10 passos para você realizar as suas resoluções de ano novo

Fim de ano chegando, época de fazer um balanço de tudo o que deu certo durante todos os meses, do que não foi tão legal assim, mas, principalmente, de projetar desejos para o ano novo que se aproxi...

Fim de ano chegando, época de fazer um balanço de tudo o que deu certo durante todos os meses, do que não foi tão legal assim, mas, principalmente, de projetar desejos para o ano novo que se aproxima. Pensando nisso, elaboramos uma lista com resoluções de ano novo para você se organizar e ter novas realizações.

Mas não se trata de qualquer lista! Vamos ajudá-lo a idealizar coisas possíveis, comprometer-se com elas e realizá-las, para que no balanço do ano que vem, você tenha muito mais conquistas.

Preparado para fazer sua lista de início de ano? Então, continue lendo e já comece a entrar no clima de renovações!

1. Pense em mudanças e melhorias que gostaria de fazer

O primeiro passo de uma lista de desejos e realizações é pensar no que você gostaria de ter ou fazer. Pode parecer bobagem, mas visualizar tudo que deseja pode muitas vezes causar um incomodo e, o querer mudar é o que lhe irá mover para suas conquistas.

Assim, o primeiro passo mesmo para começar a implementar mudanças é ser muito sincero consigo. Pense nas coisas que gostaria de ter, fazer, conquistar e coloque tudo em um papel. Não tenha medo de sonhar, mas saiba que a única pessoa que pode impedir a conquista desse sonho é você!

2. Estipule resoluções possíveis

Você já fez o exercício de avaliar sua vida, analisou o que deseja e, agora vai elaborar a sua lista. Mas antes, a nossa segunda dica vai ajudá-lo a ter mais sucesso na realização dos seus objetivos: estabeleça resoluções possíveis.

Não adianta pensar em comprar algo de grande valor em curto prazo, por exemplo, se sua vida financeira está completamente desorganizada e você cheio de dívidas. Pense inicialmente em se organizar monetariamente, guardar dinheiro e aí sim planejar a compra.

3. Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo

Outro jeito de evitar frustrações é estipular metas a curto, médio e longo prazo. Escreva coisas curtas e fáceis de realizar, coisas que estão à mão, mas que você não realiza por preguiça ou procrastinação. Metas de médio prazo, que são realizações um pouco mais complexas, demoradas, mas completamente possíveis e, por fim, metas a longo prazo. Essas, em geral, são mais trabalhosas, envolvem tempo e dinheiro, mas também são as mais saborosas quando realizadas.

Organizando-se assim, você terá sempre uma conquista, vai sentir-se mais confiante para chegar às metas mais difíceis e terá muito mais realizações do que promessas não cumpridas no ano que vem.

4. Observe a lista e reflita

Você pensou, elaborou, definiu metas a curto, médio e longo prazo e está quase batendo o martelo do que quer conquistar no ano que se aproxima. Mas, que tal fazer um balanço do que determinou? Observe sua lista e reflita: está realmente tudo lá? Você foi completamente honesto consigo mesmo? Escreveu coisas possíveis de ter em sua vida?

Se a maioria das respostas foi sim, vamos ao próximo passo. Caso contrário, que tal refletir um pouco mais sobre sua lista de desejos?

5. Desenvolva sistemas

Não basta só criar uma lista. O ideal é que você pense em sistemas e possibilidades para realizá-la. Que mecanismos ou ações você precisa para conquistar o que deseja? Tem que gastar menos para juntar dinheiro, por exemplo?

Faça um plano para isso! Corte algo supérfluo, economize, vá anotando quanto tem, suas despesas e quanto falta para chegar ao seu objetivo, e tenha a sensação de estar realizando! Fazendo algo real e concreto para si.

6. Defina uma programação

Às vezes, para se chegar a uma meta, temos que percorrer um caminho mais longo, pois demanda mais atenção e dedicação para tal. Se esse for o seu caso, desenvolva uma programação para chegar a ela, sem esquecer-se de outras conquistas. Vale anotar no celular, na agenda ou em bilhetinhos para não se esquecer e lembre-se sempre de organizar sua rotina para cumprir o que quer.

Lembre-se: a ideia é realizar de verdade sua lista toda. Sem fugas ou enrolação.

7. Comece a seguir o plano

Você tem uma lista, um plano para chegar lá e objetivos claros e possíveis para realizar? O que falta? Começar! Não enrole, não crie obstáculos para adiar seus projetos. Comece já!

E pense: quanto mais rápido realizar seu primeiro objetivo, mais animado e empolgado em seguir adiante você se sentirá!

8. Lembre-se dos objetivos

Mesmo que uma meta esteja mais difícil de alcançar, ou levando mais tempo do que o previsto, lembre-se sempre dela. Tenha sempre seus objetivos em mente.

Não deixe sua lista de resoluções de ano novo guardada em uma gaveta. Faça com que ela seja algo real, presente e que esteja sempre com você nos seus pensamentos e ações.

Você caminha para alcançar suas metas e ser uma pessoa mais feliz.

 9. Faça acontecer

Algumas circunstâncias não dependem de você, é preciso esperar tempo, situações datadas ou coisas assim. Mas o que não tiver esse tipo de característica deve ser colocado em prática imediatamente. Siga os planos e sistemas determinados para que suas metas sejam alcançadas. Faça acontecer já!

10. Recompense-se

Às vezes, para se chegar a um objetivo, alguns sacrifícios precisam ser feitos. Então, quando concluir a uma idealização, comemore. Se presenteie, pois valeu a pena se esforçar para ter o que planejou. Mas, nunca se esqueça de ser sempre sincero, focado e determinado consigo mesmo e com suas metas.

Como vimos, elaborar uma lista com resoluções de ano novo não é difícil. Mas fazer com que ela seja real e possível de ser realizada, requer comprometimento.

Assim, na hora de fazer sua lista, seja completamente honesto com você, com metas que realmente deseja alcançar. Estabeleça ainda pontos para se atingir a curto, médio e longo prazo para que você tenha sempre conquistas a celebrar e fique motivado para os objetivos maiores.

Agora que já sabe como elaborar uma lista com resoluções de ano novo, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você recebe em primeira mão outros conteúdos como este que acabou de ler! E o melhor: diretamente no seu e-mail!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também