Manter todos os itens da sua cozinha organizados e bem acessíveis parece ser uma tarefa muito difícil, certo? Pode até ser um pouco demorado arrumar tudo em cada lugar, saber o que vai junto e o que vai separado, mas no final vale a pena.
Consegue imaginar tudo certinho e fácil de ser encontrado, sem mais panelas caindo, copos que não cabem nos armários e gavetas cheias de utensílios que você não utiliza mais. Pensa comigo, a cozinha é um dos cômodos mais utilizados de qualquer lar e todos os moradores usam. Então, deixar tudo organizado facilita a vida de todos e pode evitar que você perca tempo procurando uma espátula na gaveta de potes.
O objetivo da Vitta Residencial é que você sempre tenha felicidade e comodidade no seu lar, aproveitando mais o seu tempo com a família. Por isso, preparamos esse artigo com algumas dicas simples (mas de ouro) de como você pode organizar os armários e gavetas da sua cozinha. Mas lembre-se, arrumar tudo leva tempo e muita paciência. Coloque um som, uma roupa confortável e mãos à obra!
Escolha um padrão
Antes de começar o processo de arrumação é preciso entender a sua cozinha. Saiba quais os objetos mais serão utilizados e qual a posição fica mais funcional e confortável para você. Pense no que mais usa para cozinhar. Conjuntos de facas, tábuas, colheres de madeira, espátulas, temperos, essas coisas precisam ser de fácil alcance. É recomendado que sejam colocadas nas gavetas superiores dos armários, sempre perto. Obter um suporte de parede para colocar potes de temperos e utensílios pode ser uma boa alternativa, já que tudo o que você mais usa estará sempre à vista.
Utensílios de cozinha que têm um menor uso, como batedeira, pode ser dispostos em locais mais altos. Sabe aquela última porta do armário que você precisa subir nas pontas dos pés pra alcançar? Ela pode ser uma opção para que eletrodomésticos com menor frequência de uso sejam guardados. Se você usa bastante a fritadeira elétrica, o liquidificador e o espremedor de laranja é importante que eles estejam prateleiras ou nichos mais baixos, afinal você não vai querer fazer ginástica a cada vez que precisar deles, não é?
Ao decidir o que vai ser guardado em cada espaço, como vai ser a dinâmica dos utensílios em relação ao uso diário, você pode começar retirando tudo dos armários e os colocando na pia ou sobre a bancada. Assim, você terá uma visão ampla de todos os espaços disponíveis para a organização. Esse é o momento perfeito para você separar o que ainda utiliza, o que está quebrado e o que pode ser doado. Se algo não é mais útil para você, ele pode ser para outra pessoa, busque instituições e brechós que aceitam doações.
Limpe bem antes de reorganizar
Com todos os itens fora dos armários, é hora de fazer uma boa limpeza. Com o acúmulo de alimentos em um mesmo lugar, por muito tempo, é normal ter resquícios e farelos espalhados. A nossa dica é que você limpe com um pano úmido, embebido álcool, querosene e até mesmo vinagre. Após passar um pano bem molhado – e com um pouco de produto – em cada cantinho, passe um pano seco para retirar todo o excesso e o cheiro mais forte. Não aplique o produto direto nos seus armários! E não utilize produtos em excesso para não danificar.
Enquanto as gavetas e prateleiras estão terminando de secar, você pode começar a separar as suas coisas. Sabendo onde elas vão ser dispostas, divida por categoria, por exemplo: junte todos os potes com tampa em um único lugar e coloque uns dentro dos outros (do menor para o maior). Fazendo isso, você vai ter espaço a mais na hora de guardar tudo. Aproveite e veja se tem algum que está rachado ou que perdeu a tampa misteriosamente e nunca mais achou.
Agora é a hora de organizar
Você já sabe onde cada coisa vai ser guardada, cada grupo está separado, já está com todos os armários limpos e secos. Então pode começar a colocar a mão na massa.
Os talheres do dia-a-dia e os utensílios para cozinhar e servir devem ser organizados na primeira e segunda gavetas. Afinal, eles são utilizados diariamente e precisam ser fáceis de encontrar. Se a sua gaveta não vier com um separador, você pode colocar algum de acrílico ou MDF, são ótimos para manter tudo organizado. Ainda se tiver uma gaveta sobrando, use ela para deixar os panos de prato para que fique de fácil acesso enquanto cozinha.
Já os objetos de vidro como pratos, copos e refratários, devem estar localizados na parte superior do armário. Para que o alcance seja apenas dos adultos, produtos que podem quebrar e cortar, devem estar guardados em lugares que crianças não tenham fácil acesso. Veja o espaço que você tem disponível para a disposição eles, é possível guardá-los juntos e ainda manter uma distinção do lugar de cada um. Você pode colocar os pratos grandes rasos como base para os pratos fundos e em sua lateral deixe os pratos de sobremesa, como são muito utilizados, é importante ficarem perto.
As panelas podem ser colocadas na parte inferior dos armários – ou no meio, dependendo de como for a sua cozinha – e sua organização é mais simples. Para que você use melhor o seu espaço e saiba onde está cada uma das peças do seu jogo, pode empilhar as panelas uma dentro das outras. Assim, acabará usando o espaço que seria apenas para uma. As tampas podem ser colocadas em uma gaveta, ou até mesmo na lateral das panelas. Não se esqueça de deixar um lugar especial para a panela de pressão, pois é ela quem costuma a usar mais espaço.
Não se esqueça dos alimentos
Na hora de guardar os alimentos é comum colocarmos um por cima do outro, mas e depois que abrir a embalagem? Costumamos ficar com vários saquinhos semi abertos dentro dos armários, todos espalhados. Isso ocupa muito espaço na hora de organizar as coisas e até dificulta achar o que está procurando. Para facilitar, você pode optar por potes de acrílico ou inox, podem ser de tamanhos e cores diferentes, existem diversos jogos prontos para todos os gostos.
Quando for separar os alimentos em potes, priorize os grãos e os secos, como: arroz, feijão, farinha, café, açúcar, fubá, pipoca e outros na mesma linha. Para ter mais espaço na parte interior dos seus armários, você pode dispor esses alimentos na parte de cima do seu balcão. Além de ter mais amplitude para outras coisas, ainda tem um toque decorativo a mais em sua cozinha. Evite deixá-los em locais com muita incidência solar ou fonte de calor, pois pode acabar estragando os alimentos.
Viu? É possível organizar a sua cozinha em poucos passos e deixar o ambiente ainda mais funcional para você e sua família.