7 dicas para acertar na compra de móveis usados

Ao nos mudarmos para outro imóvel, queremos que nosso cantinho fique confortável, bonito e com a nossa cara, não é mesmo? Se você também deseja isso e ainda sente a necessidade de economizar, saiba...

Ao nos mudarmos para outro imóvel, queremos que nosso cantinho fique confortável, bonito e com a nossa cara, não é mesmo? Se você também deseja isso e ainda sente a necessidade de economizar, saiba que utilizar móveis usados na decoração é uma excelente saída para montar ou renovar o lar.

Afinal, eles contam com preços muito mais acessíveis, dão um toque todo especial na composição do seu novo lar e ainda há a possibilidade de personalizá-los para que valorizem ainda mais sua decoração. Por isso, separamos neste post dicas valiosas para que você escolha bons itens. Acompanhe!

1. Siga um estilo de decoração

É incrível a variedade de móveis usados disponíveis para venda. Em meio a tantas opções, é bastante fácil encontrar verdadeiras relíquias e peças belíssimas. Contudo, o primeiro passo para não errar na escolha é definir qual o estilo de decoração que você pretende para o seu novo lar.

Há várias linhas a seguir, como decoração vintage, clássica, minimalista, clean, escandinava, rústica, entre outras. Cada uma delas conta com características particulares e os móveis são elementos fundamentais para a composição.

Por exemplo, o estilo minimalista requer móveis com linhas retas. Por sua vez, o rústico é composto de mobiliário geralmente feito em madeira e com imperfeições em seu acabamento. Pesquise e escolha o que mais tem a ver com o seu estilo de vida e com a aparência que pretende dar aos ambientes.

2. Analise o tamanho das peças

Após escolher o estilo dos móveis, é importante analisar o tamanho das peças. Então, meça bem as dimensões de cada cômodo e leve-as anotadas quando for escolher os móveis. Ou, ainda, tire as medidas das peças que gostou e verifique se caberão no ambiente. Móveis muito grandes comprometem a decoração e a circulação pelos cômodos.

Aliás, lembre-se de que é preciso deixar espaços suficientes para a passagem das pessoas e abertura de portas e gavetas. O recomendado é deixar no mínimo 60 cm ao redor dos móveis para garantir uma boa circulação dos moradores.

3. Observe o estado de conservação

Ao contrário do que muitos imaginam, os móveis usados não estão todos mal conservados. Há vários motivos pelos quais eles são vendidos. Em alguns casos, os antigos proprietários se mudaram para um lugar bem mais longe e o frete da mudança sairia mais caro que adquirir novos ou o imóvel novo é menor.

Ou, ainda, decidiram dar uma repaginada na decoração e optaram por um estilo no qual os móveis antigos não se encaixavam mais. Portanto, é perfeitamente possível encontrar móveis usados em muito bom estado, mas é preciso verificar sempre.

Sendo assim, examine pessoalmente com atenção cada peça e procure por defeitos e imperfeições. Vire-os para que consiga ver todos os lados e analise se os apoios estão bem firmes. Se tiver portas e gavetas, observe se estão funcionando corretamente.

Se tiver partes de metal, veja se estão enferrujadas e, no caso de móveis de madeira, examine para ver se há furinhos e pó característicos da presença de cupim.

4. Confira o conforto

Itens como camas, sofás, poltronas, bancos e cadeiras devem oferecer conforto, certo? Então, não deixe de experimentá-los sempre. Não basta analisar apenas o seu estado de conservação. Muitas vezes estão em ótimas condições, mas não são confortáveis e é justamente por isso que os antigos donos decidiram colocá-los à venda.

Ainda, no caso de colchões e móveis com estofados, como sofás, poltronas, cadeiras e puffes, um item que deve ser analisado com muita atenção é a higiene. Evite os que apresentam manchas. Além disso, lembre-se de que a sujeira fica acumulada nas fibras. Logo, colchões, estofados e almofadas devem estar cobertos com plástico na loja para evitar pó, umidade e mofo.

5. Verifique a possibilidade de escolher itens

Outro ponto importante a ser analisado é verificar se é possível escolher determinados itens. Geralmente, a loja conta com mais de uma unidade de um móvel, a exemplo de bancos, cadeiras e poltronas. Nesse caso, se você não necessitar de todo o jogo, observe quais deles estão mais conservados e negocie se é possível adquirir somente algumas peças.

Alguns itens podem não ter outras opções. A vantagem é que você terá uma peça totalmente exclusiva em sua decoração, basta corrigir os possíveis defeitos ou customizar, como veremos adiante.

6. Priorize o custo-benefício

Mesmo que haja alguns defeitos, há muitos casos em que a compra vale a pena, pois o preço compensa. Algumas imperfeições precisam apenas de poucos reparos, como uma pintura nova, um revestimento mais novo, colagem ou troca de algumas partes.

Ainda há a possibilidade de encontrar móveis de alta qualidade mas que, por serem usados, apresentam um preço bem inferior a um novo do mesmo modelo. Grande parte dos móveis antigos era confeccionada em madeira maciça, que assegura boa durabilidade, resistência e qualidade. Atualmente, uma peça nova feita em mesmo material tem um valor alto.

7. Considere a possibilidade de customização

Customizar é uma solução excelente para transformar um móvel usado em um item exclusivo, que se encaixa com perfeição na decoração do seu lar e com cara de novinho em folha. Solte a sua criatividade e personalize seus móveis.

Pinte com outras cores, revista com papel vinílico, troque o tecido dos estofados, substitua puxadores, enfim, faça alterações que deixarão o objeto com a sua cara e com muito estilo. Alguns móveis podem ser totalmente transformados, como um tampo de vidro novo em uma mesa de época, peças de pallet que podem se tornar um balcão, um rack, uma cabeceira de cama ou, até mesmo, um sofá.

Como você viu, é possível economizar na decoração e ainda assim fazer uma composição totalmente exclusiva para o seu lar. Siga atentamente as dicas que apresentamos ao longo deste post para não errar na escolha dos móveis usados, coloque em prática sua criatividade e aproveite o conforto e a beleza do seu novo cantinho.

Quer saber mais sobre decoração, cuidados com a casa e mercado imobiliário? Então, curta nossa página no Facebook para não perder nenhum dos melhores conteúdos sobre os temas!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também