigas – e eles também ajudam no processo de decomposição.

Siga o passo a passo abaixo

Para fazer uma composteira doméstica, você precisará:

1. Separar 3 caixas ou baldes plásticos que tenham algum tipo de encaixe entre eles (exemplos: baldes de margarina industrial ou caixas organizadoras). É importante que esses itens sejam opacos, porque as minhocas não gostam de luz.

2. O tamanho varia de acordo com a quantidade de pessoas da sua família. Use 1 kg de lixo por semana por pessoa. (Lembre-se que além do lixo, a composteira também terá serragem e folhas, aumentando o volume).

3. Faça furos no fundo de 2 baldes com cerca de 0,5 a 1 centímetro de diâmetro. Você poderá fazer vários furos, deixando de 2 a 3 cm de distância entre eles.

4. Para deixar a composteira mais profissional, inclua uma torneira no último andar (que não deve ter furos), garantindo uma coleta mais adequada do chorume.

5. Agora basta encontrar algumas minhocas, lembrando que as californianas são as mais indicadas, porque elas não pulam e são maiores. Não precisa de muitas minhocas no início, porque elas se reproduzem bem rápido de acordo com a necessidade.

6. Coloque uma camada de terra cobrindo o fundo do balde e as minhocas.

Usando sua composteira

Agora que a sua composteira doméstica já está pronta, é só começar a usá-la. A dica é ir colocando os restos de alimentos aos poucos, evitando espalhá-los, sempre cobrindo muito bem com a serragem e as folhas secas, evitando comprimir a mistura.

O ideal é que os baldes demorem cerca de 1 mês para ficarem cheios, assim você terá tempo suficiente para que o lixo se transforme em adubo. Nos primeiros meses processo poderá ser mais demorado. Para ajudar, dê uma revirada a cada 15 dias, cuidando para não machucar as minhocas.

Na hora de retirar o húmus, deixe a tampa do balde aberta e faça o procedimento em um local com bastante luz. Raspe o adubo aos poucos e tome cuidado para não machucar as minhocas.

Pronto, agora é só ir usando a sua composteira doméstica e o húmus nas suas plantas ou na sua horta. Gostou deste conteúdo? Então compartilhe a nossa dica com os seus amigos nas suas redes sociais!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também