Alguns itens de decoração e móveis podem deixar seu ambiente mais funcional e descontraído, sabia? Entre eles estão os puffs, esse móvel é moderno e pode ser colocado em ambientes menores e maiores, sendo uma ótima opção para substituir poltronas, assim como o uso de caixotes de feira e pallets na decoração, por exemplo.
Quer aprender como fazer um puff e deixar seu cantinho ainda com mais estilo? Confira aqui as nossas dicas!
Como fazer um puff de pneu
A reutilização de materiais está ligada diretamente com a sustentabilidade e uso consciente dos recursos utilizados para fabricar novos produtos. Por isso, aprender a reutilizar esses materiais não é apenas questão de economia, mas também de conscientização ambiental.
Se você se empolgou com a ideia, confira como fazer um puff de pneu:
Você vai precisar:
- 2 tábuas redondas de MDF, devem ser cortadas no tamanho do pneu que será utilizado
- 30 metros de corda de barco
- Cola quente
- Furadeira
- Parafusos
- Pincel
- Pneu para carro, utilize um pneu velho
- Tesoura
- Verniz mate
Passo a passo:
- Limpe bem o pneu com água e sabão.
- Após o pneu limpo e seco, coloque uma tábua em cada lado do pneu, faça 5 furos com a furadeira, já colocando os parafusos nas laterais das tábuas de MDF. Para facilitar esse processo, com a cola quente, cole as tábuas no pneu, para depois fazer os furos.
- Agora, pegue a corda e a cola quente, colando a corda a partir do centro do MDF em espiral, você deve colocar e colar a corda instantaneamente. Faça esse processo até cobrir toda a área externa do pneu.
- Para deixar o puff mais bonito, protegido e fixado, passe o verniz por toda a corda colocada sobre o pneu.
- Pronto, agora já pode utilizar seu puff. Para deixar ainda mais estiloso, você pode cobrir o puff com uma almofada de sua preferência.
Como fazer um puff com caixotes/ prateleira
Aprenda como fazer puff utilizando caixotes de madeira. Você vai precisar de:
- 1 caixote de feira
- 2 placas de MDF do tamanho da lateral maior do caixote utilizado, uma será usada para a prateleira e a outra para o assento
- 4 toquinhos de madeira
- Enchimento de poliéster
- Furadeira-parafusadeira
- Grampeador para tecido
- Martelo
- Lixa para madeira P120
- Parafusos de 2 cm
- Tachas
- Retalho de tecido da sua preferência, em cada lado do tecido deve sobrar 10 cm a mais que a placa de MDF
- Spray colorido
Passo a passo:
- Lixe todo o caixote, inclusive as partes que serão cobertas pelo MDF. As placas de MDF não devem ser lixadas.
- Pinte todo o caixote com a tinta spray, espere secar e dê uma segunda demão. Faça o mesmo com as placas de MDF.
- Na placa de MDF que será usada como assento, aplique o enchimento, cubra com o tecido escolhido e fixe-o com o grampeador e faça o acabamento com a ajuda das tachinhas. Utilize o martelo para prender as tachinhas no assento.
- No lado interno do caixote, fixe o assento com a ajuda da furadeira e parafusos, apenas tendo cuidado para não atingir o enchimento.
- Finalize colando os 4 toquinhos na parte interna do caixote e conclua encaixando a prateleira sobre os toquinhos.
- Pronto! Agora você tem um puff e uma prateleira para organizar livros, sapatos, revistas.
Como fazer puff com garrafas PET
Aprenda como fazer puff utilizando garrafas PET. Você vai precisar:
- 32 garrafas pet de 2 litros, elas devem ser higienizadas e estarem secas para começar o processo
- Cola de contato
- Espuma com boa espessura
- Faca
- Fita adesiva grossa
- Tecido para encapar o puff
Passo a passo:
- Corte a parte superior de uma das garrafas, o corte deve ser feito na área que começa o rótulo.
- Coloque a parte superior que foi cortada dentro da parte maior da garrafa, com a boca virada para baixo, até relar no fundo da garrafa.
- Agora pegue uma garrafa inteira, sem ter cortado a parte do bico e a coloque, de cabeça para baixo, dentro da garrafa partida, encaixando uma dentro da outra. Após isso, passe a fita envolta delas para que fiquem bem unidas pelo meio.
- Repita esse processo até acabar as garrafas PET e agrupe todas até formar um quadrado.
- Passe a fita adesiva grossa em toda a área das garrafas unidas, deixando-as firmes e estáveis.
- Para finalizar, cubra o quadrado de garrafas PET com a espuma e tecido escolhido e já pode começar a usar o seu puff.
Ideias para utilizar puffs na decoração da sua casa
Agora que você já sabe como fazer um puff, aproveitando materiais fáceis de ser encontrados, confira como utilizar na decoração da sua casa:
Utilize puffs para ter mais funcionalidade
Se você mora em um imóvel pequeno, por exemplo, os puffs são ideais, pois é um móvel ótimo para ser usado na decoração e também, ser utilizado como assento para você e suas visitas.
Além disso, os puffs podem virar mesinha de centro ou de canto, é só encapá-lo com um tecido de sua preferência e que combine com o cômodo em que ficará. Os modelos quadrados são os mais recomendados para isso, já que são maiores.
Use como mesa de cabeceira
Se você comprou um imóvel novo, fez uma mudança recente e não quer gastar muito com pequenos móveis, como mesinhas de cabeceiras, por exemplo, uma dica é utilizar um puff.
Para dar um toque mais estiloso, escolha tecidos com textura e estampas apropriadas para deixar o ambiente mais moderno ou com seu gosto próprio na decoração do seu quarto.
Ao utilizar o puff como mesa de cabeceira, além de ganhar praticidade, você consegue economizar nessa parte da decoração, já que costumam ter o preço bem mais em conta do que outros móveis.
Se a ideia é utilizar no quarto infantil, a opção é comprar capas ou utilizar tecidos com os personagens e desenhos que mais agradam a criança. Algumas opções podem ser lavadas, facilitando na hora de higienizar o puff.
Guarde brinquedos
Os puffs são ótimos para serem utilizados no quarto infantil, os modelos tipo baú e, com prateleira, além da função de mesa de cabeceira, também são ótimos para guardar os brinquedos de criança.
Como resultado, é possível ganhar mais espaço no quarto ou área que a criança brinca, ficando muito mais fácil manter a organização dos brinquedos e pertences dos pequenos.
Divida ambientes
Assim como as paredes, alguns móveis também podem ser utilizados para dividir alguns ambientes. Utilize os puffs para fazer uma divisão sutil e funcional nos espaços da sua casa.
Uma dica é utilizá-los para dividir espaços como a sala de jantar e a de estar. No entanto, lembre-se de não colocar o puff em áreas que podem dificultar a circulação de pessoas.
Os materiais mais indicados de puffs para dividir ambientes são vime e madeira, pois passam um ar mais sofisticado e elegante, compondo bem ambientes com vasos e plantas, por exemplo.
Gostou de saber como fazer puff para utilizar na decoração? Então, se quiser ficar por dentro das novidades e conteúdos relacionados, acompanhe sempre o blog da Vitta Residencial.