moldura para espelho

Como fazer moldura para espelho? Não perca 7 ótimas ideias!

É muito legal poder customizar peças para aplicar na decoração do imóvel e agregar um toque de personalidade. Se você é daquelas pessoas que gosta do desafio presente nesse tipo de trabalho, saiba ...

É muito legal poder customizar peças para aplicar na decoração do imóvel e agregar um toque de personalidade. Se você é daquelas pessoas que gosta do desafio presente nesse tipo de trabalho, saiba que chegou ao lugar certo. Isso porque preparamos várias dicas de como fazer moldura para espelho.

Há opções com foco em diferentes estilos e materiais, ou seja, para todos os gostos. A ideia é valorizar ainda mais os objetos que usamos todos os dias, seja para conferir o próprio visual, seja para ampliar os cômodos com o efeito espelhado. E vamos combinar que um acabamento caprichado aumenta a qualidade de qualquer item, certo?

Continue a leitura e veja 7 ótimos modelos de moldura para se inspirar!

Como fazer moldura para espelho?

O estilo da moldura interfere na estética de um ambiente, por isso, deve estar de acordo com a imagem que você deseja transmitir. É uma peça que pode integrar o espelho à composição ou até mesmo deixá-lo em destaque por meio de contraste. Saiba como fazer diferentes modelos a seguir.

1. Cobertura de sisal

Começaremos com uma das formas mais simples de transformar as bordas de um espelho. Ela consiste em cobrir a moldura original por algum recurso que agregue texturas. Sugerimos o sisal justamente por ter um tom que combina com diferentes propostas decorativas e, claro, trazer rebarbas que adicionam relevos à superfície.

Após adquirir esse tipo de barbante, coloque um pouco de cola sobre a moldura e vá contornando ela com várias camadas de fios, até cobri-las por completo. Você pode seguir a mesma lógica e fazer moldura para espelho com uma corda de algodão. Inclusive, essa variação harmoniza bastante com os itens de macramê por apresentar a mesma matéria-prima de base.

2. Estilo camarim

Esse modelo exige um pouco mais de trabalho e um conjunto específico de materiais. Mas o esforço vale a pena para ter um espelho iluminado, que permita a produção de belas maquiagens e outras técnicas de autocuidado. Antes de tudo, certifique-se de escolher uma moldura mais larga e firme, como as de MDF.

O espaço entre as extremidades interna e externa deve ser suficiente para abrigar as lâmpadas. Neste caso, prefira os cordões de luzes que permitem acionar todos os pontos de uma só vez. Você posicionará o fio com as lâmpadas sobre a moldura e marcará os locais onde ficarão os buracos.

Depois, com uma furadeira, abra buracos do tamanho da base das luzes e vá dispondo as lâmpadas nesses locais. Em seguida, cole o cordão com fita adesiva na parte posterior da moldura e conecte as luzes em seus devidos lugares, rosqueando bem. Pronto, agora é só ligar e curtir a iluminação exclusiva!

3. Cesto aramado

Na dúvida de como fazer moldura para espelho com pegada moderna, aposte nos recipientes mais ousados. Sim, você pode transformar vasilhas e outras estruturas típicas de utensílios domésticos para criar uma peça única. A sugestão, aqui, é o cesto aramado no formato desejado: redondo, retangular, quadrado ou oval.

É importante que o modelo seja maior que o espelho para que sua base sirva de suporte para esse objeto. Também escolha uma versão com pouca profundidade, pois parte de sua altura ficará avançando no ambiente, a partir da parede. Com o cesto em mãos, é só pressionar o espelho até o fundo e fixá-lo nos arames com cola quente. Essa é uma opção para renovar cômodos a um baixo custo.

4. Conceito Adnet

Entre as dicas de como fazer moldura para espelho, uma estética vem ganhando destaque nas listas divulgadas pela internet. Você já deve ter visto-a por aí, compondo casas de influenciadores e áreas de exposição em eventos de arquitetura, decoração e design de interiores.

Trata-se do espelho Adnet, que recebeu esse nome em homenagem a seu criador. Ele tem visual simples e atemporal por não conter muitos detalhes. É apenas um modelo redondo coberto por uma fita de couro, que se eleva até o topo para pendurar a peça. Fica charmoso e traz um ar contemporâneo a qualquer recinto.

5. Tecido estampado

Se a pergunta é como fazer moldura para espelho divertida, que tal providenciar diferentes tecidos para forrar as bordas? Todo mundo tem alguma sobra em casa, seja em uma cor vibrante, seja em uma estampa alegre. De qualquer forma, você não precisará de tanta metragem para fazer o trabalho.

O bom é que se a moldura original for de madeira, por exemplo, dá para usar grampos para fixar rapidamente os tecidos na parte posterior. Se preferir, pincele um pouco de cola e pressione a fibra contra a superfície, aguardando a secagem completa antes de pendurar o seu espelho na parede.

6. Madeira de demolição

Essa proposta é para quem curte o estilo rústico ou até mesmo industrial, já que transforma peças desgastadas em protagonistas do projeto. Se você não faz ideia de onde encontrar o material, procure caixotes ou pallets na sua cidade. Sempre existe um mercado ou feira que descarta esse tipo de peça, ou alguém que venda a um preço baixo.

Tábuas velhas de assoalho ou de construções antigas também são bem-vindas. Basta que você disponha uma ao lado da outra para criar uma espécie de painel, sobre o qual o espelho será preso. A fixação pode ser feita com fita adesiva resistente. Só tenha o cuidado de tirar bem as medidas das peças de madeira para obter uma superfície maior que o espelho.

7. Mosaico abstrato

Perfeito para quem deseja uma opção econômica, o mosaico é versátil porque pode ser criado a partir de diversas sobras de materiais. Você consegue produzi-lo a partir de recursos rígidos, como os cacos de pastilhas e azulejos, ou até com pedaços de papéis das revistas, quadrinhos e jornais que seriam descartados.

O importante é selecionar peças de diferentes formatos para conseguir o efeito mosaico, que consiste em encaixar pequenas partes para formar uma imagem maior. Depois, resta fixar uma por uma sobre a moldura original. O tipo de cola vai depender do material escolhido e da resistência necessária.

Além de aprender como fazer moldura para espelho, é importante acompanhar as tendências relacionadas a esse tipo de trabalho. Redes sociais como o Pinterest e o Instagram estão repletas de fotos com ideias para você reproduzir ou usar como base para novos modelos.

Gostou do artigo? Então deixe um comentário no post se você conhece outras formas de produzir molduras!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também