Na hora de construir, reformar ou decorar um imóvel diversos pontos são importantes, não é? E a escolha dos pisos e revestimentos é uma delas.
Os pisos, por exemplo, são indicados conforme a preferência, espaço e utilização do seu apartamento. Assim, se você quer saber qual piso é o ideal para o seu imóvel, alguns pontos devem ser observados. Confira algumas dicas.
Ambiente
O ambiente em que o piso será instalado é o primeiro ponto a ser considerado, pois muitos espaços possuem maior circulação de pessoas, de crianças e dos pets.
Ambientes, que são lavados com frequência, por exemplo, precisam de pisos que possuem um grau de aderência um pouco maior, para evitar acidentes.
Limpeza e manutenção
Os pisos devem ser um ponto de atenção na hora da limpeza, pois possuem cuidados diferentes para cada tipo. Um piso laminado por exemplo, precisa de uma limpeza à seco. Já o porcelanato, permite uma limpeza com água e sabão neutro.
Instalação
O ideal é sempre contar com a ajuda de um bom profissional para executar o serviço de instalação, pois o mesmo também indica os melhores materiais que devem ser utilizados para a execução do trabalho (ex: argamassas, colas e rejuntes). Portanto, não tente fazer a instalação sozinho, pois se der errado você terá que arcar com o dobro de custos.
Mas afinal qual são os tipos de pisos mais indicados para apartamento?
Cerâmico
Pisos cerâmicos são geralmente compostos por 70% de fragmentos de argilas e 30% de rochas, são pisos com características um pouco mais rústicas e porosas e possuem uma grande variedade de cores.
Existe uma tabela que especifica a resistência do material, chamada de PEI e numerada de 0 a 5. Quanto maior o número, mais fortes aquelas peças são. Para o uso em residências, recomendam-se as cerâmicas de PEI 3.
Prós
- Durável, pode resistir a 20 anos ou mais, dependendo da conservação e instalação do piso;
- Grande variedade;
- Preço acessível;
- Indicado para cidades quentes;
- Maior facilidade de instalação quando possuem dimensões menores (até 50×50).
Contras
- Maior porosidade o que implica em uma maior absorção de água e poeira, podendo ocasionar manchas;
- Necessita de uma maior junta de instalação (2cm) o que facilita o acúmulo de poeira e infiltrações caso o rejuntamento não seja bem executado.
Porcelanato
O porcelanato é uma boa opção para quem busca funcionalidade e conforto, também é um piso cerâmico, porém é composto por materiais mais nobres e seu processo de fabricação garante uma maior durabilidade e impermeabilidade. Possuem acabamentos polido e fosco.
Prós
- Dimensões maiores, que garantem uma maior amplitude do ambiente;
- Juntas de instalação menores (juntas secas), dificultando o acúmulo de poeira e infiltração de umidade;
- Menor quantidade de peças por metro quadrado;
- Facilidade na hora da limpeza (basta usar um pano macio embebido em água e detergente neutro).
Contras
- Dificuldade no processo de instalação devido as peças de grandes dimensões;
- Acabamento polido demanda um maior cuidado pois evidencia riscos e sujeiras;
- Maior valor por metro quadrado.
Laminado
O piso laminado é uma aquisição versátil, sustentável e cheia de personalidade. Ele substitui a madeira de forma mais natural, criando um efeito decorativo semelhante. Geralmente são fabricados com madeira de reflorestamento contribuindo assim com o meio ambiente.
Prós
- Bom custo-benefício;
- Fácil instalação;
- Fácil manutenção, pois sua limpeza pode ser feita apenas com uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó;
- Baixo custo com instalação;
- Isolante térmico e acústico.
Contras
- Não pode ser instalado em ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas;
- O excesso de sol pode causar deformações no piso laminado;
- Baixa resistência a umidade;
- Exige instalação por mão de obra especializada;
- A aplicação só pode ser feita em contrapiso nivelado, pois em caso de irregularidades no nivelamento pode ocorrer danificação.
Vinílico
O piso vinílico é também uma alternativa para quem gosta do visual da madeira, é fabricado de PVC (material sintético) e possui um melhor isolamento térmico e acústico.
Prós
- Fácil manutenção, pois pode ser limpo com um pano úmido e sabão neutro;
- Características termoacústicas;
- Ecologicamente correto, pois permite a reciclagem da maioria dos seus componentes;
- Resistente à riscos.
Contras
- Não pode ser instalado em ambientes externos;
- Não pode ser instalado em áreas com alta incidência de água;
- Desaconselhado para ambientes que possuem muito exposição solar, pois pode favorecer manchas e deformações no piso;
- A aplicação só pode ser feita em contrapiso nivelado, pois em caso de irregularidades no nivelamento pode ocorrer danificação.
Quer construir e decorar seu apartamento com tranquilidade? Conheça o Vitta Mais!
Quem já construiu ou reformou um imóvel, sabe que os gastos com o acabamento podem ser os maiores, afinal, são eles que embelezam e deixam os ambientes bonitos e bem decorados, de acordo com a sua preferência e estilo.
Deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou é possível, sabia? Imagina colocar aquele piso porcelanato com ótimo acabamento e qualidade, ou trocar o material da pia do banheiro e da cozinha por granito, deixar as paredes do banheiro mais sofisticadas, com a aplicação de azulejos arrojados e modernos ou até mesmo colocar gesso no teto, é um sonho, não é? Com o Vitta Mais, um projeto da Vitta Residencial, sua conquista do apartamento com um acabamento diferenciado fica muito mais fácil!
Com a individualização e personalização de unidades dos empreendimentos, o Vitta Mais permite que o proprietário deixe seu lar como sempre sonhou. O pagamento desses serviços é realizado de forma facilitada e em prestações que cabem no seu bolso. Conheça mais sobre o projeto Vitta Mais!
Gostou de conhecer mais sobre os tipos de pisos? Então, se quiser ficar por dentro das novidades e conteúdos relacionados, acompanhe sempre o blog da Vitta Residencial.