Só quem mora em um condomínio totalmente equipado sabe como é gostoso poder aproveitar o conforto de uma área de lazer para curtir bons momentos ao lado da família e amigos. Porém, esse espaço pode ser aproveitado não somente para diversão, mas também para cuidar da saúde e sem precisar de muito esforço, como, por exemplo, recarregando os níveis de vitamina D ao tomar sol.
Aproximadamente 90% da quantidade de vitamina D necessária ao organismo humano provém da exposição ao sol. E essa vitamina é essencial na prevenção de doenças como o raquitismo e a osteoporose, além de contribuir para a síntese de antibióticos naturais, controlar a pressão arterial e diminuir o risco de desenvolvimento de depressão.
Segundo entrevistas com o renomado neurologista Cícero Coimbra, a vitamina D também pode ter um papel importante no combate aos males do zika vírus, uma das doenças que mais tem assustado os brasileiros – após a grande epidemia de dengue. “A vitamina D hoje é considerada o maior imunorregulador do nosso organismo, portanto ele bloqueia as reações anormais do sistema imunológico e potencializa os programas normais que o esse sistema realiza para nos defender”, explica o médico.
Por isso, vale a pena aproveitar o calor do verão para curtir uma piscina refrescante e pegar um bronzeado, enquanto você deixa o seu corpo mais forte e resistente. “Não é necessário uma exposição de forma exagerada para usufruir dos benefícios da vitamina D”, afirma o médico Cícero Coimbra em webinário realizado no mês passado. “Basta apenas 10 minutos com a maior parte do corpo exposto ao sol para produzir até 25 mil unidades de vitamina D, o que vai fazer uma grande diferença”, completa. Sabe o que significa isso? Um tempo de pausa para recuperar sua energia da correria do dia a dia. E que tal completar o tempo de sol com um banho de piscina? Tudo isso não dura mais que 20 minutos. Um tempo só seu, para garantir sua saúde.
Para as crianças, a dica é dar uma atenção especial à vitamina D desde os primeiros dias de vida. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica 30 minutos de exposição solar por semana, principalmente em horários como antes das 10h e após as 16h, que são mais seguros.