Franca: 196 anos de tradição, calçados e cultura

Há exatos 196 anos, no nordeste do estado de São Paulo, a pequena freguesia de Franca ganhava o título de cidade. Desde então, a data de 28 de novembro é celebrada pelos moradores e visitantes. E n...

Há exatos 196 anos, no nordeste do estado de São Paulo, a pequena freguesia de Franca ganhava o título de cidade. Desde então, a data de 28 de novembro é celebrada pelos moradores e visitantes. E no ano de 2020, mesmo diante das atuais circunstâncias, não poderia ser diferente!

Para comemorarmos mais um ano de história junto aos francanos, separamos neste post um pouco mais sobre a cidade. Prepare o cafezinho e venha desfrutar dessa boa narrativa com a gente!

Um pouco da história de Franca

Em meados de 1722, Anhanguera II construiu o “Caminho de Goiás”, que ligava a cidade de São Paulo até as minas de ouro de Goiás. Naquela época, as minas pertenciam à Capitania de São Paulo.

Com o alto número de viagens que precisavam ser feitos e, também, por conta da distância, os viajantes costumavam parar para descansar em pousos de tropeiros. Um deles, deu origem à cidade de Franca e era chamado de “Pouso dos Bagres”.

No ano de 1779, centenas de pessoas já faziam do pouso sua moradia, o qual pertencia à Vila de Mogi Mirim. Em 1804, o capitão Hipólito Pinheiro assumiu o comando do distrito.

No início do século XIX tivemos a criação da primeira capela, benzida pelo padre Joaquim Martins Rodrigues. Posteriormente, mineiros e goianos juntaram-se à população por incentivo do governador-geral da Capitania de São Paulo, António José da Franca e Horta – origem do nome atual da cidade.

Os pioneiros que então chegaram ao local reivindicaram ao governador-geral do Brasil a criação de uma freguesia. Afinal, a mais próxima era Mogi Mirim, a muito quilômetros de distância. Então, em 3 de dezembro de 1805 foi criada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Franca.

Mas, apenas em 1821 a Vila Franca Del Rey foi criada e, em 28 de novembro de 1824, foi instalada. Com a independência do Brasil, passou a se chamar Vila Franca do Imperador, uma homenagem a D. Pedro I.

Franca foi elevada à categoria de cidade em 24 de abril de 1856.

Capital do calçado

Mesmo que o cultivo de café seja muito forte e reconhecido na região, a cidade se destaca por outro setor: os calçados.

Você sabia que Franca é a maior produtora de calçados masculinos não só do Brasil, mas sim da América Latina? Isso mesmo. Hoje em dia existem mais de cem fábricas que garantem a economia na área calçadista na cidade. O polo industrial reúne desde empresas multinacionais como de pequeno e médio porte.

E grande parte da produção dos calçados é destinada à exportação. Os sapatos fabricados pelas mãos francanas chegam em diversas partes do mundo. Alguns exemplos são EUA, países da América Latina, Ásia e Europa.

Não é à toa que os calçados fabricados na cidade são referência mundial em conforto, qualidade, tecnologia, design e inovação. É para poucos!

Isso faz com que a cidade seja ponto turístico no estado de São Paulo. O Shopping do Calçado de Franca foi inaugurado em 1997 com diversas lojas com produtos a preço de fábrica. E isso se estende até hoje para alguns produtores.

Em 2012, a cidade de Franca ganhou oficialmente o selo de Capital Nacional do Calçado Masculino de Couro. E, desde então, os calçados produzidos na cidade ganharam o selo de identificação atestando a qualidade dos produtos e dificultando a falsificação dos mesmos.

Morar em Franca

Franca é muito mais do que a capital do calçado, como dissemos no tópico anterior. Caso esteja pensando em se mudar para a cidade, é preciso, primeiramente, conhecer os melhores bairros para se morar.

Mas, o principal é conhecer alguns fatos importantes. Afinal, Franca é uma das pouquíssimas cidades do Brasil que possui 100% de água e esgoto tratados. O fato deu destaque à cidade, a qual alterna entre as 3 primeiras colocações em saneamento básico do ranking nacional há anos.

Além disso, 100% dos bairros contam com ruas asfaltadas. Qualidade de vida garantida com poucas informações, não é?

E outra qualidade reconhecida em Franca é a educação. A cidade conta com importantes instituições de ensino técnico e superior. Uma delas é a UNESP, a qual mantém cursos de graduação Direito, História, Relações Internacionais e Serviço Social; Mestrado em Direito; Mestrado e Doutorado em História e Serviço Social.

Outra universidade de destaque na cidade é a Faculdade de Direito de Franca. A instituição é portadora do Selo “OAB Recomenda”, da Ordem dos Advogados do Brasil. E o mais importante: está entre as melhores faculdades de Direito do país.

Vitta em Franca

Pelo que conhecemos até agora, Franca é uma excelente cidade para se morar. E o melhor de tudo, a Vitta Residencial também faz parte dessa história. Estamos na cidade desde 2018 realizando o sonho de centenas de famílias com nossos empreendimentos.

O mais novo lançamento é o Lisittà Residence, um condomínio com a qualidade Vitta que você já conhece. Complexo aquático completo, churrasqueira, espaço fitness, pomar e muito mais. É ou não é o lugar perfeito para morar com a sua família?

Entre em contato com um de nossos consultores pelo WhatsApp Vitta e tire todas as suas dúvidas. Temos certeza que Franca é o lugar para você.

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também