Home Office: saiba como organizar sua rotina para o trabalho

O home office oferece muitas vantagens, mas também desafios, não é mesmo? Por isso, confira como organizar sua rotina em casa para o trabalho!

Com profissões cada vez mais flexíveis, o trabalho em casa (home office) ganha cada vez mais adeptos no mundo todo. Essa é uma tendência que favorece muito o dia a dia do trabalhador, não é? Entretanto, o home office é um facilitador de distrações e, para que isso não aconteça, algumas práticas devem ser inseridas na rotina diária.

Você trabalha ou pretende trabalhar home office? Então confira como organizar sua rotina em casa para o trabalho!

10 dicas de como organizar sua rotina home office

A melhor forma de ter mais produtividade no trabalho home office é colocar algumas práticas em sua rotina. Assim, confira 10 dicas que separamos para você se organizar melhor e ter mais produtividade trabalhando no seu lar.

1. Organize sua rotina diária

Trabalhar demais no home office é algo comum, mas para que isso não aconteça, é preciso organizar a sua rotina de trabalho.

Assim como trabalhar em um escritório, a rotina home office precisa ter um horário bem definido, evitando desgaste físico e mental. Definir a quantidade de horas de trabalho diário é essencial para não trabalhar demais e nem de menos.

Tenha também horários bem definidos para acordar, tomar café da manhã, começar o trabalho, almoçar e fazer pausas.

2. Diminua as distrações

Sem dúvida, o home office oferece muitas vantagens, mas um dos grandes desafios para quem trabalha em casa são as distrações. Evitar ao máximo essas distrações permite ter mais produtividade e tranquilidade nessa modalidade de trabalho.

Por isso, evite utilizar redes sociais, mensagens de textos ou qualquer outra distração que tire o seu foco das atividades que precisa desenvolver ao longo do dia.

3. Faça intervalos

Faça intervalos durante a rotina de trabalho em sua residência. Descanse alguns minutos, converse com alguém, vá ao banheiro, beba água, levante e alongue os dedos, pescoço e pernas para tirar a tensão de ficar por muito tempo na mesma posição.

Ter pequenos intervalos ao longo do dia ajuda a ter mais ânimo e tranquilidade para evitar distrações e o cansaço.

4. Mude o ambiente

Trabalhar em casa pode ser monótono, para melhorar isso, você pode investir na mudança do ambiente de trabalho. De vez em quando mude os móveis do lugar, ou trabalhe em outro cômodo e fique mais à vontade e renovado trabalhando em um lugar “novo”. Você pode também mudar a decoração do seu cantinho de trabalho, por exemplo, investindo em um papel de parede novo, quadros, prateleiras e acessórios diferentes para o trabalho.

5. Trabalhe em outros locais esporadicamente

Se o seu trabalho permite que você faça suas atividades em qualquer ambiente, então saia de casa às vezes e tenha mais inspirações para realizar suas atividades. Diversos estabelecimentos permitem que você trabalhe com seu notebook, por exemplo. Uma ideia é ir em cafés, parques e outros locais que tenha estrutura razoável para trabalhar.

Além do mais, você também pode buscar um coworking para trabalhar de vez em quando. Esse local permite que você tenha um ambiente com boa estrutura de trabalho. Uma opção viável e que favorece quem trabalha home office é morar em um imóvel que ofereça esses espaços. É o caso da Vitta Residencial, que possui condomínios com ambiente coworking, como o UNA CARAMURU. O espaço é destinado para quem deseja estudar ou trabalhar, com mesas, cadeiras e internet apropriadas para tais atividades.

6. Cuide da sua alimentação

Um dos grandes riscos de trabalhar em casa é não se alimentar de forma saudável. Muitas empresas possuem refeitórios, onde servem café da manhã e almoço para seus colaboradores, outros possuem espaços para o preparo e aquecimento das refeições levadas ou oferecem vale refeição, permitindo que os colaboradores escolham onde querem almoçar, por exemplo.

Em contrapartida, quem trabalha na própria residência precisa se preocupar mais com o que ou onde almoçar. Por isso, é essencial organizar também a sua rotina alimentar em casa, evitando se alimentar com fast food e outros alimentos prejudiciais à saúde.

Assim, tenha sempre alimentos saudáveis, em sua geladeira e, sempre que possível, prepare suas refeições com antecedência. Que tal organizar um cardápio semanal ou fazer pequenas marmitas para a semana? Com isso você economiza o tempo de ter que cozinhar todos os dias.

Lembre-se também de definir os horários das suas refeições, isso permite que você consiga se alimentar com tranquilidade.

7. Não trabalhe na cama

Pode parecer cômodo trabalhar na cama, mas esse hábito é nocivo, pois além de trabalhar mais do que deveria, isso também pode prejudicar sua saúde a longo prazo. Além de ser tentador dar uma cochilada a qualquer momento. Por isso, invista em móveis que lhe trarão mais produtividade e concentração.

A mesa de trabalho e cadeira própria possuem o tamanho adequado para você realizar suas atividades, que evitam causar dores nas articulações e outros problemas de saúde.

8. Organize uma escrivaninha ou mesa destinada para o trabalho

Ter uma escrivaninha ou mesa de trabalho é recomendado para quem faz home office, pois trabalhar em mesas que não são próprias ou em qualquer lugar cria um desconforto e procrastinação das tarefas que devem ser realizadas.

A sua mesa de trabalho deve estar sempre em local bem ventilado, com boa luminosidade e longe de incômodos ou barulhos.

9. Explique para os parentes que home office não é folga

Quem trabalha em casa sabe das dificuldades dos parentes, amigos e outras pessoas de entenderem essa forma de trabalho.

Portanto, para evitar problemas e incômodos é preciso ter uma conversa séria com sua família e amigos. Dessa forma, esclareça que você não está em casa disponível a todo momento, que eles precisam respeitar seu horário de trabalho, evitando incomodá-lo durante esse período.

10. Não faça outras atividades no horário de trabalho

Uma das tentações do home office é fazer outras atividades que não são relacionadas ao trabalho. Pode até parecer razoável realizar afazeres domésticos, sair para resolver pendências e fazer outras atividades que não estão relacionadas ao trabalho.

Mas, esse hábito facilita a procrastinação de atividades de trabalho, diminui a produtividade e dificulta o foco durante as tarefas. Para evitar isso, tenha dias e horários bem definidos para resolver pendências fora de casa.

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