Embora eles sejam um recurso excepcional, é preciso saber como utilizá-lo, tendo em vista que escolhas menos adequadas podem ter um efeito indesejado, deixando o local menos harmonioso do que você esperaria. Quer descobrir como evitar que isso aconteça? Então, continue a sua leitura!
1. Escolha suas obras favoritas
Uma das melhores dicas para você acertar no uso de quadros na decoração é começar escolhendo suas obras favoritas. Isso é mais fácil para quem gosta de pintura, mas você não precisa ser um expert no assunto para ter suas preferências e excluir aquilo que você não gosta tanto. Nos dias de hoje, a internet ainda torna o processo bem mais simples.
Quem tem um caráter mais ousado pode partir para artistas de vanguarda, enquanto os mais pacatos podem priorizar obras mais tradicionais. O essencial é optar por algo que esteja em sintonia com sua personalidade, o resto do imóvel e as demais características do seu lar. Depois disso, é hora de partir para a fase seguinte: a moldura.
2. Selecione uma boa moldura
A escolha de uma boa moldura também faz parte das dicas para você acertar no uso de quadros na decoração. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é preciso ter tanta parcimônia, pois é possível abraçar mais de um estilo e formato. Mais uma vez, é preciso estar atento quanto às suas preferências e o gosto pessoal da sua família.
Se o estilo do imóvel for extremamente clássico e rebuscado, por exemplo, não faz muito sentido partir para molduras muito modernas e com traços retos. No entanto, enquanto os modelos semelhantes produzem um efeito mais clean, apostar na variação pode oferecer uma textura mais profunda, com uma composição de maior complexidade.
3. Saiba onde e como colocar
Não dá para escolher uma bela obra e colocar a moldura mais bonita se você não souber onde colocar, não é mesmo? Por isso, você pode começar observando quais paredes merecem mais destaque, bem como aqueles cantinhos que estão precisando de uma renovação. Isso vale para o quarto, sala de estar, escritório, cozinha ou até mesmo o banheiro.
Em propriedades mais clássicas, obras de arte marcam presença no hall de entrada, embora muitos imóveis modernos nem sequer contem com este tipo de ambiente. São muitas opções, que podem ser testadas no chão antes de irem para a parede, até para você ver se funcionaram na decoração e, com isso, não precise fazer furos à toa.
4. Acerte na altura e posicionamento
Depois de experimentar no chão próximo aos locais em que você está pensando em colocar no seu imóvel, você não pode deixar de acertar na altura e posicionamento. Embora existam parâmetros preestabelecidos, existem variações aceitáveis de acordo com o imóvel. O mais comum, por exemplo, é que o meio do quadro fique a cerca de 1,60 m.
Em termos de posição, é preciso redobrar a atenção ao mobiliário localizado no mesmo cômodo, de forma a compor melhor a decoração. Na sala de estar, por exemplo, os quadros devem ficar a aproximadamente 25 cm acima do sofá. O mesmo princípio vale para as camas nos quartos ou aparadores da cozinha.
5. Capriche no projeto de iluminação
Você já deve saber que as melhores obras de arte contam com bons projetos de iluminação, pelo menos quando estão presentes na residência de alguém que prima pelo bom-gosto. Por isso, você não deve sonegar esse aspecto, preferencialmente contando com a ajuda de um profissional especializado, como um arquiteto ou designer de interiores.
Entretanto, se você não estiver com dinheiro sobrando para isso, dá para fazer o básico, como colocar um spot direcionado ou uma lâmpada mais forte no ambiente. É fundamental assegurar a existência de luzes suficientes para valorizar os quadros, garantindo que possam ser admirados sem dificuldades por qualquer pessoa que esteja presente no local.
6. Conheça as novas tendências
Não dá para falar em melhores dicas para você acertar no uso de quadros na decoração sem avisar que você precisa estar em sintonia com as novas tendências. O universo das artes está em constante evolução, de forma a responder às demandas da sociedade e refletir os sentimentos aos quais os melhores artistas do cenário desejam expressar.
No momento, estão em alta as obras muito coloridas, com efeitos em 3D e em formatos geométricos. No entanto, como são mais chamativas, é preciso combiná-los com uma base um pouco mais neutra, com um padrão e estilo menos arrojado. Atualmente, também há boa demanda pela impressão de gravuras, que saem mais em conta e têm ótima variedade.
7. Evite os erros mais recorrentes
Por fim, para acertar no uso de quadros na decoração, você também precisa evitar aqueles erros mais grosseiros. Eles podem fazer parte de todos os tópicos que abordamos aqui, como proprietários que não instalam spots querendo economizar energia ou que colocam a obra em um posicionamento totalmente inadequado em relação ao resto do cômodo.
Para evitar que isso ocorra, pela para alguém ajudar e tire todas as medidas com cuidado. O uso de um pouco de cortiça no verso e nas extremidades inferiores minimiza as chances de marcações nas paredes. Na hora da limpeza, utilize apenas um pano macio para remover a poeira, ao invés de água ou produtos químicos.
Como você pôde ver ao longo deste post, utilizar quadros é uma forma prática de decorar o apartamento, além de ser uma alternativa de baixo custo e que faz uma tremenda diferença na decoração do imóvel!
Gostou de conhecer essas 7 dicas para você acertar no uso de quadros na decoração? Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir também o nosso outro post aqui no blog que mostra como decorar um quarto!