Estamos no final do ano e já podemos ver as cidades sendo invadidas pela decoração natalina. Nessa época, é impossível não nos contagiarmos com o clima de comemoração e confraternização que se espalha por todos os lugares.
E queremos levar um pouco dessa energia para dentro dos nossos lares, não é mesmo? Para ajudar você a deixar seu lar bem decorado para as festividades do fim de ano, elaboramos um passo a passo sobre como montar árvore de Natal.
Neste post, você entenderá qual é o seu significado, se há dia certo para montá-la e, ainda, descobrirá as melhores dicas para arrumar sua árvore de um jeito fácil, lindo e sem gastar muito. Acompanhe!
Qual é o simbolismo da árvore natalina?
Alguns símbolos são tradicionais em todas as partes do mundo, e a árvore de Natal é um dos principais. Ela garante um clima especial nessa época, simbolizando alegria, paz e esperança. Por isso, não podem faltar nos lares. Mas quando começou essa tradição? O primeiro registro da árvore de Natal como conhecemos hoje veio da Alemanha, em meados do século XVI.
Nessa época, Martinho Lutero andava pela floresta e ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e iluminados pelas estrelas no céu. Então, decidiu reproduzir essa cena em sua casa, para que sua família também contemplasse a beleza do que ele tinha visto. Assim, enfeitou uma árvore com luzes, estrelas, flocos de algodão e iluminou o local com velas para que todos pudessem ver.
Acredita-se que o pinheiro seja utilizado porque sua forma triangular faz alusão à Santíssima Trindade. Além disso, o pinheiro mantém seus ramos verdes mesmo em períodos com neve e, assim, representa a promessa da vida que se perpetua.
A tradição dura até os dias atuais: uma árvore frondosa que significa a vida, as bolas coloridas que se referem aos frutos da vida, as estrelas simbolizando a Estrela de Belém e as velas ou luzes fazendo referência à luz do Cristo.
Existe dia certo para enfeitar a árvore?
Cada país tem seus próprios costumes sobre quando montar a árvore de Natal. Os portugueses, por exemplo, geralmente a enfeitam no dia 08 de dezembro, no mesmo dia da Imaculada Conceição. Nos Estados Unidos, por sua vez, é montada no Dia de Ação de Graças, na 4ª quinta-feira de novembro.
Aqui no Brasil, conforme a tradição cristã, a árvore de Natal é enfeitada no primeiro domingo do Advento. De acordo com o calendário religioso, esse período abrange as quatro semanas que antecedem o Natal e se referem à preparação para o nascimento de Jesus Cristo.
Seguindo a mesma tradição, ela é desmontada no dia 06 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, no qual os três reis magos encontram o menino Jesus na manjedoura.
Como montar a árvore de Natal?
Agora que você já conhece o simbolismo que envolve a decoração e as datas natalinas, é hora de saber como montar a árvore de Natal. A seguir, confira o nosso guia!
Escolha o local
O primeiro passo é escolher onde ficará sua árvore de Natal. Leve em consideração o tamanho, para que não atrapalhe a circulação e o conforto da sua família. Os locais mais comuns são a sala estar ou de jantar.
Se o modelo da sua árvore for pequeno para o espaço escolhido, você pode deixá-la sobre uma base, que pode ser uma mesinha ou caixote de feira ou pallets, por exemplo. Nesse caso, uma ótima ideia é pintar o caixote com alguma cor que combine com a decoração da árvore ou cobri-lo com algum tecido que tenha uma estampa que remeta ao Natal.
Molde os galhos
É essencial ajeitar bem os galhos para que não haja buracos ou espaços muito grandes no pinheiro. Comece pelos galhos inferiores e vá subindo. Abra os galhos com cuidado e deixe espaços de acordo com os enfeites que pretende colocar.
Ao final, verifique se estão harmônicos e se a árvore está bem equilibrada. Se quiser, cubra os pés da árvore com uma saia específica para isso. Elas são facilmente encontradas em armarinhos e lojas de artigos para festas.
Defina um estilo
Assim como ocorre com a decoração do lar, a da árvore de Natal também precisa ser bem planejada. Não basta colocar bolas e enfeites de forma aleatória. Decida se ela será monocromática, temática ou tradicional. Em seguida, separe os enfeites por cores, tamanhos e categorias. Seja qual for o estilo escolhido, é fundamental combinar as cores.
Para não errar, aposte nas combinações tradicionais, como vermelho, verde e dourado; prateado e lilás; azul, branco e prateado.
Comece a decoração pelas luzes
Para colocar o pisca-pisca, comece pela parte inferior da árvore. Assim, o plug da tomada ficará na parte de baixo. Em seguida, suba com as luzinhas fazendo uma espécie de zigue-zague enrolando o fio nos ramos do pinheiro. Para que sua árvore fique bem iluminada, use mais de um pisca-pisca. Também prefira as lâmpadas de LED, que gastam menos energia e não esquentam.
Coloque os enfeites por ordem de tamanho
Após as luzes, é a hora de começar a colocar os enfeites. Comece com os que são maiores e têm mais destaque. Posicione os enfeites formando um triângulo, pois isso fará com que a distribuição dos elementos fique equilibrada.
Insira-os conforme a separação que você fez anteriormente e mantenha a sequência. Por exemplo, primeiro as bolas maiores; em seguida, os sinos dourados de tamanho médio; e assim sucessivamente até chegar aos itens menores.
Preencha os espaços vazios
Se mesmo após colocar todos os enfeites você achar que está faltando algo, preencha os espaços com outros elementos. Uma ótima solução é usar sua criatividade e você fazer alguns adereços, como laços de fitas largas com as cores escolhidas para a decoração, bolinhas cobertas com feltro, pequenas caixinhas embrulhadas como presentes, entre outros.
Também é possível usar festão aramado ou flores para deixar a árvore mais robusta. Outra dica excelente é separar alguns enfeites da árvore para enfeitar a mesa onde a ceia natalina será servida. Assim, a decoração ficará harmônica e muito mais requintada.
Viu como montar árvore de Natal não é uma tarefa difícil? Com as dicas deste post, certamente ficará ainda mais fácil decorar o seu lar para essa data tão especial. Depois que terminar a montagem, basta ligar o pisca-pisca, colocar os presentes de Natal embaixo do pinheiro e sentir o clima de alegria, confraternização e renovação das esperanças tão característico dessa época.
Gostou das dicas para montar sua árvore natalina? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas a enfeitarem o pinheiro de Natal sem erros!