como fazer penteadeira

Como escolher a melhor penteadeira para você?

Quando pensamos na decoração do local em que vivemos, o mais recomendável é focar em soluções que consigam unir beleza e sustentabilidade, não é mesmo? Afinal, o estilo de vida atual é dinâmico e n...

Quando pensamos na decoração do local em que vivemos, o mais recomendável é focar em soluções que consigam unir beleza e sustentabilidade, não é mesmo? Afinal, o estilo de vida atual é dinâmico e nem sempre temos dinheiro sobrando para gastar. Por isso, preparamos este post ensinando qual é o melhor modelo de penteadeira para você.

Esse é um recurso muito interessante e que pode ajudar na rotina, sendo uma peça decorativa que confere um ar todo especial para o ambiente. Como se não bastasse, facilita o dia a dia, ajudando na aplicação de maquiagem ou naquela ajeitada rápida no cabelo antes de ir para o trabalho.

Afinal, o que é uma penteadeira?

A penteadeira é um móvel tradicional, cuja origem data do século XV, mas que faz sucesso até os dias de hoje. A sua função primordial está relacionada com a organização de alguns itens de beleza e o fato de ser um local para que as pessoas possam se arrumar. Por isso, acaba sendo uma espécie de camarim particular.

Existem diferentes modelos e versões, mas o mais comum tem um bom espelho e alguns locais para o armazenamento de acessórios e produtos de cuidado pessoal, como escovas, pentes, perfumes e maquiagem. Usualmente, embora isso não seja regra, as penteadeiras ficam no quarto ou até mesmo no closet.

Quais os benefícios de ter esse móvel?

Ter uma penteadeira traz numerosos benefícios para os moradores do local, como a organização de alguns itens e não é à toa que ela é popular há tantos séculos. Antes de mais nada, vale ressaltar que com uma escolha adequada do modelo e das características visuais do móvel, ele pode ser um incrível artigo de decoração para sua casa ou apartamento.

Além disso, não dá para negar que uma penteadeira instiga os cuidados pessoais, tendo em vista que facilita um momento exclusivo na frente do espelho, preparando a maquiagem, arrumando o cabelo e cuidando da pele. É um cantinho especial, que representa um mimo individual e proporciona um pouco de paz diante de tanta correria.

Quais os tipos de penteadeira?

Agora que você já entendeu melhor o que é uma penteadeira e viu que esse tipo de mobília pode proporcionar numerosos benefícios para a sua rotina, chegou a hora de descobrir quais são os modelos e tipos disponíveis, de forma a escolher a melhor opção para as suas necessidades. Confira!

Penteadeira clássica

A penteadeira clássica é aquela que se assemelha bastante ao modelo usado desde o século XV. É um móvel de peça única, feito de madeira, com um grande espelho fixo na parte superior e uma bancada com diversas gavetas mais abaixo. Geralmente, há um banco ou banqueta com estofamento como complemento.

Penteadeira camarim

A penteadeira camarim é uma versão mais moderna e, como o próprio nome já diz, tem sua inspiração em modelos utilizados por artistas em teatros, cinemas ou sets de filmagem. Pode ter versões e tamanhos variados, mas sua característica mais marcante está no espelho acompanhado de um conjunto de luzes, que iluminam o momento do seu uso.

Penteadeira suspensa

A penteadeira suspensa veio com as demandas dos estilos de decoração mais modernos. É uma opção perfeita para quem não tem muito espaço, já que o espelho pode ser fixado à parede e o resto do móvel pode ficar separado, com uma mesa ou escrivaninha logo abaixo. Como no modelo camarim, você pode acoplar luzes nas laterais ou no alto.

Como escolher a ideal?

Pronto! Você já está por dentro da história, dos benefícios e dos principais modelos de penteadeira. Agora é só seguir algumas dicas para escolher a sua!

Confira o espaço disponível

O primeiro passo para ter uma penteadeira no seu imóvel é conferir o espaço disponível no quarto ou até mesmo na sala. Isso deve ajudar a direcionar não apenas o modelo, mas também o tamanho e outras características. Se você reside em propriedades com menos metragem, como apartamentos ou flats, isso pode ser ainda mais importante.

Analise o que realmente cabe em seu quarto, caso você deseje colocar o móvel ali. Por vezes, um pequeno vão na lateral do armário já pode ser suficiente para a versão suspensa. Outra alternativa é tomar as medidas e procurar uma empresa que faça mobília sob medida.

Escolha o espelho e o banco

Se você é fã de móveis clássicos e optou pelo modelo tradicional, ele já virá com todos os itens e você precisará observá-los em conjunto na hora da compra. Por outro lado, se você quer montar a sua penteadeira, você deve analisar cada item separadamente, de forma que eles sejam não apenas bonitos, mas também funcionais.

O banco ou banqueta deve ser aconchegante, para tornar o seu momento de cuidados ainda mais especial. Pufes não são muito recomendáveis, já que podem não oferecer o suporte necessário. Um bom espelho também é imprescindível e, de acordo com sua preferência, você pode escolher molduras vintage ou fazer a pintura em tons mais contemporâneos.

Aposte em uma boa iluminação

Por fim, você deve caprichar na iluminação. É preciso que o espelho fique bastante nítido, de forma que as cores e detalhes sejam facilmente visualizados e a aplicação dos produtos ocorra de maneira precisa. Colocar a penteadeira próxima à janela é uma boa ideia para quem se arruma para sair todas as manhãs.

Uma outra dica é escolher uma que seja funcional e que você possa utilizar tanto como penteadeira, quanto como escrivaninha. No mercado, há várias opções desse estilo e muitas com preços super acessíveis.

Após ler este post, você já sabe como escolher a melhor penteadeira para você. Depois, é só deixar tudo organizado, colocando divisórias nas gavetas ou utilizando caixas etiquetadas, excelentes para maquiagens, acessórios e produtos diversos.

Gostou das dicas para escolher sua penteadeira? Então, não deixe de seguir os perfis da Vitta Residencial nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também