Planta suculenta para plantar em casa

4 plantas de sombra que entendem como sua vida é corrida e precisam menos da sua atenção

Muitos têm vontade de cultivar plantas no lar por querer ter um maior contato com a natureza, deixar os cômodos mais frescos, melhorar a qualidade do ar no imóvel e dar uma cara nova ao décor do ap...

Muitos têm vontade de cultivar plantas no lar por querer ter um maior contato com a natureza, deixar os cômodos mais frescos, melhorar a qualidade do ar no imóvel e dar uma cara nova ao décor do apartamento. Porém, quando pensam nos cuidados que muitas delas exigem, como é o caso da exposição diária ao sol, acabam deixando esse desejo para depois.

Afinal, com a rotina atarefada, nem sempre é fácil arranjar tempo para dar a devida atenção a elas no cotidiano, o que pode levá-las a murcharem ou a ficarem ressecadas. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de plantas ornamentais que são excelentes para você ter no seu lar, pois elas são cultivadas na sombra e, de quebra, precisam de poucas regas e quase nenhuma poda. Ficou curioso para saber mais? Então acompanhe o post!

As melhores plantas de sombra

Há plantas de sombra de todos os portes, cores e formatos. Com isso, dá para escolher o modelo ideal para o tamanho de cada ambiente — evitando o desperdício de espaço — e até optar por ter não apenas algumas delas, mas sim montar um pequeno jardim no imóvel e deixar o verde tomar conta da decoração. Que tal? Abaixo, listamos alguns bons exemplos de espécies ornamentais. Veja:

Suculentas

Pequenas, leves e fáceis de mudar de um local para o outro, as suculentas dispensam a luz solar e vão bem em qualquer espaço. Não é à toa que várias pessoas as cultivam suspensas em prateleiras ou nichos em banheiros e cozinhas, enquanto outras montam pequenos terrários para deixá-las expostas na sala ou nos quartos.

A kalanchoe, a jade, a echeveria, a bola-de-neve-mexicana e a orelha-de-coelho são alguns bons exemplares dessa espécie. É importante mencionar que as suculentas, em geral, não crescem quando adultas, nem exigem muita água para se desenvolverem. Uma rega a cada 10 dias é mais que o suficiente. Além disso, não é preciso podá-las, certo?

Cactos

Uma segunda sugestão são os cactos. Rústicos e com um visual muitas vezes exótico, eles sempre chama a atenção e se destacam em qualquer ambiente em que são inseridos. O interessante é que essa espécie é bastante versátil. Ela pode ser cultivada diariamente tanto sob o sol quanto na sombra sem problemas. De quebra, a necessidade de água é bem baixa. Uma rega a cada 15 dias já basta!

Em contrapartida, é preciso ter cuidado na hora de escolher o seu cacto. Isso porque alguns deles nunca param de crescer e, sem poda, podem alcançar até mais de dois metros de altura. Além disso, o cuidado deve ser redobrado quando se tem criança pequena ou pet no lar, já que os espinhos dessa planta podem machucá-los.

Por isso, a nossa sugestão são os minicactos — que não ultrapassam 15 cm de altura — e os cactos de porte médio (como a rebutia, a parodia magnífica e o rabinho de rato), que não passam de 40 cm de altura.

Palmeiras

“E se eu tiver um bom espaço sobrando no meu apartamento e quiser uma planta de porte grande que vive na sombra? É possível encontrar alguma espécie que se encaixa nesse perfil?” Sim, é possível. Um bom exemplo são as palmeiras do tipo areca-bambu e leque que precisam de luminosidade indireta (como a luz que entra pela janela), podendo ficar o tempo todo no interior da sua residência.

As regas podem ocorrer uma vez por semana, enquanto as podas devem ser mensais. Afinal, mesmo que elas não cresçam tanto sendo cultivadas dentro de vasos (em média, ficam em torno de um metro de altura), é preciso lembrar que as folhas de ambas costumam ser grandes e volumosas.

Sansevierias

Por último, há as sansevierias. O nome dessa espécie pode não ser muito popular, é verdade, mas você, certamente, conhece algumas das principais plantas desse tipo: a espadinha e a espada-de-são-jorge. A primeira, como já dá para imaginar, é pequena e parece um aglomerado de pequenas espadas. Já a segunda, por outro lado, é bem tradicional, de porte médio e já está presente em milhares de domicílios brasileiros.

Tanto uma quanto a outra são ideais para a sombra, pois a exposição ao sol faz mal à espécie. Além disso, as duas dispensam poda e só precisam de rega uma vez por semana.

Onde encontrar essas espécies

“Já sei quais são as melhores plantas de sombra para ter no meu lar. Porém, onde posso encontrá-las?”, você deve estar se perguntando — e com toda a razão. Afinal de contas, as floriculturas figuram como a principal referência de local para obter espécies ornamentais para a decoração do lar.

Contudo, o preço cobrado em muitas delas nem sempre é tão atrativo, podendo pesar bastante no bolso. Por isso, saiba que há outros lugares nos quais você pode conseguir as espécies desejadas e o melhor: por um valor super em conta. Diversas redes de supermercados, por exemplo, têm espaços dedicados aos amantes da natureza com flores e plantas de porte pequeno e médio.

Aliás, por falar em estabelecimentos, também é interessante checar as lojas de decoração e construção da sua cidade, pois muitas contam com seções de jardinagem. Outra alternativa são os orquidários das universidades federal e/ou estadual da sua cidade.

Mantidos, geralmente, pelo departamento de Ciências Agrárias dessas instituições, eles contam com diferentes espécies tanto para cultivo local quanto para venda ao público — e não são apenas os estudantes que podem adquiri-las, viu? Qualquer um pode comprar neles! Inclusive, vale ressaltar que os preços são bastante acessíveis.

Como você leu, não faltam opções de plantas que podem ser cultivadas na sombra, que não precisam de muitas regas e, para completar, requerem poucos cuidados. Ou seja, são ideais para quem tem a rotina corrida e não tem como dar atenção diária às espécies que tem no lar. Portanto, não há mais desculpas para você não trazer o verde para o interior do seu imóvel e dar uma repaginada nos ambientes. Sem dúvidas, eles vão ficar ainda mais aconchegantes e bonitos!

Curtiu nossas dicas? Então segue a gente no Instagram, YouTube, LinkedIn e Facebook para conferir mais sugestões de deixar o seu apartamento com a sua cara!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também