Mercado imobiliário em 2021: o que esperar deste ano?

Mercado imobiliário em 2021: o que esperar deste ano?

Apesar de todas as áreas da economia terem sido impactadas pela pandemia, algumas já demonstram sinais de recuperação. É verdade que ainda há muitas incertezas sobre como será este ano, mas especia...

Apesar de todas as áreas da economia terem sido impactadas pela pandemia, algumas já demonstram sinais de recuperação. É verdade que ainda há muitas incertezas sobre como será este ano, mas especialistas do mercado imobiliário apontam que 2021 será um dos melhores para o setor.

Essa notícia é bastante animadora para quem queria comprar o apartamento em 2020, mas optou por adiar a realização desse sonho por causa da insegurança que a situação causou em todos.

Conhecer as perspectivas do mercado imobiliário para o ano que vem é a melhor maneira de você fazer um ótimo negócio na compra do seu imóvel. Então, acompanhe este post e entenda melhor como ficará o setor!

Como foi 2020 para o mercado de imóveis?

O ano de 2020 começou bastante positivo para o setor imobiliário. Logo no primeiro trimestre, houve um aumento significativo nas vendas, principalmente de imóveis prontos e na planta. Em seguida, a pandemia foi decretada e, com isso, algumas medidas foram tomadas para que o mercado não fosse impactado negativamente.

Uma delas foi a queda gradual da taxa Selic, na qual os bancos e demais instituições financeiras se baseiam para estipular os juros das linhas de crédito. Essa é uma estratégia muito eficaz para estimular o consumo e, assim, fortalecer a economia. No início do ano, a taxa estava 4,25% ao ano.

Em dezembro, chegamos com ao menor patamar histórico: 2% ao ano. Isso impactou também o setor imobiliário, pois os juros dos financiamentos acompanharam a queda, tornando a compra ainda mais acessível e atrativa.

O que impactou positivamente o mercado imobiliário?

Muitos fatores contribuíram para o crescimento do setor imobiliário. A seguir, entenda melhor cada um dos principais.

Juros mais baixos

Para impulsionar o aquecimento da economia e estimular o consumo, o Governo reduziu a Selic (taxa básica de juros) ao menor valor já registrado na história. Atualmente, está em 2%. Essa atitude foi extremamente benéfica para o mercado imobiliário, pois fez com que os juros dos créditos imobiliários ficassem mais baixos.

Isso significa que as parcelas dos financiamentos ficarão menores, permitindo que a compra de um imóvel pese menos no orçamento. Então, agora é uma excelente oportunidade para finalmente realizar o sonho de adquirir um apartamento e aumentar a qualidade de vida da família.

Retomada do mercado

De acordo com uma pesquisa feita pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 97% dos empresários do setor devem lançar empreendimentos em 2021 e 92% planejam comprar terrenos para a construção de novas unidades. Isso quer dizer que há muita confiança no mercado imobiliário e que haverá inúmeras opções para quem deseja comprar o primeiro apartamento.

Crescimento de vagas de trabalho

Com a queda dos juros, mais facilidades nos financiamentos e com a construção de mais empreendimentos, haverá também o aumento das vagas de trabalho. Isso porque as empresas precisarão de mais colaboradores e mais tecnologias. A boa notícia é que isso não ocorrerá apenas na construção civil, mas nos mais diversos setores.

Assim, haverá mais oportunidades para retornar ao mercado de trabalho, bem como para o aumento da renda familiar, possibilitando a aquisição de imóveis.

Lançamento de programa habitacional com melhores taxas de juros

Em 2020, foi lançado o programa habitacional Casa Verde e Amarela para substituir o Minha Casa Minha Vida. Juros mais baixos e nova divisão entre as faixas de renda são as principais mudanças. Outra vantagem desse programa habitacional é a possibilidade de regularização fundiária e reformas em residências já existentes.

O Casa Verde e Amarela pretende atender 1,6 milhão de famílias até 2024. Isso demonstra as facilidades e oportunidades oferecidas pelo novo programa.

Houve alguma mudança nos hábitos de consumo?

A pandemia não impactou apenas a economia, como também nossos hábitos de consumo e, principalmente, a forma como nos relacionamos com a nossa moradia. O isolamento fez com que ficássemos mais tempo no lar e, com isso, percebemos a importância da praticidade e do conforto.

Mesmo quem continuou trabalhando tem passado períodos mais longos no apartamento. Muitas famílias passaram a sentir falta de áreas de lazer no condomínio para relaxar e se divertir com as crianças que ficaram longe das escolas por um tempo e sentem falta de atividades ao ar livre.

Do mesmo modo, as pessoas têm dado mais valor aos bairros que oferecem mais tranquilidade e aumentam o bem-estar, tão importante no momento atual. Essa é uma maneira excelente de fugir do agito e barulho dos grandes centros urbanos e das aglomerações, com o grande benefício de encontrar imóveis mais baratos.

Então, qual será o estilo de imóvel mais procurado?

As mudanças nos hábitos de consumo trouxeram novas necessidades em termos de moradia. Como consequência, tem-se optado por imóveis com diferenciais que possam nos oferecer mais segurança e comodidade. Ao ficar mais tempo dentro dos nossos lares, percebemos a importância de um apartamento que seja fácil de manter em ordem e bem higienizado.

Afinal, ninguém quer passar o dia todo limpando cômodos, móveis e objetos decorativos, não é mesmo?

Com relação à localização, conforme comentamos, aumentou a preferência por regiões mais tranquilas, silenciosas e longe do tumulto de centros comerciais. Para garantir o bem-estar e elevar a qualidade de vida, a maior procura será por condomínios-clube, isto é, aqueles que oferecem opções para que você e sua família possam aproveitar bons momentos a poucos metros de casa.

Entre os diferenciais mais requisitados estão:

  • churrasqueira;
  • piscinas para adultos e crianças;
  • quadra poliesportiva;
  • brinquedoteca e play kids;
  • salão de festas;
  • sala de jogos.

Ao contrário do que muitos pensam, ter um apartamento em um condomínio completo não é nada difícil. Além disso, a taxa Selic mais baixa e o programa Casa Verde e Amarela tornaram esse sonho mais fácil de ser realizado. Então, é importante aproveitar esse momento para fazer ótimos negócios.

Enfim, o mercado imobiliário terá uma fase excelente em 2021 e oferecerá opções bastante atrativas e condições facilitadas para que você consiga comprar seu apartamento. Com juros mais baixos, novo programa habitacional e novos empreendimentos, certamente será possível encontrar um que ofereça todo o conforto que você e sua família desejam. E o melhor: sem prejudicar seu orçamento!

E se você está em busca de um novo lar, que tal contar com a Vitta para essa conquista? Nossos apartamentos podem ser financiados pelo programa Casa Verde e Amarela, e como viu no texto os juros estão muito atrativos para financiar o imóvel dos sonhos.

Gostou da ideia? Que tal falar com um de nossos especialistas? Venha pra Vitta!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também