Como utilizar almofadas na decoração

Pensar na decoração de ambientes do seu imóvel é algo que muitas pessoas gostam, pois deixar cada cômodo com a nossa cara, não tem preço, não é? E um dos itens versáteis que podem ser utilizados em vários espaços da casa é a almofada. A troca de almofadas é uma ótima forma de repaginar os ambientes, de forma prática e econômica.Você quer aprender como utilizar melhor esse item? Então confira nossas dicas para combinar as almofadas na sua decoração!

Dicas para mudar a decoração com almofadas

Quer repaginar os ambientes da sua casa e deixá-los com mais personalidade? Então confira as dicas de como utilizar almofadas na decoração.

Busque inspiração 

Na hora de decorar ambientes, a busca de inspirações é fundamental para ajudar a criar o seu próprio estilo. Assim, uma dica é utilizar revistas, sites e aplicativos que possuam dicas de decoração e inspiração para decorar os espaços da sua casa, por exemplo.

Um dos aplicativos mais utilizados atualmente para inspiração é o Pinterest. Essa rede social utiliza o compartilhamento de fotos entre os usuários, como forma de inspiração dos mais diversos nichos, como moda, maquiagem, decoração.

Assim, uma boa dica é utilizar redes sociais e buscar inspirações para decoração com almofadas. Ao encontrar diversas fotos, você consegue achar um estilo que mais lhe agrada e que tenha sentido com a decoração do espaço onde pretende colocar as almofadas.

Para utilizar esse app, você precisa criar uma conta, que pode ser feita em poucos minutos e de forma gratuita.

Utilize tom sobre tom

Se você for utilizar almofadas no sofá, por exemplo, uma dica é brincar com os tons dos móveis de sua sala, o tom sobre tom é uma medida sem erro para deixar um visual arrojado e elegante na sua sala de estar. Dessa forma, você pode colocar almofadas em tom igual ao do sofá, mais escuro ou mais claro.

Apesar dessa dica funcionar bem, é preciso cuidado para não deixar o ambiente sem graça, ou muito escuro, pois o ideal é investir em cores que se destacam e harmonizam o ambiente.

Além do mais, essa combinação pode ajudar na decoração do restante do ambiente, como na utilização de tapetes e mesas de canto, deixando sua sala parecida com as de revistas e novelas.

Use almofadas sobre cor neutra

Outra opção de combinar as almofadas na decoração é utilizá-las sobre cor neutra. Ou seja, se seu sofá, cama ou onde quiser colocar as almofadas, tiver uma cor neutra, como bege ou cinza, por exemplo, a dica é utilizar almofadas coloridas sobre esse tom mais neutro.

Um exemplo disso, é utilizar almofadas estampadas ou coloridas sobre tons de cinza, bege, preto, entre outras cores mais básicas. Aposte nas cores vibrantes, como roxo, vermelho, amarelo, mix de estampas e texturas.

Aposte nas almofadas divertidas 

Se a sua casa possui um ar mais descontraído, apostar em almofadas com estampas divertidas ou formas diferentes é uma opção para combiná-las na decoração. Atualmente, o mercado já oferece uma grande variedade de itens modernos, como as almofadas de estampas de emojis, memes, séries, bandas, artistas, entre outras.

Para compor um kit diferenciado, é recomendado que as almofadas divertidas sejam colocadas em sofás e outros lugares com tons mais neutros e tecidos lisos, evitando ficar uma decoração over ou com muita informação. Além disso, salas e ambientes mais retrôs, também são ideais para esse tipo de almofadas.

Combine almofadas de tamanho correto

Ao usar almofadas, é preciso ter bom senso para não sobrecarregar e deixar o ambiente sem harmonia, assim escolha uma almofada em tamanho correto.

Enquanto almofadas pequenas demais não oferecem conforto para deitar ou sentar, as muito grandes também não são adequadas. Avaliar bem o tamanho do seu sofá é importante na hora de adquirir almofadas.

Para garantir conforto e evitar frustrações com a aquisição das almofadas, escolha almofadas menores para sofás com encosto mais baixo. Já em sofás de tamanhos maiores, o uso de almofadas grandes é válido.

Invista em tecidos diferentes

Engana-se quem pensa que para usar esse item de decoração é necessário utilizar tecidos parecidos no sofá e nas almofadas. Você pode utilizar tecidos diferentes, sendo uma ótima forma de deixar o ambiente mais aconchegante e criativo.

O uso de tecidos diferentes enriquece e deixa o ambiente mais sofisticado. O ideal é brincar com as texturas, utilizando diversas inspirações para deixar a decoração com almofadas moderna e fora do senso comum.

Um exemplo é o uso de almofadas em lã, em tons mais escuros, combinando com sofá em tons mais claros. Além de deixar o ambiente mais bonito, também são ideais para serem usadas durante a temporada mais fria, outono e inverno.

A lã é um tecido ideal para deixar o ambiente mais aquecido, sendo ótimo para almofadas, mantas para sofás e momentos de descanso.

Ouse com estampas diferentes

Se você não tem medo de ousar, use estampas diferentes em cada uma de suas almofadas, um exemplo são as almofadas de estampas geométricas, como triângulos, círculos e quadrados. Mesmo que essa combinação seja positiva e válida, é preciso ter um pouco de cuidado para não deixar o ambiente pesado com o excesso de mix de estampas.

Para não errar nessa escolha, mesmo que as estampas sejam diferentes, tente usar cores ou padronagens iguais. Outra opção é mesclar almofadas estampadas com outras neutras, ainda mais se você tem receio de exagerar com o uso de muitas estampas juntas.

Faça almofadas personalizadas

Se você gosta de itens exclusivos, faça almofadas personalizadas, seja com a gravação de nome, estampa, entre outras formas para personalizar o ambiente.

Essa também é uma boa ideia para presentear amigos, por exemplo. Ou que tal escolher uma cor que combina com o escritório ou quarto da pessoa e mandar bordar a inicial ou logo do negócio? Invista na personalização desse item.

Gostou de saber como combinar decoração com almofadas? Então, se quiser ficar por dentro das novidades e conteúdos relacionados, acompanhe sempre o blog da Vitta Residencial!

 

Artigos RelacionadosPosts

Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja dicas sobre mercado imobiliário, decoração, cuidados com a casa e muito mais!

Ao clicar, autorizo receber comunicação via e-mail

Material gratuito