Em tempos de crise, qualquer dinheiro economizado pode representar uma chance de fazer uma reserva para emergências ou alcançar uma conquista. No entanto, como juntar, quando se tem o dinheiro contado e nada sobrando? A resposta pode estar nas suas compras de mês.
Neste artigo, mostramos como economizar no supermercado com dicas simples, mas capazes de ajudá-lo a comprar apenas o necessário — sem supérfluos ou desculpas, e com a receita ideal para sobrar aquela grana de que você tanto está precisando.
Preparado para anotar nossas sugestões e fazer sua lista de compras? Então continue a leitura e comece a poupar já!
Planeje a compra do mês
Na hora de economizar, você deve trabalhar com duas ciências: matemática e psicologia. A primeira deve ser usada de forma simples para planejar seus objetivos: você tem uma quantidade de dinheiro e não deve gastar além disso — logo, esqueça as compras no cartão de crédito.
Já a psicologia vai ajudá-lo a entender por que você compra certas coisas. Por exemplo, você vai levar um docinho para ter uma sobremesa de vez em quando ou por que está frustrado com algo. Quando você racionaliza suas compras, você deixa de comprar coisas desnecessárias e passa a focar no seu grande objetivo, seja ele juntar uma grana para ter uma reserva ou comprar algo específico.
Com essas duas ciências em mente, você deve começar a fazer sua lista de compras se atendo ao que você realmente precisa para abastecer a geladeira e a despensa. Isso vai ajudá-lo a ser mais objetivo dentro do mercado: entrar, pegar, pagar e sair — sem perda de tempo ou risco para tentações de última hora.
Agora, com suas compras planejadas, vamos dar algumas dicas para você escapar de outras armadilhas e da tentação de gastar.
Saiba como economizar no supermercado
Com uma lista de compras do mês nas mãos e uma cifra do máximo que você pode gastar, sua primeira regra deve ser não desrespeitar esse valor. Se só puder gastar R$ 200, gaste apenas isso!
Para saber exatamente como fazer isso, confira as próximas dicas!
Faça uma pesquisa de preços na região
Pode parecer chato, mas pesquisa de preços pode render uma boa economia no final das compras. Por isso, analise os preços dos mercados da sua região, anote os valores dos itens que você precisa comprar e, se for possível, compre em vários mercados. Não compre tudo em um só lugar por comodidade e conveniência: em alguns casos, vale a pena adquirir em cada mercado apenas o que for mais barato.
Se quiser fazer todas as compras em um só lugar, vale a pena fazer uma pesquisa e perguntar ao estabelecimento se ele cobre o preço da concorrência. Não tenha medo ou vergonha de negociar! É o seu dinheiro que está em jogo!
Monte o cardápio da semana
Quanto mais fechada e restrita for a sua lista de compras, mais chances de ter sucesso na hora de economizar. Escrever que você precisa comprar “carnes”, “ovos” e “legumes”, por exemplo, é muito amplo.
No entanto, se você planejar o cardápio da semana da sua família e souber que precisa de frango e batata para um dia, carne e cenoura para outro — e assim por diante —, evita, por exemplo, de comprar legumes que não vai usar e que podem vir a estragar. Assim, além de economizar, você evita o desperdício.
Fuja de armadilhas na hora das compras
Além das dicas acima, veja algumas armadilhas que podem colocar seu planejamento em risco:
- não vá ao mercado com fome, pois isso pode levá-lo a comprar mais comida do que precisa;
- não leve crianças às compras: elas sempre vão pedir para comprar um doce, biscoito ou outra guloseima qualquer;
- evite compras muito grandes. Você corre o risco de ficar com o produto parado na despensa, deixar de guardar o dinheiro que gastou com ele e ainda perder uma oferta melhor do item em outro momento;
- se puder, compre no atacado para economizar, mas não para deixar o dinheiro parado. Considere se juntar com outras pessoas da sua família para comprar uma grande caixa de óleo e conseguir o item mais barato, por exemplo. Se fizer isso, dê preferência a produtos que não sejam perecíveis, como os de limpeza;
- olhe as prateleiras mais baixas do mercado! Elas costumam ter produtos mais baratos ou de marcas não tão conhecidas, mas com preços interessantes;
- evite as seções do mercado nas quais você não tem nada para comprar. Além de poupar tempo, evita tentações.
Entenda importância de aproveitar as promoções
Outra boa dica que pode dar uma ajuda no seu orçamento é ficar de olho nas promoções dos mercados, principalmente naquelas da semana.
Preste atenção aos itens que estão em oferta e por quanto eles estão sendo oferecidos no dia (ou semana), deixe para comprar carne no dia da oferta do açougue e assim por diante. Mais uma vez, planejamento e um pouquinho de dedicação vão fazer a diferença no final das contas.
Vale lembrar, nesse contexto, da importância de se prestar atenção à validade dos produtos. Mercados costumam baixar o preço de itens que estão para vencer. Se você puder consumi-los rapidamente, ótimo! Se jogue na oferta!
Contudo, se for comprar para guardar para usar quando precisar, pode ser que o prazo de validade passe e você perca o dinheiro e o produto.
Como vimos, saber como economizar no supermercado requer certo esforço, mas é possível e vale a pena. Basta que você tenha foco e organização para fazer uma lista enxuta de compras, não fugir do seu orçamento e ter um pouquinho de tempo para fazer pesquisas e correr atrás das ofertas.
Uma boa ideia de incentivo é anotar as diferenças de preços dos produtos e depois somar o quanto você economizou. Você vai se surpreender com os valores que pode juntar ao seguir essas dicas de economia. Agora é só colocar em prática e dar adeus ao desperdício!
Quer mais dicas para economizar e juntar dinheiro? Então conheça, a seguir, 7 dicas para iniciar um planejamento financeiro!