O calorão tá demais? Saiba como deixar a casa mais fresca

Seja no verão ou naqueles dias de inverno quentes que surpreendem você, é difícil suportar um calor extremo dentro do seu cantinho. O motivo disso é que, além da própria temperatura, há várias outr...

Seja no verão ou naqueles dias de inverno quentes que surpreendem você, é difícil suportar um calor extremo dentro do seu cantinho. O motivo disso é que, além da própria temperatura, há várias outras coisas que influenciam no aumento dos termômetros. Por isso, você deve saber como deixar a casa mais fresca para garantir o seu bem-estar diário.

Mais do que embelezar e dar funcionalidade para apartamentos e casas, as decorações, móveis e outros objetos têm também a função de entregar aconchego. Porém, esse conforto pode, ao mesmo tempo, aumentar a temperatura nos cômodos.

Como tudo tem uma solução econômica, esse calorão pelos ambientes não fica de fora. Você aprenderá neste post como deixar a casa mais fresca, com dicas fáceis e possíveis de resolver em minutos, sem precisar chamar o síndico!

Tire as mantas do sofá e cama para deixar a casa mais fresca

Quando o frio dá “tchau” e o verão fala “cheguei”, é hora de tirar as cobertas de tudo o que é canto. Ou seja, dobrar e guardar todas as mantas que estão em seu sofá, poltrona, cadeira, pufe e outros móveis. Ainda, muitas mantas em cima de estofados e camas retêm ainda mais calor e, principalmente, poeira, o que gera aquele trabalho dobrado no dia de fazer a limpeza.

Mesmo que você seja uma pessoa que sinta frio à noite, pode compensar isso colocando um pijama de malha mais grossa ou utilizando um lençol mais fino para se cobrir.

Troque as lâmpadas

Quando o assunto é trocar as lâmpadas, tanto o tipo de luz que a lâmpada emite como a tecnologia que ela utiliza influenciam no calor do ambiente. Sabe aquelas lâmpadas antigas de cor avermelhada, que parecem pegar fogo quando você liga? São exatamente elas que devem ser trocadas.

Ainda mais porque esse tipo de iluminação não ajuda em nada a sua visão. Ou seja, trocando as lâmpadas, você já resolve tanto a temperatura do ambiente quanto entrega mais saúde aos seus olhos.

Mantenha as cortinas fechadas para evitar a exposição direta ao sol

A luz solar que entra pelas janelas do seu ambiente ajuda a dar uma boa iluminação ao local e traz uma economia no apartamento. Contudo, o que os raios solares fazem ao mesmo tempo é esquentar para valer o seu espaço.

Principalmente se você mora em um apartamento, em um andar que é do meio do prédio para cima, a incidência dos raios é ainda maior. Portanto, deixe cortinas e persianas fechadas, para garantir que a luz até entre, mas seja amenizada.

Você pode investir em cortinas de cores claras para garantir mais luminosidade ao ambiente, sem aumentar o calor do espaço.

Dê preferência pelo uso de lâmpadas de LED

Ainda no quesito de troca de lâmpadas, no momento em que você for buscar por modelos baratos e eficientes, opte pelas lâmpadas de LED. Essa tecnologia veio para transformar de vez a vida de muita gente, além de amenizar o calor da casa.

Esse sistema emite uma luz branca que melhora a visibilidade de espaços sem interferir na temperatura. Ou seja, uma perfeita escolha para garantir seus estudos e leituras e ainda não passar mal de calor. Fora que o LED é muito econômico e traz uma redução interessante do valor da sua conta de luz.

Pesquisando pela web, você pode até encontrar pacotes com várias lâmpadas bastante potentes, por valores muito atrativos. Uma boa opção para trocar todas as lâmpadas e economizar no longo prazo.

Utilize flores e plantas para deixar o ar mais leve no ambiente interno

As plantas e flores são um charme para alegrar o ambiente, além disso, também podem ser suas aliadas na hora de reduzir a temperatura interna. Elas são seres incríveis, não?

Quando está muito calor, as folhagens e flores emitem sua umidade no ar, que é proveniente de águas de chuva e de regas. Com mais partículas de água espalhadas por dentro dos seus cômodos, menos o calor irá afetar a sua vida.

Claro que, para conseguir esse efeito, você terá de investir em uma quantia considerável de plantinhas. Elas devem ser espalhadas de maneira equilibrada pela casa, para que o efeito seja homogêneo e você sinta os benefícios. Ainda mais que essa é uma ótima decoração para deixar seu lar mais alegre.

Use ventiladores

O seu melhor amigo do verão — depois de uma taça de sorvete, é lógico — é um ventilador. Não há como negar que sentir um vento quando as temperaturas estão pegando fogo é tudo de bom.

Apesar de os ventiladores consumirem pouca energia, prefira modelos que seguem padrões de consumo econômicos, assim, você vai garantir uma conta de luz barata. Ventiladores de teto também se encaixam nessa dica, e ainda ocupam um espaço que não fará falta em seu ambiente.

Também, opte por um modelo coerente com o seu espaço e o seu uso. Ou seja, não compre um ventilador muito grande para o ambiente ou que faça aquele barulhão. Escolha modelos portáteis, que podem ser levados facilmente de um cômodo ao outro e, sempre que desligá-lo, tire-o da tomada.

Tire os tapetes                                              

Bem que aquele tapete que você gosta de usar em sua sala ou mesmo no quarto traz um conforto extra aos seus pés descalços, além de garantir um visual charmoso ou descontraído ao ambiente. Porém, para fazer as temperaturas abaixarem no seu apartamento ou casa, é preciso retirá-los.

Parece que não, mas os tapetes, assim como mantas e cobertas, fazem a temperatura ficar ainda maior. Fora o fato de que essas peças acumulam poeira e, em épocas de muito sol, com a umidade do ar menor, eles acabam por reter sujeira demais.

Seguir cada uma dessas dicas para deixar a casa mais fresca trará um alívio muito grande para você. Curtir o dia em seu cantinho ou mesmo fazer as suas tarefas de rotina dento de um ambiente mais fresquinho é tudo de bom.

Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude mais pessoas a se livrarem do calorão de maneira econômica!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também