A arquitetura, assim como a decoração, segue tendências. São influências de todo tipo que garantem uma cara nova aos imóveis, repaginando os projetos arquitetônicos — tornando-os mais funcionais, práticos e agradáveis.
Exemplo disso são os ambientes integrados ou o conceito aberto, como também é conhecido. Trata-se de uma nova forma de dispor os espaços de um apartamento, que garante maior interação entre as pessoas.
Essa nova proposta busca, essencialmente, unir os cômodos, tornando-os mais propícios para a convivência. Além disso, com a eliminação de paredes desnecessárias, os ambientes dos imóveis se tornam mais amplos e funcionais.
Vamos conhecer um pouco mais sobre essa nova tendência que já é realidade nos novos empreendimentos imobiliários? Continue a leitura e confira!
Afinal, o que são ambientes integrados?
O conceito de ambiente integrado nada mais é que a eliminação de paredes — o que permite mais espaço aos cômodos de um imóvel. Unidades com metragens reduzidas têm se beneficiado bastante com essa tendência. O objetivo do projeto é eliminar as divisórias, tornando o imóvel mais espaçoso e garantindo uma grande economia na construção.
Hoje, os profissionais da construção civil já entenderam o quanto essa nova tendência chegou com força no Brasil, atendendo a todas as classes. Pois, além do fator economia, os projetos promovem o bem-estar e a satisfação do cliente final.
Como integrar ambientes?
Na verdade, a integração de ambientes, em um projeto, pode ocorrer de forma total ou parcial. Isso quer dizer que apenas alguns cômodos podem ser integrados. Outros, porém, como os quartos e os banheiros, devem se manter com a sua privacidade preservada.
Diante disso, as integrações de ambientes mais comuns observadas na maioria dos projetos são: sala de estar e jantar, sala de estar e cozinha, sala de jantar e cozinha ou, até mesmo, os três ambientes juntos.
No entanto, é possível, ainda, a integração de um quarto nos projetos. Isso pode ser feito por meio de um móvel inteligente, que garanta a privacidade — tendo a função de divisória durante o dia e de uma cama durante a noite.
Quais as principais vantagens de ambientes integrados?
Agora que você já entendeu o significado de um imóvel com espaços integrados, vamos relacionar algumas vantagens dessa nova tendência. Confira!
Proximidade
Um dos principais benefícios do conceito aberto é, sem dúvida, proporcionar o aumento do convívio social em uma residência. Isso porque, diante de uma rotina agitada que levamos, ter um espaço em que o diálogo é facilitado pela ausência de paredes é um ganho e tanto, não é?
Exemplo disso seria a cena de uma mãe, com filhos pequenos, preparando uma refeição e, ao mesmo tempo, olhando as crianças em uma atividade na sala. Ou seja, facilita em algumas questões relacionadas ao convívio familiar.
E se você é daquelas pessoas que gosta de receber visitas esse conceito pode lhe beneficiar bastante também. A integração dos cômodos da cozinha com a sala proporciona que você, enquanto prepara um lanche ou refeição, participe dos papos com seus convidados — evitando deixá-los sozinhos.
Aumento da incidência de luz natural
Ao remover paredes para criar ambientes integrados, você estará propiciando uma maior incidência de luz natural. Isso permite que haja um aproveitamento melhor da luz do sol. Consequentemente, a residência se tornará mais iluminada e aconchegante. Os gastos com energia elétrica também sofrerão uma redução.
A saúde também agradece com a presença da luz solar nos cômodos, os benefícios que mais se destacam são: mais conforto visual, bem-estar, aumento da qualidade do sono, diminuição do estresse, entre outros.
Aumento da sensação de amplitude
Com imóveis com configurações cada vez mais compactas, os moradores têm que buscar alternativas para se adequarem aos espaços reduzidos. O bom da história é que o conceito aberto ajuda a contornar essa questão, tornando os ambientes fluidos e aconchegantes.
Além disso, outros fatores relacionados à decoração podem contribuir também para aumentar a sensação de amplitude de um espaço; o uso de espelhos para apartamento é um bom exemplo disso — abuse desse recurso!
Apesar de o espaço não ser maior, ele é otimizado pela ausência de paredes. Sendo assim, há um aproveitamento considerável dos ambientes. A delimitação dos cômodos pode se dar através de uma decoração criativa, em que é possível separar os espaços de cada ambiente, que pode ser feito por itens de decoração, como tapete, móveis, etc.
Praticidade
Talvez essa seja uma das maiores vantagens do conceito aberto. Isso porque os cômodos, principalmente sala e cozinha, podem ser organizados para permitir configurações práticas que possibilitem um melhor funcionamento da casa, como na hora das refeições e da limpeza do local.
Decoração
Ambientes integrados têm outra grande vantagem, abrir espaço para uma decoração criativa. Existem várias formas desenvolvidas por decoradores que aproveitam esses espaços o melhor possível — garantindo harmonia e equilíbrio ao ambiente.
Exemplo disso é o uso de alguns itens decorativos que podem ajudar tanto na delimitação quanto no aumento dos espaços, como divisória retrátil (que permite dividir o ambiente sempre que necessário), tapetes e espelhos.
Enfim, com um pouco de criatividade, sem gastar muito dinheiro, é possível tornar esses ambientes ainda mais agradáveis e convidativos.
Valorização do imóvel
A tendência de ambientes integrados tem sido muito valorizada pelo mercado imobiliário, isso porque existe uma demanda para esse tipo de projeto residencial — que torna bem mais prática e funcional a vida das pessoas. Não é à toa que fora do país esse conceito já vem sendo adotado há muito tempo.
Sendo assim, fica fácil presumir que esse estilo de projeto só valoriza seu investimento — garantindo que, diante de uma necessidade de revenda, o proprietário garanta uma excelente negociação.
De acordo com este conteúdo, os ambientes integrados garantem muitas vantagens que tornam os espaços do apartamento, infinitamente, mais funcionais e agradáveis. Além disso, você pode valorizar esses ambientes através de uma decoração criativa — permitindo, dessa forma, uma otimização ainda maior dos espaços, tornando a circulação mais fluida e tranquila.
Gostou do post? Siga-nos, então, nas nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas publicações. Estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube e no LinkedIn!