Sabe quando você precisa decorar um cantinho da sua casa, mas não sabe como? Ou ainda quando está precisando de uma ideia bonita e barata para dar um toque diferente em um cômodo? Ela existe e se chama prateleira suspensa!
Trata-se de uma prateleira de madeira, suspensa por cordas e que pode ser usada em todos os cômodos da casa. A estrutura é resistente e pode abrigar livros, enfeites, plantas ou brinquedos em um quarto infantil, por exemplo.
Além de todo esse dinamismo, esse tipo de prateleira custa pouco, pode ser feita por você mesmo — customizando ou não materiais —, e dá um efeito incrível na decoração!
Gostou da ideia? Quer aprender a fazer? Então veja a nossa lista de materiais e coloque as mãos à obra já!
Veja os materiais necessários para fazer prateleiras suspensas
Se ficou interessado em ter uma prateleira suspensa para a sua casa, veja agora que tipo de material vai precisar para concretizar a ideia.
A primeira coisa que você precisará decidir é o tamanho da sua prateleira — ela pode ser pequena, para abrigar pequenos enfeites, ou maior, para abrigar livros ou plantas; acredite, a estrutura aguenta!
Neste post, vamos listar materiais para fazer uma prateleira pequena, de 50 cm, mas a mesma lógica também pode ser usada para estruturas maiores.
A quantidade de prateleiras e o tamanho das cordas que vão suspender a estrutura também podem variar de acordo com o seu gosto. A imaginação é o limite!
Para fazer uma prateleira pequena, você vai precisar de:
· 2 tábuas de madeira medindo 50×15 cm;
· fita métrica;
· lápis;
· furadeira;
· alicate;
· 4 bolinhas de madeira (opcional);
· 2 cordas (com 1,5 m cada);
· fita crepe;
· pincel fino;
· tinta para madeira (opcional);
· tesoura;
· isqueiro.
Coloque a mão na massa e faça você mesmo!
Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e realizar o sonho da prateleira suspensa. Para isso você deverá:
1. Na hora de confeccionar suas prateleiras, você poderá usar as tábuas cruas, como vieram da loja, ou customizá-las, pintando as laterais ou forrando com tecidos. Se optar por pintá-las, deverá passar uma fita crepe na parte superior para evitar acidentes e deixar apenas as laterais à mostra, para criar uma espécie de moldura na tábua;
2. O segundo passo é começar a pintar essas laterais com a cor de sua preferência. A dica aqui é pensar em uma cor que combine com a decoração do cômodo em que vai ficar a prateleira ou um tom que se destaque. Por exemplo, se você estiver pensando em uma prateleira para uma cozinha que tenha um estilo industrial, que tal pintar essa lateral de preto? Já para um quarto infantil, ela pode ganhar tons de azul, rosa, amarelo… A imaginação é quem manda;
3. Pinte as bordas das tábuas com o pincel e deixe secar bem;
4. Agora, coloque as duas tábuas exatamente uma em cima da outra, bem alinhadas. Use a fita métrica e o lápis para fazer quatro marcações nos cantos das tábuas. Utilize a fita métrica para medir 4cm em relação à borda da madeira. Marque com o lápis. Esse ponto vai servir de referência para a corda;
5. Use a furadeira para perfurar as tábuas exatamente nos locais da marcação, criando 4 furos iguais (cada um em um canto das tábuas). É nessa estrutura que as cordas que sustentarão a estrutura vão passar;
6. Na nossa lista, colocamos bolinhas de madeira para fazer o acabamento que vai separar as tábuas na corda. Mas você pode optar por fazer isso apenas dando nós. Se quiser dar aquela caprichada, vai precisar criar um furo nessas bolinhas. Para isso, segure-as com um alicate — para evitar acidentes — e pressione a furadeira bem no meio, para criar um furo preciso. Faça isso nas 4 peças;
7. Agora é a hora da montagem! Passe o primeiro pedaço de corda no buraco da parte de trás da prateleira e faça um nó embaixo da tábua. Deixe uma extensão de 30 cm de corda entre uma tábua e outra — que será a distância entre cada prateleira. Na parte de cima, deixe um pedaço de corda de 45 cm para pendurar as prateleiras;
8. Passe a outra ponta da mesma corda no furo de trás também, da outra tábua e, dê um nó.
9. Antes de passar a corda pelos furos da parte da frente da tábua, insira a bolinha de madeira antes de fazer o nó. Se não quiser as bolinhas, basta apenas dar o nó. Não se esqueça de deixar os 30 cm de corda entre as tábuas;
10. Após o último nó embaixo, corte as sobras da corda com a tesoura e queime as pontas com o isqueiro para que não desfiem;
11. Repita as etapas no outro lado das tábuas para que fiquem com o mesmo nível.
Use suas prateleiras suspensas
Depois de montar sua primeira prateleira, você terá a exata noção do quanto é fácil confeccionar uma e de como ela é dinâmica. As prateleiras podem ser customizadas de várias formas e usadas em vários cômodos e como solução para falta de espaço — já que ficam suspensas sem ocupar lugares no chão do imóvel.
Pense nas prateleiras suspensas como uma solução para a falta de espaço para guardar panelas na cozinha, como local ideal para colocar porta retratos ou enfeites na sala, vasos de plantas na varanda ou local para abrigar itens de limpeza no banheiro ou área de serviço.
A lista de material exposta aqui deixa ainda bem claro que as prateleiras suspensas são muito baratas e podem ser amplamente confeccionadas para atender a toda e qualquer demanda da casa.
Como vimos, as prateleiras suspensas são peças dinâmicas que decoram qualquer tipo de espaço, podem ser customizadas e custam pouco.
As peças, de materiais facilmente encontrados, podem ainda ser adaptadas quanto ao tamanho das tábuas, espaçamento entre elas, cores das tábuas e até das cordas. Mais uma vez, a imaginação é o limite!
Agora que você já sabe como fazer prateleiras suspensas, que tal conferir outras dicas de decoração baratas?