Morar em apartamento tem muitas vantagens, mas a decoração de espaços menores exige criatividade e alguns truques para dar uma ideia de amplitude e tornar os ambientes mais confortáveis, além de bonitos, claro! E quando a intenção é fazer o cômodo parecer maior, que tal instalar espelhos para o apartamento parecer mais amplo?
O espelho é considerado um coringa da decoração e sua versatilidade é capaz de transformar os mais variados ambientes, não só para que fiquem mais bonitos e elegantes, mas também para dar sensação de que são maiores e possuem melhor aproveitamento do espaço.
No entanto, não basta apenas escolher espelhos para apartamento sem nenhum critério. É preciso um certo cuidado e planejamento para entender a dinâmica de cada cômodo e qual o efeito que o objeto irá criar em termos de tamanho e iluminação.
Se você quer investir nesse trunfo para dar ao seu apartamento um ar de sofisticação e ainda fazê-lo parecer maior, confira as dicas que preparamos e veja como usar espelhos na decoração!
Dicas de espelhos para apartamentos pequenos
Existem diversas formas de usar espelhos para que apartamentos pequenos parecem mais amplos. Seja nas paredes, no revestimento de móveis ou na forma de objetos decorativos simples, esse material oferece um clima sofisticado e mesmo com poucos elementos já é possível encontrar a sensação de espaço que se procura, unindo o útil ao agradável.
Veja a seguir algumas dicas para compor os ambientes com alguns truques e um pouco de criatividade!
Parede espelhada para dar ideia de amplitude
A forma mais comum de aproveitar espelhos em apartamentos com cômodos menores é cobrir uma parede inteira com a peça no local onde se pretende criar uma sensação de amplitude. Nas salas esse recurso é bastante utilizado, colocando o espelho na parede onde fica a mesa de jantar.
Nos quartos, a parede da cabeceira também pode ser toda espelhada, fazendo com que o cômodo pareça ter o dobro do tamanho.
Hall de entrada e corredor
Na hora de decorar o apartamento, o hall ou corredor de entrada costuma ser um espaço pouco aproveitado. Por isso, uma boa ideia é colocar um aparador com um espelho acima, em formato horizontal, utilizando uma moldura que dê destaque à peça. Se não tiver um corredor ou hall, que tal inserir essa dica como uma decoração a mais no ambiente conjugado da sala e cozinha. Sobre o aparador, você pode fazer um mini bar, um espaço para café ou colocar porta-retratos e objetos decorativos.
Além de fazer parecer que o espaço é maior e deixar o ambiente mais bonito, o espelho pode ser um bom recurso para aquela última “olhadinha” de retoque antes de sair de casa.
Revestimento de móveis
Já virou tendência usar móveis espelhados para compor a decoração, e esta é uma excelente solução para quem possui pouco espaço, principalmente nos dormitórios. Nesse caso, as portas do guarda-roupa podem ser todas com espelho, e também os criados-mudos, que dão um charme na decoração.
Na sala, uma mesa de centro toda espelhada serve como ponto focal, dispensando o uso de muitos objetos decorativos.
Outra alternativa é usar espelhos no lugar do vidro em armários e cristaleiras. No entanto, essa deve ser uma escolha cuidadosa, que precisa levar em conta as cores, objetos e texturas do ambiente.
Espelho grande no banheiro
Mesmo sendo um item básico no banheiro, o espelho não precisa (e nem deve!) ser algo comum ou sem graça. Portanto, quando se pensa em espelhos para apartamentos, deve-se considerar a ideia de dar um visual mais sofisticado ao banheiro, instalando uma peça maior, que ocupe toda a largura da bancada da pia ou que seja mais alta, podendo ir até o teto.
Acabamentos diferenciados e a instalação de luminárias ou fitas de LED também dão destaque ao espelho e deixam mesmo um banheiro pequeno muito mais bonito e com sensação de ser bem maior.
Formatos variados e molduras
Ao invés de instalar uma única peça grande, porque não dividir em várias menores? Espelhos para apartamento pequeno permitem ousar um pouco, e assim criar um ambiente descontraído e elegante ao mesmo tempo.
Aqui, a dica é formar um conjunto de espelhos de formas e tamanhos diferentes que pode ocupar uma parede onde seria instalado apenas um espelho maior. Molduras coloridas e diferentes também são bem-vindas, e nesse caso a decoração se torna mais despojada e informal.
Caso a intenção seja usar apenas uma peça como ponto de destaque, vale investir em um espelho oval ou redondo.
No entanto, é importante saber combinar os espelhos com os elementos que você já tem em casa, incluindo a cor das paredes, dos móveis etc.
Cuidados na hora de escolher um bom espelho
Espelho não é tudo igual e você precisa estar atento à qualidade do material que adquirir. Desconfie de produtos muito baratos e pesquise pela reputação de onde irá comprar as peças maiores e com medidas específicas, pois isso pode acabar custando mais caro no futuro, se a peça estragar em pouco tempo e você precisar substituí-la.
Na hora da manutenção, não é difícil manter seus espelhos sempre bonitos e duráveis, basta alguns cuidados simples. Nos ambientes mais úmidos, como cozinhas e banheiros, é importante instalar um espelho com boa selagem e lapidação, para evitar a oxidação da peça. Além disso, a limpeza deve ser mais frequente nessas áreas.
Para limpar os espelhos escolha produtos específicos para esta finalidade e use uma flanela na hora de aplicar. Produtos que riscam devem ser evitados, como por exemplo os limpadores multiuso, que diminuem a vida útil do material.
Agora que você já sabe uma boa maneira de ampliar os ambientes com espelhos, aproveite para conhecer o apartamento feito para você aqui na Vitta Residencial!