Saber como combinar cores na decoração é fundamental não só para deixar seu apartamento lindo, mas também para promover o seu bem-estar. Isso porque os tons podem impactar diretamente nossas sensações e emoções. No entanto, quando falamos de combinação de cores, não estamos nos referindo apenas à escolha do tom das paredes e do teto.
É necessário harmonizar com todos os elementos decorativos. Então, se você está planejando a decoração ou pretende dar uma repaginada no seu lar, acompanhe este post até o final e anote nossas dicas para não errar na escolha das cores!
Qual a importância das cores no ambiente?
Uma combinação correta de cores na decoração deixa o cômodo mais bonito e agradável, de modo que a escolha errada produzirá o efeito contrário. Além disso, os tons influenciam também na percepção que temos do espaço. Cores claras, por exemplo, dão a impressão de que o lugar é mais amplo, enquanto as escuras causam a sensação de que é menor.
Da mesma forma, tons quentes como amarelo, vermelho e laranja trazem vida, alegria e ânimo. Mas por se tratarem de cores vibrantes, é preciso usá-las com moderação. Tons frios como azul, cinza e violeta geram sensações de tranquilidade e frescor. No entanto, também não devem ser utilizadas em excesso.
Por esse motivo, o ideal é equilibrar as tonalidades, mesclando o que chamamos de temperatura com as percepções que causam. Também devemos levar em consideração a luminosidade das cores, para não ficar muito escuro ou muito claro um ambiente e, assim, evitar o efeito de desconforto visual.
Por onde começar?
O primeiro passo para começar a decoração é escolher as cores das paredes, pois como ocupam a maior área de um ambiente, servirão como pano de fundo e influenciarão a decisão dos tons dos demais elementos. O mesmo vale para os pisos. Se o revestimento não é da cor que você gostaria e não há possibilidade de trocá-lo, aposte em tapetes que cubram a maior parte.
Uma das melhores dicas é a regra 60-30-10, que consiste em dividir os tons em porcentagens: 60% para a cor principal e mais neutra, 30% para uma cor secundária e 10% para um tom mais vibrante. A maior proporção deve estar nas paredes e revestimentos dos pisos, a seguinte para estofados, móveis e tapeçarias, enquanto a menor parte fica para os detalhes, como objetos decorativos.
Mas como combinar cores na decoração?
Para fazer uma decoração incrível com várias tonalidades é fundamental entender como fazer uma composição harmônica. A seguir, confira as dicas que separamos para você.
Escolha um estilo de decoração
O primeiro passo para decorar seu lar é eleger um estilo decorativo que reflita sua personalidade. Ele ajudará tanto na escolha de cores quanto nos demais elementos do ambiente. Há inúmeras propostas interessantes a conhecer: minimalismo, industrial, contemporâneo, clássico, romântico entre outros. Assim, será possível encontrar o que se encaixa perfeitamente em seu perfil.
Portanto, a dica é pesquisar sobre casa um desses estilos e ver qual é mais a sua cara.
Defina uma paleta de cores
Decidir um estilo é o pontapé inicial para trazer cores ao ambiente, pois cada conceito conta com uma paleta própria de tonalidades. No estilo clássico, por exemplo, predominam as cores neutras, como branco, marrom, off-white, cinza e preto. Então, após definir o estilo e, consequentemente, o esquema de cores, utilize a regra 60-30-10, que comentamos anteriormente.
Aposte no tom sobre tom
Usar o tom sobre tom é uma excelente solução a quem não deseja misturar cores em um mesmo ambiente. Essa técnica utiliza apenas uma cor, mas com diferentes intensidades, variando a saturação e a luminosidade. Ela é ideal para compor uma decoração sofisticada, principalmente quando há detalhes em branco ou preto para criar contraste.
Explore cores complementares
O círculo cromático é uma ferramenta excelente e muito utilizada pelos profissionais de decoração. É muito fácil de utilizá-lo: busque por imagens do círculo na internet. Em seguida, observe em que posição está cada cor.
O que chamamos de cores complementares são as que se encontram em lados opostos. Por exemplo, a cor complementar do laranja é o azul, do verde é o vermelho e assim por diante. Então, se uma das suas paredes é verde-claro, invista em tons de vermelho nos detalhes, como almofadas, objetos decorativos, luminárias, molduras de espelhos, entre outros.
Quais são as melhores tonalidades para apartamentos?
A decoração também segue tendências, que servem para nos inspirar e guiar na escolha das cores. Observe quais tons estarão em alta e inspire-se para incluí-las na composição do seu apartamento:
- verde: dá frescor ao ambiente. O tom mais visto será o verde frio e pálido, que pode ser usado em tom sobre tom ou combinando com suas cores complementares;
- azul: o azul-marinho traz uma forte referência à tecnologia. Então, é ideal para compor uma decoração moderna ou voltada ao futurismo. Por ser um tom escuro, é interessante acrescentar cores claras no ambiente;
- vermelho: as variações de vermelho intenso ao coral são grandes apostas para os próximos anos, principalmente em ambientes de recepção e convívio, como a sala de estar. Por ser uma cor forte, invista em detalhes nessas cores, que podem estar nas estampas de almofadas, cortinas e elementos decorativos;
- amarelo: esqueça a cor mostarda, tão presente na decoração dos últimos anos. A cor da vez é sua versão suave, que passa a sensação de conforto e iluminação;
- cinza: eleita a cor neutra para a decoração do próximo ano, o cinza é a escolha perfeita em propostas clássicas e minimalistas.
Agora você já sabe como combinar cores na decoração, então, ficará mais fácil deixar seu apartamento bonito, confortável e com a sua cara, não é mesmo? Afinal, não é difícil harmonizar os tons para deixar os ambientes bonitos e sofisticados. Basta ficar atento e seguir as dicas deste post para criar uma composição harmônica e que promova o seu bem-estar e aconchego em seu lar!
Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite a visita no blog e saiba como escolher as cores de tinta para parede interna do apartamento!