Aprenda a usar caixotes de feira e pallets em sua decoração

Já pensou em tornar seu lar mais sustentável e, de quebra, decorar gastando pouco? Isso é possível reaproveitando pallets e caixotes de feira para compor móveis ou itens funcionais. Existem várias ...

Já pensou em tornar seu lar mais sustentável e, de quebra, decorar gastando pouco? Isso é possível reaproveitando pallets e caixotes de feira para compor móveis ou itens funcionais. Existem várias dicas no estilo “faça-você-mesmo” para transformar essa proposta em realidade.

E é claro que não deixaríamos você sem ideias para reciclar esses versáteis elementos de madeira. Por isso, reunimos algumas opções de peças que podem ser criadas a partir de pallets e caixotes.

As possibilidades são tantas que será difícil escolher a melhor! Quer conferir? Continue lendo e veja o que separamos para você.

Painel para TV

Essa é uma das soluções mais simples. Com a popularidade das enormes televisões de tela plana, toda pessoa deseja ter um painel bonito para apoiar o aparelho. Se esse também é o seu objetivo, a dica é apostar na combinação de vários pallets para compor um fundo amadeirado na parede.

Duas ou quatro peças costumam ser suficientes para cobrir parte da superfície vertical, mas você pode apostar em um painel que cubra toda a parede da sala. Caso não queira manter a aparência original da madeira, basta escolher sua cor favorita e tingir o painel com duas camadas de tinta.

Cabeceira de cama

Os pallets também servem como ripado para a composição de uma estilosa cabeceira. Portanto, a dica é poupar dinheiro com as tradicionais peças estofadas e posicionar alguns pallets na parede do quarto.

Também é possível customizar a nova cabeceira prendendo fotos e embutindo cordões de luzes para iluminar o quarto a noite.

Agora, se o quarto tem espaço sobrando, por que não transformar um par de caixotes em criados-mudos diferenciados? É só colocá-los em pé ao lado da cama, com a parte aberta para frente. Assim, dá para apoiar pertences no topo e guardar objetos na parte interna.

Estante para livros

Muitos pallets apresentam lados distintos, sendo que um costuma ser mais aberto que o outro. Isso permite compor estantes com divisórias bem espaçadas, que podem receber prateleiras para apoiar livros, organizar documentos ou expor acessórios decorativos.

Nesse caso, o lado que tem mais tábuas deve ser mantido na parede, enquanto a extremidade com grandes vazios permanece na frente. Se você tiver habilidades com marcenaria, pode reaproveitar as ripas extras da parte posterior para criar as prateleiras.

Suporte para jardim

Que tal personalizar a área que você utiliza para cultivar plantas? Com caixotes dispostos no chão de uma varanda, por exemplo, é possível obter incríveis cachepots de madeira. Eles podem abrigar um ou mais vasos de flores, dependendo do tamanho desses recipientes.

Outra opção é utilizar pallets na mesma proposta da estante, mas apoiar várias floreiras em invés de livros. Dessa forma, você cria um jardim vertical sobre a estrutura, economizando espaço na casa.

Base de camas e sofás

Uma característica incrível dos pallets é a capacidade de suportar altas cargas, afinal, são desenvolvidos para transportar uma série de mercadorias. Então, por que não aproveitá-los para construir uma base firme que possa receber assentos macios?

A ideia serve tanto para camas quanto para sofás. Basta adaptar a quantidade de peças ao tamanho do colchão onde a família poderá se sentar ou deitar. É uma ótima ideia se você pretende substituir alguns modelos de móveis antigos por versões mais modernas.

Mesas com nichos

Aqui você pode usar tanto os pallets quanto os caixotes para customizar mesas de centro. O objetivo é posicionar as peças de modo que mantenham espaços livres para guardar revistas e outros materiais usados na sala.

Um pallet deitado costuma ser suficiente por ser um item com grandes dimensões. Se você deseja uma mesa mais alta, pode adicionar uma segunda peça sobre a que estiver na base.

Já os caixotes podem ser combinados em conjuntos de quatro peças, todas com a parte interna voltada para fora (para gerar os nichos) e dispostas de modo a formar um quadrado perfeito.

Independentemente da sua preferência por pallets ou caixotes, é legal arrematar a mesa com um tampo de vidro para facilitar a limpeza e o apoio de objetos. Algumas pessoas até instalam rodinhas sobre a base para movimentar o móvel com facilidade.

Revestimento

Sim, as tábuas obtidas em pallets e caixotes são ótimos recursos para você usar como revestimento de paredes. Trata-se de uma alternativa mais natural e atrativa, já que a madeira é um material que proporciona conforto visual por conta de suas cores e texturas únicas.

Assim, em vez de se limitar a produtos lisos, como porcelanato ou cerâmica, a dica é reaproveitar as ripas amadeiradas para cobrir paredes de diversas maneiras. Você pode apostar na disposição das tábuas em sentido vertical, horizontal ou no efeito “zigue-zague”.

Biombo

Seria muito bom separar os ambientes sem perder a continuidade visual, não é mesmo? Muitas pessoas fazem isso com as divisórias de ripados ou com os tradicionais cobogós, pois apresentam espaços vazios que permitem enxergar do outro lado.

Outro elemento com a mesma finalidade é o biombo, que pode ser posicionado em diversos lugares. Para compor um modelo exclusivo, experimente unir dois ou três pallets com dobradiças fixadas em suas extremidades. Assim, terá um biombo dobrável para dividir cômodos e enfeitar a casa.

Realmente são inúmeras as possibilidades para reutilizar esses itens. A parte positiva é que você ajuda o meio ambiente e ainda obtém economia, já que os pallets e caixotes podem ser obtidos por meio de doação ou comprado por valores acessíveis.

Na maioria dos casos, basta fazer a limpeza e o lixamento das peças que elas já estarão prontas para uso. Cabe a você encontrar um lugar que forneça exemplares bem conservados na sua cidade. Empresas como a Deleoni Embalagens vendem e descartam esse tipo de material.

Ficou com vontade de colocar a mão na massa e adquirir seus próprios pallets e caixotes de madeira? Tenha em mente que a madeira presente nessas peças funcionam em diversos ambientes e estilos, o que traz versatilidade para trabalhar com estéticas que vão do rústico ao contemporâneo.

Por falar em estilo, confira o próximo post e aprenda a fazer uma decoração vintage sem gastar muito!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também