Trata-se de uma das grandes tendências do momento e, quando utilizada de maneira estratégica e adequada, pode promover uma verdadeira mudança nos ambientes, mesmo aqueles menos espaçosos, sobretudo quando em conjunto com uma boa mobília. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!
Os espelhos como tendência em decoração
Espelho é um material fascinante e extremamente versátil, o que faz com que esteja quase sempre entre as maiores tendências de decoração, não importando época, local ou estilo. Ele consegue transformar completamente um ambiente, fazendo com que até mesmo um cômodo simples e diminuto pareça muito mais suntuoso e espaçoso.
Chapas deste material podem ser utilizadas para cobrir uma parede inteira, molduras podem deixa-lo de forma simular a um quadro, mas o que vem chamando a atenção é a sua combinação com a mobília. Aliás, até mesmo eletrodomésticos e ornamentos com cobertura espelhada conseguem gerar efeitos impressionantes de design.
Por isso mesmo, composições singelas podem ficar bem mais sofisticadas, alterando o impacto da presença de certos móveis no imóvel, promovendo maior amplitude visual e a aumentando iluminação, seja ela natural ou artificial, pois espelhos conseguem catalisar luzes e distribuí-las, economizar energia e reduzindo a conta de eletricidade. Interessante, não é mesmo?
Onde usar móveis espelhados na decoração
É mais difícil é dizer onde não podemos usar móveis espelhados na decoração, pois são peças extremamente versáteis e compõem bem praticamente qualquer ambiente. Quem mora em um apartamento pequeno, por exemplo, pode investir em mobílias com espelho para ampliar o espaço da sala, banheiros, quartos ou mesmo da cozinha.
Isso quer dizer que quem vive em grandes propriedades não pode usar o recurso? É óbvio que não! Um rack espelhado pode deixar um lugar mais clean, sobretudo combinando paredes brancas e cortinas em tons claros. Uma mesa de centro espelhada contribui para valorizar os objetos de decoração, bem como um guarda-roupas traz praticidade na hora de se arrumar.
Pensando nisso, se você gosta de um ar mais clássico, que tal pensar em uma cômoda ou mesa de cabeceira com espelho, para aliar comodidade e praticidade. Na cozinha, o espelhado pode vir nos eletrodomésticos, que conferem maior modernidade e sofisticação para o design, servindo também para potencializar sensação de amplitude.
Vantagens dos móveis espelhados
Caso você ainda não esteja convencido de usar móveis espelhados na decoração da sua casa, vale a pena continuar lendo o conteúdo. Logo abaixo, algumas das principais vantagens que você poderá experimentar ao apostar nestes modelos para a sua residência. Acompanhe.
Destaque decorativo
Não dá para falar nas vantagens dos móveis espelhados sem citar que eles são um tremendo destaque decorativo. Eles se encaixam nos mais variados estilos de decoração, chamando a atenção dos visitantes e deixando os moradores muito mais confortáveis. São bonitos, modernos e conseguem valorizar qualquer projeto.
Transmissão de luz
Móveis espelhados, logicamente, possuem uma grande área reflexiva. Atualmente, um dos fatores mais valorizados de um imóvel é a iluminação, o que nos faz pensar que este tipo de mobília oferece uma vantagem interessante. Durante a manhã, eles servirão para refletir os raios solares. Já em períodos noturnos, refletirão as lâmpadas, luminárias e outras luzes.
Maior amplitude visual
Como o mercado imobiliário vem sempre de encontro às demandas dos compradores e locadores, os imóveis com menor metragem e boa localização estão em alta nos últimos tempos. Portanto, se a sua preferência for por um flat ou apartamento pequeno, tenha em mente que os móveis espelhados oferecerão uma maior amplitude visual.
Possibilidade de personalização
Você sabia que o mercado atual oferece móveis espelhados com as mais variadas cores, formatos e acabamentos? Logicamente, isso abre uma imensa possibilidade de personalização, fazendo com que os moradores possam escolher opções em sintonia com suas preferências, com os acabamentos presentes e buscando a melhor harmonização com a estrutura local.
Dicas para usar móveis espelhados na decoração
Pronto! Agora, você já deve estar totalmente convencido de que usar móveis espalhados na decoração é uma escolha acertada e inteligente, independentemente do seu tipo de imóvel ou estilo preferido de decoração. Por isso, vamos oferecer algumas dicas práticas para que você possa fazer isso, de acordo com o ambiente. Veja.
Sala de estar
Na sala de estar, você pode usar móveis espelhados de diversas maneiras, de acordo com o orçamento que você estiver para a decoração. Entre as opções mais interessantes, estão os racks ou aparadores com espelhos, elegantes e funcionais. Na área de jantar, isso pode ser usado na mesa ou em um buffet espelhado.
Quarto
No quarto, os campeões entre os móveis espalhados são os guarda-roupas e armários espelhados, que ajudam a economizar espaço e trazem mais praticidade para a rotina na hora de nos arrumarmos. Além disso, para os mais tradicionalistas, penteadeiras e escrivaninhas com detalhes espelhados fazem a sua parte para iluminar o ambiente.
Cozinha
Por fim, não podemos falar em como usar móveis espelhados na decoração sem falar na cozinha. Você já deve saber que os eletrodomésticos com espelhos ou superfícies reflexivas estão em alta, sobretudo em fogões, micro-ondas e máquinas de lavar. Trata-se de um cômodo que precisa de excelente iluminação, até para evitar acidentes.
Como você pôde ver, móveis espelhados na decoração são uma grande tendência e você deve utilizar este tipo de recursos com muita sabedoria, pois ele pode mudar completamente a percepção do seu imóvel, fazendo com que ele fique muito mais iluminado, elegante e até mesmo funcional!
Gostou de aprender como usar móveis espelhados na decoração? Quer receber mais conteúdos como este em primeira mão? Então, siga nossos perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!