Quando alguém quer comprar um imóvel e não possui o valor total para comprá-lo, o crédito utilizado para esta finalidade é o financiamento imobiliário. Esta modalidade de financiamento é bem conhecida, mas sempre há muitas dúvidas em como funciona a aprovação do crédito.
Você quer saber o que precisa ser feito para ter seu financiamento imobiliário aprovado?
Já vamos adiantar que manter um bom histórico de crédito, isto é, sempre ter seus pagamentos em dia, é fundamental para ter uma boa análise no momento do financiamento. E para manter suas contas em dia, conte com os conteúdos e dicas do Meu Pé de Meia.
O que é um financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é uma modalidade de crédito, em que a Instituição Financeira empresta dinheiro para quem não tem recursos suficientes para comprar um imóvel. É cobrada uma taxa de juros sobre o valor emprestado e as parcelas são pagas mensalmente de duas maneiras: ou de forma decrescente pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) ou fixas pelo Sistema de Amortização PRICE.
Para fazer um financiamento, o imóvel fica como garantia do mesmo, isto é, caso haja inadimplência, a instituição financeira pode retomar o imóvel.
Não é possível financiar 100% do valor de um imóvel, e há uma variação de banco para banco, mas normalmente fica entre 80 a 90%. As despesas cartorárias, o ITBI e a tarifa de avaliação do imóvel podem entrar no financiamento, além de ser possível utilizar seu FGTS para abater do valor total contratado, diminuindo o saldo financiado.
Despesas e tarifas presentes no financiamento imobiliário
O financiamento de imóvel possui algumas despesas e tarifas que podem ser inclusas no financiamento ou pagas separadamente. O importante é conhecê-las para ir preparando o bolso e evitar qualquer surpresa:
– Tarifa de avaliação do imóvel (varia de banco para banco, mas hoje gira em torno de R$3.000 a R$3.500);
– Taxa de Abertura de Crédito (TAC), que normalmente é em torno de R$ 25,00 mensais e cobrada junto à prestação;
– Seguros: DFI (Danos Físicos ao Imóvel) e MIP (Morte e Invalidez Permanente) que são obrigatórios e cobrados junto com a prestação;
– Despesas com registro em cartório. É possível incluir no financiamento;
– ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que é um imposto municipal, em que a alíquota varia de município para município e, precisa ser pago para ser possível registrar o imóvel. Sendo possível incluí-lo no financiamento.
Análise do crédito
Depois de saber o que é e quais as características de um financiamento imobiliário, como suas principais despesas e tarifas, é hora de conhecer como funciona a aprovação do crédito.
A aprovação de um crédito é a análise da capacidade financeira do cliente em honrar seus compromissos. A análise do crédito pode variar de acordo com a instituição credora, mas alguns dados são olhados por todos.
A análise do crédito é importante para ambas as partes, tanto para o banco que precisa dessa segurança para emprestar a quantia, quanto para o cliente que terá uma parcela aprovada que cabe no seu bolso, evitando endividamento excessivo.
Lembrando que, ocorrendo a aprovação do crédito, você terá que ter o valor da entrada do imóvel, podendo ser recursos próprios ou do FGTS. Contudo deverá entregar no banco uma relação de documentados pertinentes a operação.
Conheça o que normalmente é analisado por todos os bancos:
– Não ter o nome negativado em órgãos de proteção ao crédito, isto é, não pode ter restrições. Pague qualquer dívida antes de ir ao banco;
– Abrir uma conta corrente. É preciso ter uma conta para pagar as prestações. Caso você tenha alguma dúvida sobre como funciona uma conta corrente e como abrir uma, fizemos um texto especialmente para você. É só clicar aqui para ver o texto sobre conta corrente.
– Se você já tiver uma conta corrente no banco que vai financiar o imóvel, mantenha um bom relacionamento, evitando usar o cheque especial e mantendo em dia todos os seus compromissos com o banco;
– Comprovar renda que seja compatível com o valor do imóvel e que as parcelas não ultrapassem 30% do salário;
Documentos necessários
Para que o crédito seja aprovado, além análise da capacidade financeira é necessário a análise documental, em que o comprador precisa levar ao banco vários documentos que irão compor a proposta de financiamento.
Segue abaixo os principais documentos solicitados, sendo que poderá haver alguma diferença entre os bancos:
Comprador(es) – Pessoa Física:
– Documento oficial de identificação;
– Cópia da certidão de casamento, se for casado(a);
– Cópia da certidão de casamento com averbação, no caso de divórcio;
– Pacto antenupcial registrado quando o regime de bens for comunhão total de bens depois de 26/12/1977, comunhão parcial de bens antes de 26/12/1977 ou separação total de bens;
– Comprovante de renda atualizado;
– Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal;
– Carteira de Trabalho;
– Extrato de FGTS (se for utilizar).
Imóvel:
– Matrícula do imóvel com certidão negativa de ônus;
– Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do ano vigente;
– Certidão Negativa de Tributos Imobiliários
Uma das grandes vantagens em comprar um imóvel com a Vitta, é que você não precisa se preocupar com a documentação do imóvel. Pois, nós fazemos isso para você!
Todas essas análises, de crédito e documental são fundamentais para o mercado financeiro e o setor imobiliário. Pois, é por meio delas que todas as transações aconteçam de maneira correta, transparente e beneficiando a todos.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários!