Como aquecer a casa: 6 dicas práticas e baratas

Vários truques podem deixar uma residência mais acolhedora e despertar os sentidos de maneira positiva. Com a proximidade do inverno, é comum que as pessoas se perguntem como aquecer a casa de form...

Vários truques podem deixar uma residência mais acolhedora e despertar os sentidos de maneira positiva. Com a proximidade do inverno, é comum que as pessoas se perguntem como aquecer a casa de forma simples, sem ter gastos desnecessários ou fazer muito esforço.

Nessa época, vale a pena trabalhar com recursos que despertem nossos sentidos, como visão e tato. Isso pode ser feito com a adição de cores que aquecem, aplicação de texturas agradáveis e uso de peças que diminuam o contato da pele com o ar frio.

Para saber mais sobre esses detalhes, prossiga com a leitura do artigo. Você entenderá como manter os ambientes quentinhos e aconchegantes!

1. Inclua tapetes fofos nos cômodos

Os tapetes são itens bastante versáteis porque, dependendo do tipo de fibra que apresentam, podem ser adaptados a diferentes climas. Nas estações mais quentes, por exemplo, é normal preferir os modelos leves e feitos com materiais naturais, como sisal, juta e palha.

No entanto, quando o termômetro começa a mostrar baixas temperaturas, vale a pena trocar as peças por versões que ofereçam proteção extra aos pés. Para isso, aposte em uma decoração com tapetes espessos e felpudos em todos os cômodos que precisam de um toque maior de aconchego.

A sensação fica ainda melhor se os tapetes fofos tiverem cores quentes e terrosas, como bege, mostarda, marrom, cáqui e vermelho. Isso porque, ao visualizar essas tonalidades, você terá a impressão de calor, o que é ótimo para quebrar o aspecto gelado de alguns tipos de piso.

2. Aproveite melhor a luz do sol

O sol fornece energia suficiente para manter a vida em todo o planeta. Sua luz e calor são essenciais a diversos processos e, quando aproveitadas nas quantidades adequadas, contribuem para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.

Portanto, se você procura dicas de como aquecer a casa, certamente encontrará a orientação de deixar o sol entrar nos recintos. Para isso, pode ser necessário afastar móveis altos ou grandes das janelas, portas e outras aberturas, de modo a evitar que bloqueiem a fonte de iluminação natural.

Uma maneira de aproveitar a luz do sol em ambientes que não recebem essa energia é usar um espelho. Basta direcionar a peça para alguma janela e ela passará a refletir parte da luminosidade para outros cômodos. Assim, você clareia mais áreas internas de seu imóvel e desfruta da sensação de atmosfera renovada.

3. Esquente a cama antes de dormir

Nada melhor que deitar em uma superfície quentinha para relaxar e garantir um sono de qualidade. O problema é que levam alguns minutos para você aquecer a cama apenas com o calor do próprio corpo, principalmente se for um dia de inverno.

Nesses casos, a dica é lançar mão de materiais, equipamentos e táticas que aumentem a temperatura do colchão e da roupa de cama rapidamente. A opção mais fácil é passar rapidamente o secador de cabelos debaixo das cobertas para que o ar quente fique preso no local.

Você também pode passar a fronha e o lençol a ferro alguns minutos antes de deitar. Assim, seja qual for o tipo de tecido que compõe essas peças (algodão, poliéster, malha etc.), manterá elas quentes e agradáveis ao toque.

4. Aceite a ajuda das cortinas e blackouts

Embora bloqueiem a entrada do sol no verão, essa peças devem ser aproveitadas de outra maneira no inverno. Quando baixar a temperatura, procure manter esses elementos recolhidos/presos ao longo do dia, a fim de garantir o fornecimento adequado de luz natural a partir das janelas.

Ao entardecer, o ideal é soltar as cortinas e persianas totalmente. Como o período noturno é o mais frio, essa tática ajudará a preencher os cômodos com tecidos que trazem percepção de calor. Peças com maior espessura, como os blackouts, também ajudam a conter o vento que entra pelas frestas.

Inclusive, as janelas voltadas para pontos que recebem muitas correntes de ar devem ficar cobertas por cortinas ou persianas em qualquer horário. Dessa forma, você evita a entrada daquela brisa que, embora pareça inofensiva, contribui para o resfriamento lento do lar.

5. Leve cobertores para o sofá

Os tecidos se tornam excelentes aliados quando o objetivo é descobrir como aquecer a casa. Afinal, estão presentes tanto nas nossas roupas quanto nas peças que compõem os ambientes da residência. Não é à toa que os preferidos no momento de reforçar a proteção contra o frio são os cobertores.

Quem nunca levou um edredom para o sofá ao perceber uma redução de temperatura que atire a primeira pedra! Se você gosta do conforto proporcionado por esse tipo de item, por que não incorporá-lo à decoração da sala de estar?

As mantas são perfeitas para isso porque se adaptam a diferentes superfícies. Você pode escolher modelos de plush, veludo ou outra fibra agradável, que combinem com as almofadas do sofá. E nada impede que também posicione as mantas sobre puffs, poltronas, bancos e até espreguiçadeiras.

6. Decore com tons escuros ou quentes

Ficou claro que as cores interferem na sensação que temos ao visualizar um ambiente. Sabendo disso, você pode adaptar a cartela a cada estação do ano, fazendo apenas algumas mudanças nas paredes, revestimentos ou artigos de decoração.

Um quarto ou sala pequena, por exemplo, precisa do efeito de amplitude. Nesses casos, o ideal é trabalhá-los com tons quentes e, ao mesmo tempo, suaves: amarelo-claro, areia, coral, salmão etc. São opções que geram percepção de calor sem reduzir visualmente os cômodos.

Locais amplos, por outro lado, podem receber elementos com cores mais sóbrias. Bons exemplos são o bordô, o chocolate, e por aí vai. Lembre-se de que o potencial de cada tonalidade fica mais evidente quando ela é aplicada em grandes superfícies.

Essas foram as principais sugestões para transformar a residência com a chegada dos meses mais frios. A partir de agora, você saberá como aquecer a casa de diversas formas e terá condições de combinar todas as dicas que forem viáveis para a sua família.

Se deseja receber mais conteúdos com ideias que facilitem o seu dia a dia, assine a nossa newsletter!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também