É normal e até recomendado que todos os anos definimos metas e objetivos a serem alcançados ao longo dos 12 meses, não é? Entretanto, nem sempre possuímos organização, planejamento e dinheiro para realizá-los. Dessa forma, as conquistas podem demorar mais tempo para acontecer. Por isso, se você deseja aproveitar melhor seu dinheiro extra nesse fim de ano, confira nossas dicas de como utilizar melhor seu 13º salário!
Faça uma lista de suas prioridades para o planejamento do 13º salário
Primeiramente, é preciso criar uma lista de prioridades para o planejamento do 13º salário sair como o esperado. Dessa forma, é possível visualizar quais são todas as suas prioridades para utilizar melhor seu dinheiro, além de evitar gastar esse dinheiro extra com itens supérfluos e que causam arrependimentos no futuro.
Prepare-se para as contas do início do ano
Mesmo que exista uma certa empolgação com o dinheiro extra do 13º salário, não podemos esquecer que o começo de ano sempre há diversas contas que devem ser pagas. Assim, mesmo que você queira utilizar uma parte desse dinheiro, lembre-se de poupar dinheiro para quitar as contas do início do ano, como IPTU, IPVA, matrículas em escolas ou faculdades, material escolar, entre outras contas que devem ser pagas nos primeiros meses do ano.
Ao guardar seu 13º salário para o pagamento dessas contas, é possível ter muito mais tranquilidade e reserva financeira para realizar novas conquistas ao longo do ano.
Quite suas dívidas
Você tem dívidas? Então, quite suas pendências com o 13º salário, assim como acontece com o dinheiro do FGTS, que também pode ser utilizado para essa finalidade. Essa dica é essencial para quem utiliza o limite do cheque especial, empréstimo pessoal, entre outras dívidas que possuem juros, pois há abatimento no valor das parcelas com o pagamento antecipado. O ideal é verificar as dívidas que possuem as taxas de juros mais altas e priorizar o pagamento delas primeiro.
Invista em educação financeira
A educação financeira é essencial para quem deseja viver com mais tranquilidade e conquistar objetivos, como a compra de um imóvel, veículo, ou outro bem durável e importante. Assim, aproveite esse dinheiro extra e invista em cursos, livros e outras opções que façam você ter mais consciência sobre as melhores formas de gastar e economizar seu dinheiro.
Pense no seu futuro
Uma ótima forma de utilizar bem o dinheiro extra ganho no fim do ano é pensar no futuro, assim, fazer investimentos para que você tenha mais dinheiro no futuro é uma boa escolha para destinar uma parte de sua verba nessa época do ano.
Ter uma previdência privada, investir em títulos públicos ou até mesmo guardar seu dinheiro na poupança são boas formas de garantir um futuro mais tranquilo e a realização de conquistas que podem dar mais estabilidade e segurança para você e sua família.
Gaste com consciência
Gastar o seu 13º salário não é um problema, mas é preciso utilizar com consciência esse dinheiro extra. Ter educação financeira ajuda a não ficar com dívidas de compras desnecessárias e supérfluas, mas que causam grande impacto na sua vida financeira e no adiamento das suas conquistas.
Dê entrada em um imóvel
O investimento em imóveis é algo vantajoso, seja para morar, alugar ou vender no futuro. Assim, se você deseja conquistar um imóvel nos próximos meses, o ideal é fazer o planejamento do 13º salário e utilizar uma parte dele para complementar ou dar entrada no imóvel desejado.
O financiamento bancário é uma forma prática de comprar um imóvel, porém, é preciso ter um valor de entrada, que pode variar conforme o tipo do imóvel. Ao ter uma boa quantia para dar entrada no imóvel, você consegue melhores condições no financiamento, parcelas menores e juros reduzidos.
Trace objetivos
Segundo diversos especialistas financeiros, pior do que não economizar e guardar dinheiro, é fazer tudo isso, mas sem ter objetivos bem definidos. As pessoas focam mais em alcançar algo quando objetivos e metas são bem definidos, assim guardar dinheiro não se torna apenas uma obrigação, algo que todos devem fazer, mas sim a possibilidade de conquistar bens e uma vida que você deseja.
Primeiramente, é preciso saber que você precisa poupar para realizar objetivos financeiros, defina os bens e conquistas que você deseja ter, o tempo para realizar e em quanto tempo quer alcançá-las. Assim, verifique quanto é necessário economizar mensalmente para que esses objetivos sejam concluídos.
Utilize o planejamento do 13º salário para diminuir o tempo que precisa economizar e conseguir comprar os bens ou realizar outros objetivos definidos. O ideal é ter metas de curto, médio e longo prazo, assim você pode ter mais motivação para bater cada uma das metas definidas e ficar ainda mais perto dos objetivos traçados.
Pesquise bastante antes de fazer grandes compras
Mesmo com o dinheiro extra, não é recomendado comprar por impulso ou sem pesquisar as melhores ofertas. Atualmente, as empresas estão bastante competitivas, pois muitas oferecem produtos iguais ou similares, mas com qualidade e preços bem diferentes.
A pesquisa de preços e qualidade dos bens e produtos que você quer adquirir é essencial para utilizar bem seus recursos financeiros. Ao contrário de compras pequenas, bens mais caros devem passar por uma boa pesquisa antes de serem adquiridos, pois a diferença pode impactar bastante o orçamento e a possibilidade de obter outras conquistas com a economia de dinheiro que uma boa pesquisa de preços oferece.
Seja solidário
Final de ano é uma época de reflexão e que todos devem organizar a vida para o próximo ano, mas sem esquecer que outras pessoas também precisam da nossa solidariedade, ainda mais no período de festas e confraternizações.
O planejamento do 13º salário também pode incluir ajudar instituições de caridade, famílias em condições menos favorecidas e projetos de natal, que tenham como objetivo fazer um fim de ano melhor para toda a comunidade.
Gostou das dicas para o melhor planejamento do 13º salário? Então, se quiser ficar por dentro das novidades e conteúdos relacionados, acompanhe sempre o blog da Vitta Residencial e siga nossas redes sociais!