Aproveite o ano novo e organize o seu guarda-roupa!

Um novo ano se inicia, com ele muitos planos são feitos para os 365 dias de conquistas e objetivos a serem alcançados. O começo do ano também é sinônimo de organização, pode ser da casa, do trabalh...

Um novo ano se inicia, com ele muitos planos são feitos para os 365 dias de conquistas e objetivos a serem alcançados. O começo do ano também é sinônimo de organização, pode ser da casa, do trabalho e das ideias a serem colocadas em prática. Por isso, nada melhor que iniciar 2020 com a organização do seu lar e arrumar cada coisa no seu devido lugar.

Que tal começar a organização pelo seu guarda-roupa, para ter aquela sensação de alívio ao se livrar de coisas que já não lhe servem mais ou mesmo que estão paradas no armário há um bom tempo e você até se esqueceu? Sabe aquela blusinha que era praticamente um uniforme há alguns anos atrás e agora não combina mais com seu estilo? Então, pode ser que sirva para outras pessoas.

Neste post vamos te dar dicas de como organizar o seu guarda-roupa de forma prática e que lhe dará mais espaço para peças novas ou mesmo aproveitar melhor o que tem no armário.

1. Tire todas as peças do lugar

Primeiramente é necessário esvaziar o seu guarda-roupa e limpá-lo por dentro. Comece pelas gavetas de roupa íntima e pijamas, nesse processo já tire tudo que precisa ser descartado. Depois é hora de tirar tudo que está pendurado em cabides e dobrado em prateleiras.

Para a limpeza do guarda-roupa não utilize produtos que possam deixar as roupas com odores, pois podem lhe causar uma alergia, passe apenas um pano úmido e espere secar.

2. Separe as peças em categorias

Com todas as roupas fora do armário, agora é hora de verificar o que irá voltar pra dentro e o que irá sair definitivamente do seu guarda-roupa. Para facilitar o processo, que as vezes pode ser indeciso, separe as roupas em 3 categorias:

DESAPEGO

Coloque tudo o que você não usa há mais de um ano e o que não serve mais para você. Nesse processo seja bem sincera, se você não usou a peça até agora, dificilmente irá utilizá-la novamente.

REPARO

No segundo monte, coloque roupas para reparo. Sabe aquela calça que quebrou o zíper ou a blusinha que descosturou a alça? Separe tudo dessa categoria e leve a alguma costureira de sua confiança. Aqui também vale as peças para transformação: o vestido longo que ficaria lindo mais curtinho ou a calça que pode virar um short customizado, assim você garante peças novas sem gastar quase nada.

MANTER

Aqui são as peças que você usa constantemente, que lhe caem bem ou que tem algum apego sentimental, essas irão voltar para o guarda-roupa. Uma dica aqui é: antes de guardar tudo, prove as roupas para ver as diferentes combinações entre elas e tire foto dos looks, assim, quando for sair já tem em mente o que pode usar.

3. Organize as peças por cores

Para facilitar suas escolhas quando for se vestir, organize suas peças por cores, assim, é possível visualizar todas as opções que combinam entre si e até mesmo as peças parecidas que você possui. Além de organizar por cores é interessante organizar por tipos também. Coloque as blusas que possam ser dobradas em uma gaveta, os shorts e saias em gavetas ou prateleiras, pendure as calças, blusas de tecidos finos, vestidos e camisas.

4. Guarde separadamente as roupas de inverno

Com esse calor é difícil utilizar as roupas de inverno, certo? Uma solução para não as empoeirar e nem ocupar muito espaço no guarda roupa é guardar as peças de frio em sacos ou sacolas, assim você poderá colocar no maleiro ou em alguma parte específica do armário e voltar a utilizá-las quando chegar o inverno novamente.

5. Utilize caixas

Outra parte importante do guarda-roupa, são cintos, bolsas, perfumes, sapatos e acessórios, esses também merecem uma devida atenção. Que tal guardar os itens menores em caixas organizadoras? É uma forma de mantê-los sempre no mesmo lugar, além de ser um objeto de decoração no seu guarda-roupa ou até no quarto.

Os perfumes você pode colocar em bandejas, junto com desodorantes e cremes. Já os sapatos devem sem limpos previamente e separados em categorias para doação, descarte e manter.

6. Doe as roupas ou troque com as amigas

Uma das pilhas de roupas que você separou são as que não usa ou não servem mais, lembra?

Então tenho uma dica para você: junte um dia e troque as roupas que não usa mais com suas amigas ou mesmo doe as roupas para alguma instituição de sua cidade. Também existe a opção de vender suas peças em bazares de roupas usadas, assim você garante um dinheiro extra.

7. Finalize a organização com um toque seu!

Suas roupas e acessórios estão organizados, agora seu guarda-roupa até parece outro. Que tal para finalizar, colocar um “cheirinho” nele? Você pode fazer saquinhos com seu sabonete preferido ou comprar produtos específicos para isso.

Gostou do post? Então aproveite e veja como organizar seu ambiente com prateleiras.

 

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também