19 de junho é a data que marca o aniversário de Ribeirão Preto. Em 2021, a cidade completa 165 anos de história. Conhecida como a “Capital do Agronegócio”, é uma das maiores e mais desenvolvidas cidades do Estado de São Paulo, além de guardar uma forte influência do café, produto que foi intensamente cultivado no começo da sua formação.
Com uma economia consolidada, a cidade é referência no que se refere a um elevado padrão de vida, apresentando altos indicadores sociais de saúde, educação e saneamento básico.
Mas afinal, você conhece a história de Ribeirão Preto? Neste post, você vai descobrir as principais caraterísticas da cidade. Boa leitura!
A fundação de Ribeirão Preto
A cidade de Ribeirão Preto foi fundada em 19 de junho de 1856 por moradores que possuíam fazendas na região e queriam garantir que suas propriedades fossem tidas como legais pela Lei da Terra. Para isso, foi erguida uma pequena capela em homenagem a São Sebastião, atualmente, considerado o santo padroeiro da cidade. Além disso, foram estabelecidas criações de gado, além do incentivo à agricultura de subsistência para os moradores.
O crescimento da cidade com o café
A história de Ribeirão Preto está ligada à produção do café, que foi introduzida por fazendeiros e é considerada a primeira atividade agrícola realizada de modo intensivo. As primeiras lavouras foram plantadas na década de 1870, em decorrência do esgotamento das terras no Vale do Paraíba paulista e na região fluminense.
Por suas terras férteis e o clima propício para as lavouras, a cidade obteve sucesso no cultivo do café. Tanto é assim que, em 1900, o café produzido na cidade já era exportado e reconhecido em diversas regiões da Europa. Por muitos anos, Ribeirão Preto foi conhecida como a Capital Mundial do Café.
A alta procura por mão de obra para trabalhar nas plantações fez com que Ribeirão Preto atraísse cada vez mais trabalhadores, especialmente imigrantes italianos, portugueses, japoneses e alemães. Na mesma época, foi construída a Estação Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, em 1883, o que facilitou o transporte de imigrantes oriundos do litoral paulista e também otimizou o escoamento da produção agrícola.
A influência da quebra da bolsa
O café foi a fonte de progresso econômico da cidade por décadas. No entanto, a crise econômica mundial em 1929, impulsionada pela quebra da bolsa de Nova Iorque, foi fatal para os anos dourados da produção na região.
Apesar disso, as terras continuaram sendo úteis. Tal fato deu origem a outros ciclos de produção, como é o caso do cultivo do algodão, de frutas e cana-de-açúcar.
Na mesma época, a cidade já experimentava um crescimento industrial, tendo recebido a Companhia Cervejaria Paulista e a Choperia Pinguim, o que fez com que a região se projetasse novamente no cenário nacional.
Motivos para morar em Ribeirão Preto
Está procurando uma região tranquila, segura e com boas oportunidades de emprego e educação? Conheça, a seguir, as principais características da cidade!
Comércio e indústria
A economia de Ribeirão é forte e diversificada. O agronegócio continua crescendo com o auxílio de maquinários agrícolas. Além disso, a produção de energia limpa e o setor sucroalcooleiro (usinas de açúcar e álcool) também têm mostrado resultados positivos.
Ainda, os investimentos em tecnologia da informação, bioenergia e biotecnologia estão impulsionando cada vez mais o crescimento da cidade. Na área industrial, destaca-se o setor de farmácia, produção de bebidas e tecnologias variadas.
Universidades de qualidade
Ribeirão Preto é destaque na educação. A cidade abriga várias faculdades e universidades particulares de qualidade. Além disso, é onde fica localizado um dos campus da Universidade de São Paulo (USP).
Áreas verdes
A cidade apresenta muitos parques e praças com áreas arborizadas e muito verde, sendo o espaço ideal para quem gosta de descansar, aproveitar momentos de lazer e desfrutar de contato direto com a natureza.
Clima agradável
O clima em Ribeirão Preto é do tipo tropical semiúmido. Isso significa que as temperaturas são altas e chove bastante na época do verão, em dias frescos e pouco secos no inverno.
Lazer
Opções de lazer não faltam em Ribeirão Preto: shoppings, cinemas, teatros, museus, parques, restaurantes e bares. Sem falar nos festivais de músicas e shows, que aconteciam sempre antes da pandemia.
A chegada da Vitta chegou em Ribeirão Preto
A Vitta Residencial Incorporadora e Construtora começou a empreender em Ribeirão Preto há 10 anos, ganhando destaque no mercado imobiliário inicialmente do interior de São Paulo. A empresa atua no estado e oferece imóveis que proporcionam mais qualidade de vida e bem-estar.
No total, já foram entregues mais de 12 mil unidades imobiliárias, por meio de financiamentos, como o Casa Verde e Amarela, possibilitando a aquisição da moradia própria, com condições facilitadas para o pagamento e uma infraestrutura forte e de qualidade.
A construtora tornou-se referência no setor imobiliário do interior de São Paulo e está ampliando cada vez mais sua influência na região, expandindo suas operações para outros municípios em todo o país.
Como vimos, Ribeirão Preto é uma ótima cidade para quem está em busca de uma região com segurança, opções de lazer, transporte e oportunidades de trabalho. Nesse cenário, a construção civil passa por uma expansão acelerada. Trata-se de uma excelente escolha para quem está em busca de uma nova moradia.
Para tanto, existem muitos empreendimentos sendo lançados na região, que oferecem infraestrutura de qualidade, amplos espaços, boa localização e condições facilitadas de pagamento. Então, parabéns Ribeirão Preto!
Tem interesse em adquirir um imóvel em Ribeirão Preto? Se você deseja usufruir do que há de melhor na região, não se esqueça de optar por uma incorporadora e construtora de renome na cidade. Entre em contato com a Vitta Residencial e conheça os nossos empreendimentos na cidade!